diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Vamos falar de diabetes novamente? Pois é… eu sei que tem gente que não cure e fica… Ai Shao que coisa chata, e se vc é uma dessas pessoas pode pular esse post. Aliás, deixa eu dizer uma coisa, felizmente para as nossas vidas, acessar e ler um blogue qualquer na internet é totalmente opcional. Se vc não curte os textos de um escritor basta não acessar a página e não ler.

Entretanto o diabetes é uma doença que eu tenho, e que ocupa muito tempo e espaço na minha vida, como a maioria das doenças auto imunes, eu consigo ter uma vida normal, na medida do possível. Ter diabetes não me impede de fazer nada, só que eu preciso de um planejamento muito maior do que uma pessoa não diabética por exemplo. 

Eu comentei com vcs aqui no blogue a questão dos problemas que estavam dando nos novos glicosímetros fornecidos pela Prefeitura de São Paulo aos diabéticos nas unidades básicas de saúde… Porque vários dele estavam com defeitos, as medições não eram acuradas o bastante, eu já falei sobre isto em vários posts. E eu tinha questionado num desses posts… Será que a Prefeitura vai trocar esses aparelhos? Eu sinceramente estava torcendo para que sim… existem diversos outros aparelhos no mercado que são infinitamente melhores, que são mais confiáveis, são de qualidade… poderia se abrir uma licitação para essas empresas e trocar essas tranqueiras que nem avaliação do INMETRO tem…

Mas, parece que não vai rolar essa troca. Pelo menos não nesse governo. Esse Governo do PSDB aliás… só faz porcaria… a desculpa deles é que não tem dinheiro pra nada. Que o PT deixou o rombo nos cofres públicos. Entretanto, cada ano que passa é batido o recorde de arrecadação e eu nunca, em 15 anos que eu trabalho na Prefeitura, vi tanto gasto com besteira, com aumento de salário de político e de alto escalão e de cúpula de funcionários que já ganhavam muito bem. É inacreditável!!!

Eu pensei seriamente em me associar a alguma associação de diabéticos, para ver se eles tinham ações que buscavam posicionamento dos governos e melhores condições para os diabéticos mas parece que as associações existentes não tem essa características. Eles se juntam, passam informações, tem desconto com algumas empresas e tal mas nenhuma tem um caráter assim de luta pelos direitos dos diabéticos. Deveria né? Mas… enfim… Enquanto isso a gente vai fazendo trabalho de formiguinha e vai tentando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos diabéticos pelos governos municipais, estaduais e federais.

Então é isso… parece que por hora, a solução encontrada pelos postos de saúde é recolher os aparelhos que deram defeito na leitura, e trocar esses aparelhos junto À empresa. Aparentemente parece que os novos aparelhos vieram acertadinhos, entretanto demora essa troca… e a unidade básica de saúde não tem aparelhos extras para emprestar para o diabético… então vc leva o seu aparelho para a UBS eles fazem o pedido de troca. Enviam o aparelho, que vai ser testado, se for confirmado o defeito eles enviam um aparelho novo e isso pode demorar até dois meses… vc imagina a pessoa diabética, dois meses sem fazer o controle… uma beleza né?

Mas é o que temos para hoje… é bom? Não! Não é sequer satisfatório. Mas antigamente era pior, qdo eu fiz minha inscrição para receber o KIT na UBS, eles te diziam assim: Se vc tiver condições de comprar o aparelho, demora menos pra vc começar a fazer o controle… E até onde eu sei, o aparelho que eles fornecessem se desse problema não era trocado, vc tinha que ir lá e comprar um novo. Eu vi vários casos de idosos que tiveram problemas com os aparelhos que receberam e os filhos que foram lá e compraram um aparelho novo, porque se o pai ou mãe fossem esperar a troca… não ia fazer controle nenhum.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao