popeye

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Vcs estão preparados para mais uma sessão nostalgia aqui no site da tia Shao? Não? Então se preparem porque hoje vamos falara dele… o cara que me fez querer comer espinafre (e acho que a maioria da minha geração) o incomparável, o marinheiro mais querido dos desenhos animados de todos os tempos o Marinheiro Popeye.

Quem não se lembra da musiquinha do Popeye com o som de apito do cachimbo dele no final não é mesmo? Antes de enveredar pela alameda da velhice deixa eu cotar para vcs umas curiosidades sobre este personagem e sobre o desenho animado. O personagem Popeye é muito antigo… ele foi criado pelo cartunista Elzie Crisler Segar em 1929 para uma tirinha num jornal. Devido o grande sucesso das tirinhas a empresa Fleischer Studios adaptou as aventuras do personagem para desenho animado em 1933. Infelizmente em 1938, Segar o criador do personagem faleceu mas outros ilustradores, entre eles seu ex-assistente Bud Sagendorf deu continuidade ao trabalho dele.

A animação então foi comprada pelo Famous Studios e posteriormente pela Paramount Pictures. Então é bem comum vc ver várias versões, vários traços diferentes no Marinheiro e demais personagens. E a Paramount foi dona da animação até 1957 e hoje em dia os donos dos direitos sobre o personagem é a Warner Bros. Entertainment. Popeye é um dos desenhos mais famosos do mundo. Tanto que em 2002 numa votação da Revista TV Guide ele ficou em vigésimo lugar entre os 50 maiores desenhos animados de todos os tempos.

Minha versão favorita do marinheiro é essa acima, com ele de uniforme branco. E essa ‘versão’ do marinheiro se eu não me engano foi a que figurou entre os anos 40 e 50 e que foi televisionado pelo SBT se eu não me engano também aqui no Brasil nos anos 80 quando eu era criança. E como vcs sabem, eu sou fã da Hanna-Barbera e a Hanna-Barbera também produziu, entre os anos 70 e 83 duas séries para o Marinheiro Popeye. Eu cheguei a ver alguns episódios e achei bem bacana, mas… não teve (para mim pelo menos) o mesmo apelo que o meu Popeye favorito dos anos 40.

A premissa do desenho animado é bem simples na verdade, temos Popeye, um marinheiro e suas aventuras… ora narradas (porque em alguns episódios ele conta histórias que ele viveu ou imaginou), ora vividas. Onde ele sempre tem que salvar seu grande amor a Olívia Palito e/ou seus amigos de alguma confusão, que geralmente é causada por seu arqui inimigo Brutus. Olívia está sempre dividida entre Popeye e Brutus. Brutus está sempre tentando ferrar com a vida do Popeye e roubar a Olívia para ele… Então no meio da confusão toda, quando já não há mais esperança para o Marinheiro Popeye, ele saca sua lata de espinafre, come a plantinha verde, o que lhe dá super força e outros super poderes e ele sempre derrota o valentão Brutus, e salva o dia… no final de cada episódio ele sempre canta uma musiquinha com alguma lição de moral, ou uma piada que acaba com Marinheiro Popeye e o apito característico do cachimbo do Marinheiro.

Outros personagens bem bacanas do desenho que eu curtia muito eram A bruxa do mar… uma bruxa que estava sempre tentando aprontar para Popeye ou fazer alguma maldade para ficar rica. Tinha o Dudu, o amigo do Popeye que só queria saber de comer Hambúrguer, tinha Gugu o bebê que tinha alguma relação com Olívia e Popeye que nunca ficou muito clara para mim hahahahaha. Tinha o Eugênio o Jeep Mágico, que é uma criatura mágica da África que ajuda (mas também muitas vezes atrapalha) o Marinheiro e seus amigos. Entre outros… Existem vários episódios do Popeye disponíveis no YouTube, se depois de ler este post vc ficou como eu com vontade de rever alguns episódios vá lá e se divirta. 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao