diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… O post de hoje é curtinho… só para comentar uma coisa que aconteceu comigo esses dias e… como sempre vivendo e aprendendo e passando o conhecimento adiante. Esses dias um conhecido nosso ficou internado e precisou de sangue e eu não pude ajudar…

Eu não sabia mas diabéticos que são insulinodependentes (ou sejam, que precisam tomar insulina) não podem doar sangue. Quer dizer… mais ou menos… alguns diabéticos podem doar sangue, outros não… depende de uma série de fatores. Generalizando bastante funciona assim, se vc toma insulina vc não pode! Sendo mais específica vc pode sim, se estiver tudo bem e se vc atender uma série de requisitos. Por que Shao?

O sangue do diabético é contra-indicado ou alguma coisa do gênero? Na Verdade não… na verdade é mais para proteger o diabético. A Organização Mundial da Saúde recomenda que se vc é diabético e faz uso da insulina para controlar o seu diabetes vc não doe sangue. E porque a OMS recomenda isso? Porque quando qualquer pessoa doa sangue a tendência é de os níveis de açúcar no sangue caírem. Por isso que vc tem que se alimentar bem antes e depois de doar. Numa pessoa com diabetes que toma insulina essa queda pode ser bem mais drástica e pode causar uma hipoglicemia violenta… E uma hipoglicemia forte pode causar desmaios, convulsões, paradas cardio-respiratórias e até mesmo óbito.

Entretanto… em alguns países mesmo vc sendo diabético vc pode doar sangue, desde que a sua glicemia esteja super, hiper controlada. Porque o sangue da pessoa com diabetes não é contra-indicado para ninguém. Ai mais Shao o sangue do diabético tem muito açúcar a pessoa que vai receber vai ficar com excesso de açúcar no sangue e pode ‘pegar’ diabetes também. Não, diabetes felizmente não se ‘pega’ (nem assim, nem de forma nenhuma) diabetes é uma doença auto imune. E o aumento do acúmulo de glicose no sangue é apenas um sintoma. O diabetes ocorre quando o pâncreas da pessoa para de funcionar e ou produz muito pouca ou nenhuma insulina.

Então primeiramente, para o diabético poder doar sangue, esses níveis de glicose tem que estar controlados, ou seja, dentro dos parâmetros que são entre 70 e 100 mg/l. E mesmo que o nível de açúcar esteja um tantinho mais alto, a pessoa que irá receber esse sangue terá insulina suficiente no organismo para colocar o sangue de volta no lugar dele (entre 70 e 100). Para o diabético que não toma insulina, toma apenas medicação controlada e faz dietas a restrição é um pouco menor. Mas também é preciso um certo cuidado.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao