facebook-logo

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Não sei se vcs estão sabendo mas o WordPress, plataforma que eu uso para hospedar este pequeno blogue, mudou a maneira de compartilhar as postagens. Tem uma ferramenta aqui no WordPress que te permite, programar diversas redes sociais, e programar para compartilhar o link do seu texto nessas redes sociais para divulgar para sua rede de amigos (sim, tem isso caso vcs não saibam e é uma ferramente muito útil).

E uma dessas redes sociais é o Facebook. Acontece que tem um tempo eu recebi um e-mail do WordPress avisando que a forma de compartilhamento no Facebook tinha mudado. Eu não entendi bem o porquê dessa mudança, mas… acontece que desde primeiro de Agosto não dá mais para vc compartilhar automaticamente as suas postagens no seu Perfil particular do Facebook. A ferramenta de compartilhar automaticamente ainda existe mas… para vc poder utilizar essa ferramenta é necessário que vc tenha uma página no Facebook e não mais um perfil (se vc não sabe a diferença entra página e perfil no Facebook clique aqui que está bem explicadinho, hoje eu tô com preguiça de explicar isso).

Caso vc tenha uma página é só vc configurar os dados da página e pronto, não vai mudar muita coisa… a única coisa que muda é que em vez de aparecer a publicação nova na sua linha do tempo, vai aparecer na linha do tempo da sua página. Ahhh Shao e se eu não tiver uma página? Só vc criar uma… coisa mais fácil do mundo (que eu também tô com preguiça de explicar então vcs podem clicar aqui para saberem como faz e porque fazer). Como eu não tinha página… eu criei uma página especial para o blogue e ela se chama Diário de Bordo da Shao (clique no link para acessar e seguir) mesmo nome do blogue, não tem erro. Agora eu estou divulgando por essa página os posts diários do blogue. Continua o mesmo esquema automático de divulgação… assim que os posts são publicados o WordPress publica uma postagem na página do Facebook e de outras redes sociais e pronto! Tá divulgado seu texto.

Mas e se eu não quiser criar uma página e quiser continuar divulgando a minha página no meu perfil particular do Facebook tia Shao? Bom, aí vc vai ter mais um trabalhinho… todos os dias vc vai ter que abrir seu blogue, abrir o post daquele dia copiar o link e compartilhar na sua linha do tempo. Não vai ser mais uma publicação automática. Se um dia vc esquecer de fazer isso aquele post vai ficar sem a devida divulgação. Então… eu criei a página galera, se vcs estiverem no Facebook cliquem lá e sigam eu prometo não floodar a timeline de vcs.

Caso não tenha ficado bem claro para vcs o procedimento todo de criar a página e porque criar a página, deixem aí nos comentários que mais adiante eu faço um outro post, num dia que eu não estiver com tanta preguiça e eu explico bem passo a passo para vcs como é que faz a página, e porque fazer e tudo mais. Este post aqui de hoje é mais pra avisar, que agora o blogue tem uma página para chamar de sua no Facebook e se é uma rede social que vcs curtem vcs podem seguir a gente lá, podem ajudar a divulgar a página e o blogue também.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao