frank

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Vamos falar de uma série que eu não sabia que existia e acabei de descobrir navegando pelas opções da Netflix? Sim! Então vamos falar das “Crônicas de Frankenstein”.

Essa série não é… como se possa imaginar, uma série sobre o romance de Mary Shelley… é inspirada no livro, mas também inspirada na vida da escritora e tenta (não sei dizer se de forma fiel ou não) retratar a sociedade da época de Mary Shelley. Nessa série, que se passa em 1827 na cidade de Londres, conta a história de um investigador chamado John Marlott (interpretado pelo ator Sean Bean – famoso por ter interpretado o papel de Ned Stark em “Game of Thrones”) que se depara e é obrigado a investigar uma série de crimes que parecem terem sido praticados por uma pessoa que está tentando aparentemente reanimar os mortos.

A própria Mary Shelley aparece na série como personagem e testemunha chave para que o policial possa desvendar essa série de assassinatos. Eu confesso para vcs que eu fui assistir a série achando que era uma narrativa da vida do Dr Frankenstein, o criador do monstro conhecido como Frankenstein… mas no final não era nada disso, entretanto, apesar de a série não ser o que eu pensava que fosse ela não é ruim, muito pelo contrário. Ela é muito boa, ela é tipo um CSI Medieval onde o coitado do policial, tenta… sem nenhum dos métodos científicos que temos hoje em dia desvendar essa série de mortes e desaparecimentos estranhos e descobrir quem é o assassino, ou são os assassinos responsáveis por essas mortes grotescas.

Outra coisa legal é que tem essa parte histórica, com várias personalidades famosas da época fazendo aparições na série como personagens como Mary Shelley, Charles Dickens e William Blake. Isso sem falar no clima londrino, nas roupas de época… A série foi produzida pelo canal A&E e foi gravana da Irlanda e a interpretação de Sean Bean como Morlott está uma maravilha, se vc conhece esse ator, já viu outros trabalhos dele sabe o talento que ele tem, e de todos os trabalhos dele que eu vi este realmente é bem singular. Porque ele consegue em cada trabalho que ele faz, trazer uma interpretação diferente a cada personagem… sem carregar cacoetes do personagem anterior. Outro ator que brilhava assim era o Alan Rickman.

Outro ponto extremamente interessante da série que eu acho válido ressaltar é toda a discussão da época sobre religião versus ciência. E isso amiguinhos acontece até nos dias de hoje. Cada vez que a ciência descobre ou testa um novo método de fazer as coisas levanta-se a questão religiosa da coisa. Hoje e manhã antes de eu ir para o trabalho eu estava assistindo ao jornal e a notícia comemorava não sei quantos anos do nascimento do primeiro bebê de proveta no mundo. E a repórter comentou que na época houve discussão sobre isso, se era ético, a questão religiosa… toda a vez que tem alguma evolução científica isso vem à tona. E na época em que se passa a série não poderia ser diferente.

Porque… pensem bem. Hoje em dia é comum ser feita uma autópsia numa pessoa que foi encontrada morta sem causa. Para se averiguar se foi uma morte natural, um acidente ou um assassinato. Mas antigamente, em séculos passados, o ato de autopsiar um falecido era considerado um pecado… era grotesco, era falta de respeito ao morto, por questões religiosas. As pessoas temiam que se mexessem no corpo a alma da pessoa iria ficar inquieta, poderia assombrar o perturbador e por aí vai… Então, se vcs quiserem ver esta série, ela tá disponível na Netflix, toda a primeira temporada… é uma série bem legal, bem dark.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao