diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Deixa eu contar uma coisa para vcs… Vcs sabem que eu tenho diabetes desde 2008… são onze anos nesse último janeiro. E de uns tempos para cá… eu comecei a entender mais ou menos como funciona o diabetes, e estudar e aprender o que eu precisava fazer para cuidar melhor da minha saúde. A internet e a tecnologia ajudam pra caramba, são ferramentas fenomenais, desde que vc use com parcimônia e com sabedoria.

Porque tem muita porcaria e conselho errado pela internet. Tem gente que simplesmente não vai ao médico, não se trata, não toma remédio… nada, fica apenas em grupos de internet pedindo receitas de chás pra curar a diabetes. Eu estava num grupo de Diabéticos no Facebook e era cada absurdo que eu lia nesse grupo… que eu acabei saindo do grupo. Uma das coisas que eu ouvi que me chocaram. Eu vi uma pessoa contando que os dentes da pessoa estavam caindo, por conta de complicações com diabetes.

Explicando assim em termos bem gerais porque eu não sou especialista, sou apenas uma diabética curiosa que se esforça para saber o máximo possível sobre a minha condição para poder me cuidar melhor, o diabetes muda muita coisa no nosso organismo, questões hormonais e questões circulares. E por conta de todos os problemas de circulação podem aparecer problemas em todo os corpo e o diabetes pode sim trazer complicações para os dentes. Por quê? Primeiro porque a diabetes muda o PH da sua boca (isso quem me explicou foi minha dentista), sua saliva e o ambiente bucal ficam mais ácidos o que pode abrir as portas para o surgimento de algumas doenças da boca, da gengiva e dos dentes.

Tenho diabetes, o que eu faço para cuidar melhor dos dentes. Primeira coisa, e a mais importante é… vc tem que ir ao dentista mais vezes. Uma pessoa não diabética tem que ir ao dentista pelo menos uma vez por ano… o diabético tem que ir uma vez a cada seis meses. Caprichar na limpeza, na raspagem de tártaro, fazer aplicação de flúor. Tem que escovar os dentes mais vezes, tem que passar o fio dental com mais cuidado, procurar evitar machucar a gengiva, por conta dos problemas de cicatrização… Os problemas de gengiva, são os que podem causar maiores danos aos diabéticos e por conseguinte aos dentes.

E é um problema que é um círculo vicioso. Se vc tem diabetes, vc está mais predisposto a ter doenças na gengiva, e de vc tem problemas de doenças nas gengivas vc vai ter mais dificuldades em controlar a glicemia. Quando vc é diabético, o primeiro passo para evitar complicações, na boca ou em outros órgãos é controlar a glicemia… ponto! E isso se dá por quatro etapas, controle adequado com visitas regulares aos médicos e controle em casa também, medicação adequada, alimentação correta e exercícios diários. Outras coisas, como tecnologia, chás, meditação… são complementares. Mas o essencial e indispensável são essas quatro etapas.

Eu já descrevi aqui diversas vezes quais os médicos que eu tenho que me consultar a cada três meses… ou pelo menos uma vez por ano… e que tem me ajudado pra caramba no controle do diabetes. Mesmo assim, de vez em quando eu fico doente, minha resistência cai e eu pego uma grip, uma infecção qualquer e descontrola a glicemia. Mas eu vou repetir aqui pra vcs os profissionais que todo diabético tem que procurar para ter um tratamento adequado beleza?

Primeiro: Procure um endocrinologista. De preferência um especialista em diabetes. É ele quem vai definir a medicação mais adequada para vc. Se vc vai precisar ou não de insulina. As quantidades e horários que vc vai tomar os remédios. Demora um tempo até o organismo e a medicação se alinharem e vc alcançar um controle. Hoje em dia eu passo no endocrinologista uma vez a cada três meses para fazer o controle e os exames de sangue.

Segundo: Procure um Nutricionista ou um Nutrólogo. Medicação para controlar o diabetes é importante, mas mais importante que o remédio que vc toma é como vc come e o que vc come. O mais importante para o controle do diabetes é a alimentação correta. Então procure um profissional desses para fazer juntamente com vc uma dieta, que vc tem que seguir direitinho, tanto os horários, quanto as quantidades que vc tem que comer. No começo do tratamento eu ia todos os meses ao nutricionista… agora eu vou a cada três meses também.

Terceiro: Procure um profissional de Educação Física. Vá numa academia, converse com um professor de educação física, que vá fazer com vc um plano de exercícios para te ajudar no controle da glicose, controle de peso. Sem exagerar pra vc não acabar passando mal na academia. Pra vc saber quando vc pode, quando vc não pode praticar exercícios. Se a sua glicose está muito alta por exemplo, vc não pode ir para academia e colocar o seu corpo sobre ainda mais estresse…

Quarto: Procure um Dentista a cada seis meses para fazer um check-up nos seus dentes e na sua gengiva. E procure tomar bastante cuidado com a higienização da boca e dos dentes.

Se vc estiver tendo dificuldades de lidar mentalmente com os problemas do diabetes. Isso acontece… já foi cientificamente comprovado que pessoas com diabetes tem tendência a sofrer de problemas de depressão. Procure um Psicólogo, pode ser que vc precise também de um acompanhamento com um Psiquiatra. Não fique envergonhado, não se sinta fraco, peça ajuda para saber lidar com os altos e baixos que essa doença traz para a nossa vida. Vc merece essa ajuda!

E pelo menos uma vez por ano, procure um Clínico Geral para fazer um check-up, ele vai pedir uma série de exames para ver como estão as coisas no seu organismo. Procure um Oftalmologista também para checar seus olhos. Procure um Ginecologista se vc for mulher e um Urologista se vc for homem para checar doenças relacionadas ao diabetes. Nossa Shao, mas é médico para caramba… eu vou ficar o ano todo indo ao médico desse jeito… Hahahahaha sim, é mais ou menos assim que eu me sinto também… Mas é necessário galera é sério. 

Com relação aos dentes… que é o tema principal deste texto, vc mantendo a glicemia estável, fazendo uma higiene bucal cuidadosa e caprichada vc vai ter menos riscos de aumento de problemas na gengiva e de aumento de cáries e por conseguinte redução das chances de aparecer algum outro problema com seus dentes. Vc tomando esses cuidados, de manter a glicemia baixinha e manter os dentes limpinhos, vc vai… a cada seis meses no dentista. Fazer uma limpeza mais caprichada e uma aplicação de flúor. Se vc seguir essas dicas… não tem porque vc ter problemas e começar a perder os dentes todos da boca.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao