democracia

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Lá se foi o primeiro mês do ano… o novo presidente tomou posse e desde o primeiro turno das eleições para presidente que estão todos, e eu digo, todos mesmo. Muito preocupados com a Democracia. Quer dizer… mais especificamente com a perda da Democracia.

Houve um tremendo embate nas redes sociais, nas ruas, nas campanhas eleitorais… no embate entre extremos, entre a esquerda e a direita. E houve muito medo espalhado nesses mesmos lugares. Galera que é de direita estava morrendo de medo do país se tornar uma Ditadura Comunista como é na Venezuela e a galera de esquerda morrendo de medo do pessoa da direita ganhar e voltarmos ao comando dos militares e de uma Ditadura de extrema direita, medo de que o Brasil fosse virar Auschwitz.

Eu que não me identificava e não votei em nenhum dos lados, não acreditava numa coisa nem na outra. Eu sinceramente pensava. Não é possível que o PT vá transformar isto aqui numa Venezuela, eles estão no poder há tanto tempo, se fosse para virar Venezuela já tinha virado. Talvez virássemos uma Venezuela por reflexo da má administração deles… galera que eles “tiraram” da miséria ia voltar por conta da má administração da economia do país. E eu tinha muitos motivos morais e legais para não votar no PT. Os maiores deles foram os bilhões roubados da gente, os bilhões investidos lá fora… e a farra da corrupção que foi. Prometeram fazer tanta coisa, fizeram algumas mas… muito não foi feito e por que não fizeram? Estavam ocupados demais roubando a gente?

Bem como eu não me agradava a ideia de votar na Direita com seu discurso que colocava Deus na frente mas na verdade se apoiava em valores questionáveis. Como eu disse já várias vezes, a Direita do Bolsonaro só existe porque o PT os criou com sua incompetência e sua roubalheira. Fora isso Bolsonaro representa o liberalismo (diz ele… vamos ver se representa mesmo) e eu até acho o liberalismo uma ideia interessante, mas eu não sei se o país está preparado para uma economia mais liberal. Tirando isso temos o fato de que o PSL e seus representantes eleitos se pintam como o novo mas estão aí no poder há muito tempo também… se eles queriam mudar alguma coisa por que não mudaram até agora? O herói nacional que se criou com as eleições me parece um ídolo de barro bem frágil. Mas enfim, eu quero que o governo que levou dê certo e que o país vá para frente, apesar de eu ter minhas dúvidas.

Mas nem era disso que eu queria falar, eu queria falar de democracia e de como ela nunca é plena. Como ela nunca foi plena nem mesmo na Grécia antiga onde diz a história ser o seu berço. Na Grécia apenas quem era cidadão podia falar, podia desfrutar da Democracia… mulheres, crianças, e escravos não faziam parte dessa galera. E nós brasileiros demos de cara com essa não existência de uma democracia plena durante essas eleições, nas redes sociais mesmo…

No Brasil vc é livre para dizer o que vc quiser, desde que isso não ofenda a outra pessoa. Caso ofenda, a pessoa tem o direito de cobrar judicialmente de vc uma desculpa ou então uma reparação financeira. Teve muito disso nas redes sociais com candidatos, políticos e seus apoiadores também. Gente falando uma coisa, pessoas se sentindo ofendidas e dá-lhe processo para lá e para cá. Nos Estados Unidos a coisa é um pouquinho diferente. Lá vc tem realmente o direito de dizer o que pensa sem ser processado… quando as leis de lá dizem que vc tem ‘liberdade de expressar o seu pensamento’ ela quer dizer liberdade total… mesmo que isso signifique vc gritar no meio da rua que vc odeia esta ou aquela etnia, esta ou aquela orientação sexual, esta ou aquela nacionalidade e por aí vai…

Mas, uma coisa que não se fala muito, ninguém se preocupa muito é com o fato que no Brasil, existe além da lei a patrulha da opinião alheia… e ela está em todos os cantos e ela apóia todos os lados. E essa galera chata para caramba invade as redes sociais das outras pessoas só para discutir. Vc vai lá, na sua rede social, posta a sua opinião particular sobre determinado fato e se a pessoa não concorda com ela… ela vai lá e comenta, de forma bem agressiva, com a finalidade de arrumar uma briga online com vc.

Eu vejo essas pessoas e eu penso. Mano, essa galera não consegue, manter por cinco minutos uma conversa civilizada. Essa galera não respeita a opinião dos outros, quer dizer, até respeita, desde que é claro a opinião dessa pessoa seja igual à dela. Se for diferente aí é ofensas, xingamentos e por fim bloqueio. Esse pessoal desconhece por completo o significado da palavra democracia. Numa democracia opiniões divergentes devem coexistir. Vc não precisa concordar, vc tem apenas que respeitar o direito da pessoa acreditar naquilo que ela acredita mesmo que isso vá de encontro a tudo que vc acredita.

Numa Democracia de verdade as pessoas tem o direito de acreditar no que quiserem e dizerem isso… na nossa Democracia brasileira (que não é plena) vc tem o direito de acreditar no que vc bem entender (nos ramos da política, da religião, da filosofia, etc…) e vc pode falar o que vc bem entender desde que dentro do respeito e dentro das leis, casso contrário vc vai responder pelos seus atos. Então toda essa galera do mal que está achando que porque o Bolsonaro ganhou as eleições vai poder sair ofendendo gays, negros, nordestinos, feministas… entre outras pessoas, impunemente… não vai ser bem assim não. As leis continuam valendo e o presidente eleito jurou em sua posse defender essas leis. Caso ele não cumpra o que prometeu, cabe a todos os brasileiros, os que votaram nele e os que não votaram nele, fiscalizarem e cobrarem. 

Vou terminando este post por aqui… Torcendo para que as coisas sejam melhores nesse governo. Torcendo para que o novo presidente faça cumprir as leis existentes, começando por essa galera intolerante que estão se sentindo livre para ofender e até mesmo ferir fisicamente outras pessoas.

See you guys around the corner
Shao