aconbdenação

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Segundo filme do dia, é um filme antigo… mas é um puta filmão é um daqueles filmes que eu digo para vcs que vcs tem que assistir… ainda mais de vc curte drama e curte filmes policiais e da área do Direito.

Então, o filme que vamos falar hoje se chama “A Condenação”. É um filme de 2010… logo não é um filme tão recente, mas também não é um filme recente. E está disponível na Netflix caso vcs queiram assistir. A história do filme se passa nos anos 80, mais precisamente em 1983 quando ainda não era padrão investigação de DNA nos casos de assassinato. Uma das coisas mais legais desse filme é que ele foi baseado em um caso real.

E a história é mais ou menos assim: Em 1983 Kenny Waters (interpretado pelo ator Sam Rockwell, que este ano foi o ganhador do Oscar de melhor ator pelo filme “Três Anúncios de Um Crime” sobre o qual já falamos aqui neste blogue) é acusado e posteriormente condenado à prisão perpétua pela autoria de assassinato sanguinário de uma mulher com quem diziam que ele tinha um caso. Na época, outras amantes de Waters declararam que ele tinha um caso com a mulher morta e que ele se gabava de ter cometido o crime, bem como de ser um cara violento que sempre espancava as mulheres com quem se envolvia.

Kenny e a irmã Betty Anne (interpretada pela atriz Hilary Swank, vencedora de dois prêmios Oscar de melhor atriz se eu não me engano pelos filmes “Meninos não choram” e “Menina de ouro”) são muito unidos. Filhos de um lar conturbado  está convencida de que o irmão é inocente. Acontece que ela não tem grana para pagar um advogado, no começo do filme ela é uma dona de casa que fica tomando conta dos filhos, depois quando seu casamento acaba ela vira uma garçonete, ou seja, ela não tem como ajudar muito o irmão.

acondenação2

Entretanto como sempre Kenny e Betty só tem um ao outro… eles fazem um pacto. Ela jura que vai tirá-lo da cadeia, desde que ele se cuide lá dentro e não faça besteiras e acredite nela. Ele promete. Então ela volta para a escola, ela ingressa numa faculdade comunitária com uma bolsa de estudos para se formar em Direito porque ela mesma quer ser advogada e tirar o irmão da cadeia. Essa é a única chance da pequena família deles.

É uma história bacana e real de amor fraterno onde essa mulher luta anos da vida dela, que já é uma vida dura para fazer justiça e tirar o irmão da cadeia. O mais bacana é que é uma história real. Na vida real o caso se prolongou de 1983 até 2002. Claro… que como sempre ele conta apenas um lado da história e por conta disso o filme também teve seus problemas fora das telas. A roteirista trabalhou por oito anos neste roteiro, ela também tinha um orçamento extremamente baixo. Ela teve que usar muita lábia para convencer atores conhecidos e oscarizados para participarem do projeto por conta da falta de grana. 

A primeira atriz escolhida para fazer o papel de Betty era Naomi Watts, só depois veio a ser Hilary Swank, que depois de um tempo acreditou tanto que era uma história que valia a pena ser contada que se tornou produtora do projeto do filme. Isso acabou gerando para ela um problemão porque a família da vítima, que acreditava piamente na culpa de Kenny processou a atriz porque eles não foram consultados de nenhum modo em toda pré-produção. Um dos trunfos do filme é definitivamente o elenco… Hilary Swank, Sam Rockwell, Juliette Lewis e Minnie Driver… nomes de peso, mandam muito bem nos seus papéis. E assim galera, eu não vou falar mais nada do filme porque eu quero muito que vcs assistam. Fazia um tempinho que eu não assistia um filme tão bom com essa temática. Recomendo assim pra caramba!!!

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem… 

See you guys around the corner
Shao