diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Hoje é dia de falarmos de diabetes novamente, mas não apenas de diabetes, vamos falar também de tecnologia. Como vcs sabem aqui em São Paulo, a Prefeitura do João Dória trocou… o ano passado se eu não me engano,  os glicosímetros dos diabéticos insulinodependentes, bem como a maior parte dos insumos, das seringas.

E eles  trocaram por um glicosímetro e por insumos de qualidade bem duvidosa. Os glicosímetros da Iquego nem tem a marca do Inmetro pra vcs terem uma ideia. E claro… se as medidas apresentadas pelo glicosímetro não são confiáveis. Vc pode aplicar insulina demais ou de menos e passar muito mal. Coisa que já aconteceu comigo. E o que a gente faz então? Primeiro a gente reclama pra caramba nos canais oficiais como a ouvidoria da prefeitura e do SUS e enche o saco dessa galera até eles trocarem os glicosímetros. E eu tenho feito isso… Mas, demora pra caramba até isto ter um efeito.

contourplus1

Enquanto isso, outra coisa que eu tenho feito é testar a minha glicemia com outros aparelhos que eu tenho aqui em casa que são muito mais confiáveis que este que a Prefeitura fornece no momento. Eu tenho vários aparelhos de várias marcas aqui em casa… tenho cinco atualmente. Dois da Accu-chek o Performa e o Active, tenho o da Iquego que é o que eu recebi da Prefeitura, tenho o Freestyle Libre que é um aparelho multi tarefa, ele mede a glicose intersticial pelo sensor que fica no braço e ele mete cetona no sangue também e é o aparelho mais completo que eu tenho e agora eu comprei o Contour Plus da Bayer. E é desse glicosímetro que eu vou falar hoje.

Eu estou usando este glicosímetro tem umas duas semanas e ele faz algumas promessas na sua propaganda. Acho que nessas duas semanas já deu pra avaliar se ele cumpre de verdade essas promessas. Vamos por partes então. Vamos falar do que ele promete nas suas propagandas. Ele promete primeiramente uma precisão maior da análise do sangue colocado nas tiras reagentes. Eles chamam isso de tecnologia multipulse que analisa sete vezes a mesma gota de sangue e que por isso a leitura é mais precisa. Outra promessa é que as lancetas dele causam menos desconforto e perfurações menores porque elas são revestidas de silicone. E as tiras precisam de menos sangue para efetuar a leitura. Ele também promete que quando vc não inseriu sangue suficiente na tira vc tem trinta segundos para completar, colocando uma segunda gota de sangue na lanceta e evitando assim desperdiçar uma tira reagente.

contourplus

Fora isso ele oferece o que a maioria dos outros oferece, uma memória para armazenar até 480 medidas (o que dá mais ou menos 160 dias para mim que tenho que medir três vezes por dia), ele dá uma média de 7,14 e 30 dias. Ele também oferece um alarme para te lembrar de fazer a medição da glicemia até duas horas depois da refeição, caso vc precise corrigir a glicemia com insulina. E ele oferece também a opção de vc marcar no glicosímetro se aquela medição foi antes ou depois de uma refeição ou se foi uma medição comum durante o dia. E vc também pode definir a sua meta de glicose.

São funções bem bacanas, mas o que me chamou a atenção mesmo e o que me fez querer comprá-lo foi a promessa dele ser mais preciso, e da questão da economia de tiras, de se vc não colocar sangue suficiente vc tem uma segunda chance. Então eu fiquei nas ultimas semanas testando o aparelhinho e aqui vai para vcs o que eu achei do Contour Plus. Então essas últimas duas semanas eu utilizei três às vezes quatro aparelhos para medir as minhas glicemias… sempre um deles de confiança e o do governo também e o que eu estou testando a minhas opiniões foram as seguintes.

shaolinda_43913988_1988553427850691_7201964400855140058_n

Primeiro o aparelhinho é bem pequeno, bem compacto e bonitinho eu gostei do design dele… ele não é um trambolhão grandão e desajeitado. Logo de cara entretanto eu notei que ele usa duas baterias em vez de uma. O que não é legal, mas eu acredito que isso seja por conta dele ter tantas funções e de ele precisar ler 7 vezes a gota de sangue, então talvez ele precise de mais pilhas que os outros para funcionar. Já do lancetador que vem com ele eu não gostei do design… ele sim é grandão e desajeitado. As lancetas sendo ou não revestidas de silicone também não são as melhores que eu já usei, elas machucam, doem bastante, mas eu atribuo isso ao lancetador que tem uma regulagem bem retardada também. O melhor lancetador que eu já utilizei é o Multiclix da Accu-Chek, ele vem junto com o Accu-Chek performa e é o que tem a lanceta mais fina e que fere menos e dói menos.

O preço dele é bem bacana… foram trinta reais… mas como sempre… o preço dos glicosímetros geralmente não é problema o preço das tiras e das lancetas é que geralmente são. Mas mesmo nesse quesito, as tiras estão abaixo do preço do Accu-chek Active, que são as tiras mais confiáveis e mais baratas do mercado. 50 tiras do Active estão entre 70 e 90 as tiras do Contour Plus estão por volta de 65 e 75. Então são bem baratas. Já as lancetas… felizmente, as lancetas do G-Tech, que eu pego no posto de saúde são compatíveis com o lancetador do Contour Plus, então nem há necessidade de comprar lancetas para o lancetador. O que sempre é bom se vc precisar comprar tiras reagentes vc poder comprar as mais baratas.

shaolinda_43111998_1910511752577847_5588769133402148708_n

Mas como eu já disse anteriormente, meu maior interesse era na precisão dele, eu queria um aparelho confiável já que esse do governo realmente é uma bosta. E olha… o danadinho é bem preciso mesmo. O aparelho do governo até que não está tão louco as medições de um e de outro estão bem próximas nos testes que eu fiz essas semanas. Os parâmetros de medidas dizem que até 20 mg/l está normal, dentro da margem de erro blábláblá… Então até mesmo o aparelho do governo aparentemente está fazendo o trabalho dele direito.

Entretanto eu não confio apenas nele, ainda mais quando eu preciso corrigir a glicemia e aplicar insulina. E eu não posso confiar porque outro dia, no trabalho, eu fui medir com ele e apliquei insulina crente que ele estava correto e ele deu uma medida bem mais alta do que realmente estava uns 80 mg/l de diferença e eu apliquei insulina demais e tive uma crise braba de hipoglicemia. Então sim… eu tenho que carregar comigo para o trabalho pelo menos dois glicosímetros para ter certeza que eu tô aplicando a quantidade certa de insulina. E era isso que eu queria ter que evitar, por isso eu comprei o Contour Plus.

E vcs podem ver nas imagens abaixo como ele fica bem próximo do Accu-Chek Active e do Freestyle Libre que são os glicosímetros que eu confio mais, mas que as tiras custam relativamente mais caro que as do Contour Plus. Então parece que eu encontrei um glicosímetro no qual eu posso confiar e que atende bem minhas necessidades. Então, apesar dele ter sim umas coisinhas que eu não curti, maior parte delas relacionadas ao lancetador… Eu recomendo este glicosímetro sim para quem estiver procurando um aparelho que tá num preço bacana e que tem leituras bem confiáveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu queria muito, muito mesmo que o novo prefeito que tomasse posse aqui em São Paulo, trocasse essas porcarias de glicosímetros da Iquego pelo Contour Plus, a Prefeitura faria uma economia porque tanto eles como os insumos são mais baratos que os anteriores da Accu-Chek, antes a gente usava o leitores Accu-Chek Active e os diabéticos teriam leitores de qualidade, com leituras confiáveis e por conseguinte melhor controle do diabetes e ainda economizaria uma graninha dos impostos dos contribuintes.

Então, em geral eu gostei bastante deste glicosímetro, só não curti o lancetador e as lancetas e achei que faltou nele uma função extra, que seria ter Bluetooth para mandar as medições para um app para o celular. Não curti também ele usar duas baterias, mas… entendo que para ter uma medição mais precisa talvez ele precise de mais potência… então vá lá. Agora, se o pessoal da Bayer colocasse bluettoth nele e melhorasse o lancetador e as lancetas acho que ele seria o glicosímetro perfeito para mim.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao