panteranegra

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Preparados para mais um final de semana? Preparados para mais três indicações de filme da ria Shao? Espero que sim… Eu fiquei cinco dias sem escrever nada, tivemos feriado aqui em São Paulo e fora sair para dar uma longa caminhada no domingo eu não fiz nada… eu nem escrevi… eu tinha agendados cerca de 126 posts o número caiu para 116… tá beleza ainda, não tá desesperador.

Mas, tá abaixo do limite de 120 que eu gosto de ter de vantagem. E isso acontece, claro, porque às sextas agora estão sendo publicados três posts e por conseguinte eu ficando dias sem escrever acaba que diminui com mais rapidez o número de posts agendados… Mas, como sempre nem era disso que eu queria falar no texto de hoje. Hoje, como toda sexta, três filmes e os filmes de hoje estão bem variados temos aventura, temos policial e temos uma comédia. Mas vamos começar com a aventura. Porque eu tenho visto muito filmes de super herói ultimamente… Então, para começar vamos de “Pantera Negra”.

Este é um filme que eu gostaria de ter ido assistir no cinema, mas por falta de tempo entre outras coisas. Mas, assim que disponibilizaram ele eu quis ver. O filme causou furor nos cinemas por conta do fato de 99% dos atores do filme serem negros, o que vamos e convenhamos é algo bastante raro.  Foi divulgado em vários veículos da mídia que era o primeiro filme de herói onde o herói e grande parte do elenco era negro. 

blackpanter1

Com relação a ser o primeiro filme onde o herói é negro… não é bem assim e vc pode perguntar isso para qualquer cinéfilo bem informado… Eu mesma que não sou nem cinéfila, nem bem informada… me lembro de pelo menos dois heróis negros, o Blade do Wesley Snipes, e Hancok do Will Smith… Claro, que nenhum deles era da Marvel e nenhum desses dois filmes tinha o elenco formado em sua grande maioria por atores negros. Mas… o filme “Pantera Negra” não foi não o primeiro.  E eu tenho certeza que se a gente procurar direitinho, vamos encontrar filmes com elenco totalmente negro. Claro que nenhum deles com o sucesso e a divulgação que teve este filme em especial… então vamos e convenhamos que teve sim grande importância e grande valor neste sentido de representatividade.

Mas vamos falar da história do filme que isso, como sempre para mim, é o que mais importa… é o que há de mais legal. E a história do filme é mais ou menos assim: Num país africano fictício chamado Wakanda… cinco tribos guerreiam entre si pelo território. Então, cai na terra no território de Wakanda um meteorito de puro vibranium e cria, em torno do local da queda uma atmosfera completamente diferente. O meteorito de Vibranium infecta toda a terra, criando uma erva especial, chamada de “erva em forma de coração” que dá habilidades sobre humanas, tornando-se então o herói “Pantera Negra”. Liderados pelo Pantera Negra, quatro das cinco tribos se unem, para formar o Reino de Wakanda, os únicos a negarem a aliança e se manterem isolados são os Jabari, que observam tudo das montanhas e de vez em quando desafiam as outras tribos pela liderança de Wakanda.

Os wakandianos então, usam o vibranium para desenvolver uma tecnologia tão avançada que ninguém no mundo já alcançou. Mas em vez de espalhar seu conhecimento eles, com medo se isolam do resto do mundo, que acha que o país é uma nação subdesenvolvida do Terceiro Mundo (como o Brasil por exemplo). E esse é o background do nascimento do herói e de Wakanda sua terra natal. Toda a vez que um novo rei toma posse em Wakanda ele se torna o novo Pantera Negra. Então, em mais um flashback… o filme mostra a história do rei T’Chaka nos anos 90. T’Chaka mandou o irmão N’Jobu para a América do Norte para trabalhar como espião e informante de Wakanda, mas N’Jobu é contra o isolamento de Wakanda e ele começa a trabalhar contra o governo de T’Chaka, trabalhando no mercado negro com um bandido chamado Klaue para roubar Vibranium de Wakanda. A intenção de N’Jobu é dar o mesmo poder e tecnologia de Wakanda a todo homem negro ou descendente de negro, que foi levado como escravo da África. N’Jobu diz a T’Chaka que todos são irmãos. T’Chaka entretanto diz que eles não são nascidos em Wakanda, não são responsabilidade deles e mata o irmão por traição contra Wakanda.

Passam-se anos e T’Chaka morre, e então chega a hora de seu filho T’Challa retornar a Wakanda para assumir o trono e ser o novo Pantera Negra. Como é de costume os líderes das cinco tribos todos são convocados, eles podem validar a indicação do antigo rei, para que T’Challa seja o novo rei ou eles podem desafiá-lo numa luta até a derrota (ou até a morte) pelo direito de ser o novo rei, novo líder de Wakanda e novo Pantera Negra… todos as tribos aprovam T’Challa menos M’Baku, o líder da tribo Jabari. T’Challa derrota M’Baku e se torna o rei de Wakanda.

Enquanto isso longe de Wakanda um grupo de ladrões roubam artefatos de Wakanda que estão em um museu. T’Challa e o amigo W’Kabi (que é líder de uma das tribos de Wakanda) ficam sabendo que Klaue está entre os ladrões e Okoye pede justiça em nome das pessoas de sua tribo que ele matou, ele pede a T’Challa que como Pantera Negra traga Klaue vivo ou morto para Wakanda para pagar pelos seus crimes. T’Challa concorda então ele, a sua amada Nakia e a chefe da guarda real Okoye vão para a Coréia do Sul caçar Klaue. Lá eles esbarram com um agente  Everett K. Ross da CIA que quer a mesma coisa que eles, mas que também está interessado em comprar de Klaue o artefato de vibranium. No meio da confusão o agente Ross é ferido ao proteger Nakia e fica entre a vida e a morte, então em vez de perseguir Klaue, o rei leva Ross para Wakanda para salvar sua vida.

Em casa T’Challa exige que Zuri, seu amigo e conselheiro real lhe conte a verdade sobre o tio N’Jobu e é quando ele descobre que o pai dele matou o tio. E ele conta também que depois de matar N’Jobu eles deixaram para trás o filho dele, que é agora um dos ladrões Erik, que teve que lutar muito para sobreviver sem o pai, se tornando um soldado das forças especiais americanas, aprendendo tudo o que podia em técnicas letais de combate para se vingar de Wakanda e de T’Chaka, adotando o codinome Killmonger. Killmonger chega em Wakanda carregando o corpo de Klaue e diz ter vingado Wakanda conseguindo o apoio de W’Kabi… quando ele finalmente é levado diante dos líderes de Wakanda ele revela sua identidade e desafia T’Challa pelo trono. Durante a luta ele espanca T’Challa, o joga de um penhasco e mata Zuri e se torna o rei de Wakanda e o Pantera Negra. Ele manda queimar todas as ervas coração para que ninguém mais tenha o poder do Pantera Negra além dele. Então ele prepara Wakanda para enviar armamento para todos os negros do mundo para que eles possam finalmente reinar sobre seus opressores e que Wakanda possa dominar o mundo com sua tecnologia baseada no vibranium.

Mas nem todo mundo abaixa a cabeça para o novo rei, a mãe e a irmã de T’Challa bem como Nakia e o agente Ross fogem e vão procurar o auxílio de M’Baku líder da tribo Jabari, acreditando que T’Challa está morto eles acreditam que apenas M’Baku pode desafiar Killmonger pelo trono. Entretanto chegando lá eles encontram T’Challa ainda vivo que foi encontrado e resgatado pelos Jabari. M’Baku diz que fez isso porque estava em dívida com T’Challa porque ele não o matou quando ele o desafiou pelo trono e que agora a sua dívida está paga, mas que os Jabari não vão se meter nos problemas de Wakanda com Killmonger e não vai ajudar T’Challa a recuperar o trono de Wakanda. T’Challa então é curado com a última erva coração e ele vai atrás de Killmonger para recuperar seu trono e impedir que Killmonger mande as armas Wakandianas para o mundo.

E eu não vou contar o que acontece no clímax do filme porque o filme é muito legal, tem vários efeitos especiais muito, mas muito bacanas. O lance da tecnologia avançada de Wakanda é muito legal. As cenas de batalha, de luta e de ação são muito bem feitas e se vc curte o estilão, vc vai curtir sem dúvidas este filme, mais um filme bacana de super heróis da Marvel.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao