SUS

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Hoje é segunda e hoje nesta segunda é dia de “estrearmos” no blogue uma sessão nova… e eu eu digo estreamos entre aspas porque de vez em quando eu já faço uns posts falando de Utilidade Pública, mas… eu resolvi falar mais sobre isso então… esse tema vai ganhar um dia fixo, e será nas segundas que é quando a gente geralmente fala do blogue, de contos e causos e vamos falar também de Utilidade Pública de vez em quando.

E o post de hoje é sobre o SUS!!! De novo Shao? Sim… de novo. E tem a ver com o que eu comentei nos últimos dois posts que eu falei do SUS. Porque a maioria das pessoas desconhece isso, mas… vcs sabiam que quando vc paga um plano de saúde particular, mas por qualquer motivo, uma emergência ou alguma outra coisa… vc precisa ser atendido pelo SUS (consultas, exames, whatever – clique aqui para saber mais) o SUS comunica o seu plano de saúde que ele te atendeu e pede ressarcimento daquele atendimento? Vcs sabiam? Pois se não sabiam fiquem sabendo…

Até uns anos atrás eu também não sabia disso… até que uma tarde eu estava navegando pelo site do meu plano de saúde, área do beneficiário, explorando quais os serviços disponíveis para mim e eu descobri cobranças das raras vezes que eu tinha me consultado pelo SUS. E então eu fui pesquisar e não é que o treco é legal? Na verdade a lei existe desde 1998 (com outras alterações e modificações em 2001 e em 2011). Infelizmente muita gente não sabe, porque não é algo muito divulgado na imprensa. Em todos estes anos (de 98 para cá) acho que eu ouvi isso ser mencionado brevemente na imprensa se muito umas duas vezes.

Então eu resolvi escrever um pouquinho sobre isso. Eu andei lendo umas coisas. Estudando umas coisas sobre isso… não muito a fundo porque realmente eu não tive tempo. Mas muita gente estava reclamando “Como assim ??? Eu pago Plano de Saúde e eu pago impostos, eu pago duas vezes essa tranqueira e eu não tenho direito de passar no SUS sem que meu plano de saúde tenha que ressarcir esta bagaça?” Exatamente isso crianças… Mas Shao, isso não seria ilegal? Porque a gente já paga e blábláblá… Bom, foi o que todo mundo reclamou, inclusive os planos de saúde que foram os ‘mais prejudicados’.

E nesses casos, de discussão de direito de leis e tal sempre temos duas linhas de pensamento…  Existem aqueles que acreditam que esta cobrança é ilegal, inconstitucional e tem que aqueles que acreditam que é legal, que é constitucional. Eu não estudei o caso a fundo, mas eu li dois textos na internet um defendendo o ponto de vista de que é ilegal (clique aqui para ler) e outro defendendo que é legal, que é constitucional (clique aqui para ler). Por conta de todo esse disse que disse o STF decidiu através de um Recurso Extraordinário nº 597064 que os SUS pode sim cobrar esse ressarcimento, das operadoras de saúde, para pacificar de uma vez por todas esse blábláblá…

De acordo com a ANS a essa grana toda (e olha que não é pouco, clique aqui para ler a reportagem) deve ser recolhida para o Fundo Nacional e Saúde. O que em tese seria bom né? Se fosse revertido para equipar melhor as unidades de saúde e hospitais e contratar mais profissionais da saúde… Mas a gente sabe que não é bem assim né? O que eu vou falar agora pode parecer bem lugar comum… mas o que irrita mesmo nessa situação é que se o SUS desse conta do recado, ninguém precisaria pagar um plano de saúde particular. A ANS nessa reportagem também diz que essas cobranças não vão onerar os planos e que não há razão para aumentar os preços das mensalidades… e nós sabemos que não é bem assim também né amiguinhos? Bom… era só isso que eu queria falar hoje… caso vcs não soubessem dessas coisa vcs agora já sabem.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao