nintendologo

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Primeiro post do ano! Como foi a festa de vcs? Divertida? Espero que sim… a minha foi calminha como sempre, mas eu nem tô reclamando.

Já era pra eu ter postado este texto faz tempo, mas cada hora surgia uma coisa e foi ficando pra depois, pra depois e enfim… Lá vamos. Ano passado, a Nintendo resolveu processar dois sites gigantes de emuladores por uma quantia absurda… dizendo que os ditos sites utilizaram o conteúdo intelectual deles pra ganhar dinheiro e blábláblá… Porque os sites tem em média 17 milhões de acessos por mês, e recebe doações ainda para manter o site no ar e a Nintendo se sentiu lesada.

Eu até entendo o ponto de vista da empresa, em ver seu conteúdo explorado e não ganhar nenhum centavo por isso, ainda mais quando ela investiu uma grana para desenvolver aquele game e tal. Mas vamos e convenhamos. Em primeiro lugar… toda a grana que ela investiu naquele game, se o game for um sucesso… que é o que geralmente acontece, o game não é lançado no mercado sem uma pesquisa do dito mercado e de uma massiva promoção da empresa (que também custa dinheiro eu sei) essa grana que foi gasta geralmente é recuperada pela empresa com as vendas da primeira semana do jogo. Depois… é só lucro, por anos e anos a fio.

Em segundo lugar em a Nintendo é uma das empresas mais possessivas e exclusivistas com seus títulos. Vc não vê jogos do Super Mario e de Pokemon por exemplo lançados pela Nintendo para outras plataformas. Se vc curte esses títulos, e muita gente curte pra caramba, vc tem que necessariamente comprar um console da Nintendo. E dependendo do jogo vc tem que ter um console específico. Porque a Nintendo tem atualmente três consoles nos quais ela tem focado seus lançamentos. O Switch, O New2DS e o New3DS.

Dependendo e ela lança jogos exclusivos para Switch por exemplo, que se vc quiser jogar vc necessariamente tem que comprar o Nintendo Switch, vc não pode acessar a plataforma online da Nintendo e comprar aquele jogo pro seu New3DS. Outra coisa que eles sempre prometem e fazem mal feito. Eles disseram que iam disponibilizar os jogos antigos, todos eles, para o Switch, até agora nada. Eles relançaram os clássicos para os portáteis 2DS e 3DS massss… se vc tem um 2D e um 3DS antigos (que é o meu caso) vc não consegue acessar porque os jogos só rodam no New2DS e no New3DS que são consoles praticamente idênticos aos anteriores… só que mais caros.

De novo, eu entendo todo esse fechamento da empresa, é uma empresa japonesa, é uma empresa tradicional que não quer abrir como as demais. Mas eu sempre achei essa política da empresa um tiro no pé. Imagina que maneiro seria vc poder jogar os jogos antigos da biblioteca da Nintendo no seu PS4 ou no seu XBOX? Mas nem sequer lançar esses títulos para outra plataformas em mídia física eles querem… quem dirá integrar a plataforma deles e abrir para usuários de outras marcas… E além de não abrir as plataformas e não disponibilizarem esses jogos eles vão lá e processam os sites de ROMS onde a galera só acessa porque não tem como comprar, ou alugar, ou baixar legalmente porque a Nintendo não faz um esforço par disponibilizar esse conteúdo.

Porque sejamos sinceros, não vai acabar com a pirataria porque tem gente que não  vai querer pagar. Ou não tem condições de pagar. Mas os gamers mesmo, os aficionados pelos games antigos, não se importariam de pagar, sei lá, dez dólares, trinta reais, por um jogo original numa plataforma online da própria Nintendo. Ou seja, até mesmo na forma que a empresa tem para combater a pirataria a Nintendo tá no século passado ainda.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao