bilheteuni
Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… vamos falar de utilidade pública hoje. Pelo menos para quem mora em São Paulo. Como vcs sabem eu tô sem carro ainda, mas apesar do transporte público não ser uma maravilha eu tô curtindo andar de ônibus, simplesmente porque eu detesto dirigir. Ainda mais no trânsito de Sampa, que é louco e vc tem que tomar muito cuidado para não causar e nem sofrer um acidente.

Então, como eu estou tendo que andar de busão (maiormente) para cima e para baixo… eu tenho que usar o Bilhete Único. É bem prático na verdade… eu sou da época que a gente tinha pegar filas para comprar passe de ônibus, ou passe magnético de metrô e depois tinha que carregar os passes de papel ou de cartolina para usar no transporte público. Eu perdi a conta das vezes que eu perdi meus passes, ou que o bilhete do metrô dobrou e eu perdi o danado porque danificou a fita magnética que tinha nele… Então é bacana vc carregar um cartão, que tem um chip onde vc carrega os valores e só precisa andar com ele… onde vc pode pegar até 4 conduções no período de 3 horas e pagar apenas uma passagem. Nem precisa mais carregar dinheiro se vc não quiser.

E sendo aquela pessoa nerd que eu sou… eu tive que investigar direitinho quais as formas mais tecnológicas existentes atualmente para colocar créditos no Bilhete Único. Eu me lembro que quando o BU surgiu, vc tinha que ir até um posto autorizado, comprar o cartão, depois nesse mesmo posto vc levava a grana e mandava carregar o valor que vc quisesse no BU. Com o passar do tempo padarias, estações do metrô, terminais de ônibus e bancas de jornal começaram a fazer recarga do BU.

Depois eles instalaram nas estações de metrô máquinas que vc podia comprar créditos e carregar o seu bilhete usando cartão de débito, o que já diminuiu pra caramba o tamanho da fila que a gente tinha que pegar, mas ainda tinha uma filazinha… e vamos e convenhamos, não é tão seguro porque pode ter um chupa-cabra nessas máquias e clorarem o seu cartão… porque ela fica lá, exposta, num lugar onde passam milhões de pessoas. E quando eu comprei um carro e parei de ser pedestre e de andar de condução, era mais ou menos assim que as coisas funcionavam.

Mas hoje em dia, cada hora que passa tem uma nova tecnologia surgindo. E hoje existem diversas formas de vc não só comprar créditos para colocar no seu BU como existem formas diferentes de vc colocar esses créditos no seu cartão. Sim, são coisas diferentes. Quando vc ia nos postos autorizados, vc dava a grana pra pessoa ela digitava o valor, colocava o seu cartão num aparelho que carregava os valores hoje… dependendo de qual forma vc usa, vc pode carregar os créditos no seu cartão usando o seu celular… mas eu vou chegar lá… calma aí…

No texto de hoje eu vou comentar com vcs as formas que eu testei okay? Mas tenham em mente que não são as únicas. Se vcs quiserem conhecer todas os métodos e tecnologias, cliquem aqui e acessem o site da SPTRANS lá tem a descrição de diversas formas e tecnologias. Vc pode escolher dentre estas todas aquela que mais se adeque ao seu modo de vida, ao seu estilo… Euzinha testei três! Vamos falar delas agora…

bb

A primeira forma que eu testei… até por ser cliente do Banco do Brasil… vc vai no caixa eletrônico do Banco do Brasil, ou a um caixa daqueles que atendem vários bancois com seu cartão, vc sendo correntista e vc compra o valor de créditos que vc quer comprar. Quando vc estiver comprando ele vai pedir para vc o número do seu cartão e o valor, então vc faz a compra normal… Ou então vc pode fazer isso pelo Internet Banking, ou pelo app do Banco do Brasil (tá na opção serviços… junto com os créditos para celular) como vc paga uma conta qualquer com a sua senha e tal vc tem que ir até um posto autorizado e colocar o seu cartão numa maquininha vermelha, e ele carrega os valores que vc comprou. Felizmente hoje em dia existem essas máquinas dentro da maioria dos ônibus e elas ficam antes da catraca. Então vc entra no ônibus, encosta seu cartão lá… carrega seus créditos e voilá vc já pode pagar sua passagem.

E como vcs podem ver na tabelinha acima, tem vários tipos de Recarga… eu uso o comum e o mensal… então para mim foi bem bacana e sinceramente este é o meu método preferido, caso vc vá fazer o mensal… vc carrega para o mês todo e não precisa se preocupar mais. Caso vc vá carregar o comum vc pode colocar o daquela semana é bem útil.  Infelizmente só funciona para quem é cliente do Banco do Brasil e é apenas débito ele não deixa vc fazer a opção Cartão de Crédito.E infelizmente outros bancos não tem esse convênio. Mas… para quem é correntista de outros bancos tem outra opções.

ponmtocerto

Segunda forma que eu testei foi o APP Ponto certo… de todos os apps, este é o que mais oferece formas de pagamento… vc pode usar cartão de débito, cartão de crédito, transferência bancária de dois bancos diferentes, Itaú e Bradesco, Boleto Bancário, DOC e TED… mas algumas opções vc tem que pagar uma taxa de conveniência. A maior utilidade desse app é que se o sistema NFC do seu celular for compatível vc pode usar o celular para consultar quantos créditos tem no seu celular e pode carregar também os créditos comprados ou créditos de Vale Transporte para o seu cartão sem precisar sair procurando uma catraca vermelha no busão ou um post autorizado.

Outra coisa bacana desse app é que vc pode usar cartão de débito de qualquer banco… então se vc não é correntista do BB pode ser que seja útil para vc. E mesmo que seu NFC não funcionar, vc pode carregar os créditos nos postos do busão ou nos postos autorizados. Então mesmo se vc for um turista aqui em SP eu recomendo esse app. Claro que vc tem que baixar ele, criar uma conta e cadastrar seu cartão de crédito ou de débito. Ele é um app um pouco mais pesado que o do BB mas como ele oferece tantas opções… não torna o app ruim só por ser um pouquinho mais pesado.

Na minha análise, este app é o mais completo, e eu adoraria usá-lo e eu até tenho um celular que tem NFC mas… apesar do meu celular estar listado como compatível na lista de celulares compatíveis com o APP ele simplesmente não lê e fica dando mensagem de NFC incompatível. Quem sabe mais adiante quando eu trocar de celular não é mesmo. Porque sério com meu celular anterior ele funcionava maravilhosamente e é pratico para caramba galera. E o que mais a gente quer na vida que não praticidade. Vc tá lá num domingão relaxando em casa, vc não quer sair de casa e procurar um lugar para comprar créditos e carregar seu cartão… se vc puder fazer isso tudo no seu celular no domingo à noite, olha que prático… de manhã cedinho vc pode pegar seu busão sossegada sem ter que pegar fila nem nada.

movitapp

Terceiro aplicativo que eu testei é o Moovit, um app que eu uso maiormente para ver e planejar meu caminho para o trabalho e para casa, eu já falei dele aqui no blogue. Ele aceita duas formas de pagamento, débito e crédito… no crédito vc tem que pagar taxa de conveniência. E vc tem que ir nos postos autorizados, ou no busão para carregar os créditos no cartão. Masssss… ele é um app pesado, de vez em quando dá uma travada… e ele faz a mesma coisa que o meu app do Banco do Brasil já faz… e não é mais eficiente que o app do BB então… mais do mesmo.

A única coisa à mais que ele faz é que ele te dá opção de utilizar cartão de crédito.  O que o app do BB não faz (ele só oferece a função débito). O que não deixa de ser útil pra aqueles dias que a gente tem que colocar crédito no BU e estamos sem grana, mas temos limite disponível no cartão. Eu nunca utilizei essa opção porque sempre que cai o meu pagamento eu já separo o dinheirinho da condução do mês… Mas, nunca se sabe não é mesmo??? Este app vc tem também que baixar e se cadastrar, criando uma conta e cadastrar seu cartão de crédito ou débito. E é bem fácil usar. Então é isso galera… espero que vcs tenham curtido este post, espero que seja útil para vcs. 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao