brasilrachado

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Acabou-se o primeiro turno da eleição e o Bolsonaro ganhou mas não levou ainda porque vai ter segundo turno, contra o Haddad ex-prefeito de São Paulo. Eu nem queria falar de política, mas eu acho que preciso colocar as ideias em ordem. Vamos por partes… Desde o começo das eleições eu não sabia em quem votar… eu decidi meu voto nos 45 do segundo tempo… alí de frente com a urna mesmo.

Eu não vou falar meu voto aqui por dois motivos, primeiro a lei me garante o direito de voto secreto e segundo não quero influenciar ninguém… nem para um lado nem para o outro… Cada qual que construa a sua tese e o seu convencimento. O que eu quero falar desses resultados do primeiro turno são basicamente as minhas impressões. Primeiramente… desde o começo do ano que eu comecei a reparar nas pessoas nas ruas. E por conta de meu carro ter quebrado e eu fiquei sem grana pra arrumar o danado e andando de busão por quase seis meses… e o que eu mais ouvia nas ruas era Bolsonaro isso, Bolsonaro aquilo… a impressão que eu tinha, clara, nas ruas era de que o Bolsonaro tava na frente pra corrida eleitoral.

E um questionamento que parece que ninguém se faz… Por que tanta gente votando no Bolsonaro? Anti-petismo? Particularmente eu acho que são três pontos bem simples que deram origem ao fenômeno Bolsonaro. Primeira coisa que abriu as portas pro surgimento do Bolsonaro foi o próprio PT, foram as cagadas que os governos Petistas fizeram, foi a grana que os corruptos do PT desviaram aos rios e desfalcaram a nação, Mensalão e dinheiro na cueca e tantas outras coisas. Criou-se a ideia na cabeça do brasileiro médio. PT = Corrupção. PT = Facção Criminosa.

Claro… que PSDB = Corrupção também… diversos partidos tem políticos corruptos, a maioria aliás. Mas… voltando… Toda essa corrupção (de vários partidos grandes, mas em grande parte do PT) abriram as portas para o papel de ‘herói da nação’ e o Bolsonaro que não é besta nem nada chegou e se colocou ali, se mostrando como uma alternativa para combater a roubalheira, a corrupção, ajeitar a economia e trazer segurança para o Brasil. A violência crescente aliás que vem tomando conta no Brasil. E a crise econômica, que o Brasileiro credita também na conta da roubalheira e na corrupção dos partidos gigantes. São outros dois pontos que fortaleceram a candidatura do Bolsonaro.

Então agora como estamos? De um lado temos o Bolsonaro que para muita gente representa o autoritarismo militar, que relembra o fantasma dos governos militares… que muita gente acha que vem para restringir direitos e implementar o fascismo, e a discriminação e transformar o Brasil numa Alemanha dos tempos do Hitler com guetos onde ele vai prender e armazenar e depois matar, índios, negros, mulheres , gays e quem não for cristão também… numa versão revisitada de Auschwitz. 

E de outro temos o Haddad que para todos aqueles que estão descontentes com o que foi feito no governo PT e que abraçaram o anti-petismo. Que representa o partido no qual o povo depositou a sua confiança e foi traído e roubado e largado ao relento sem eira nem beira… Ameaçando alianças com países como Cuba e Venezuela onde vc abre o jornal e vê as crianças morrendo de fome… a galera procurando comida no lixo pra comer e claro, bate aquele medo fenomenal de o Brasil seguir o mesmo caminho dos nossos vizinhos venezuelanos rumo à uma Ditadura esquerdista, com pessoas que se levantam contra o poder morrem assassinadas enquanto o resto da população morre de fome, enquanto os abutres governam.

De onde eu me encontro, as duas projeções de futuro me parecem bastante negras. Como é que a gente escolhe entre um e outro cenário? O que é mais importante? Eu ouço (e leio) o PT é a democracia, se vc votar no Bolsonaro vc estará escolhendo o fascismo! Gente… eu não quero fascismo… eu sou escritora, claro que eu prezo pela liberdade de expressão. Eu não quero que meus amigos tenham menos direitos que eu por serem negros, ou homossexuais. Não quero ter menos direitos por ser mulher… Ahhh então vc tem que votar no PT porque o PT é a democracia…

Olha… como votar no PT depois de ver tanto roubo? Tanta corrupção? Depois de te votado no Lula em seu primeiro governo e ter me arrependido tanto, tanto, tanto? Como votar num partido que… se vc ler o programa da campanha do Haddad fala-se em controle da mídia? E pior… como votar num partido que foi o causador de uma censura particular minha? Sim… porque durante o governo da Dilma… eu lembro de estar conversando no messenger com um amigo, e nós dois, até mesmo por já termos votado no PT em outras eleições estávamos criticando o governo da então presidente e o Facebook simplesmente bloqueou a nossa conversa. Até que mudamos o discurso, falando bem da presidente e o chat milagrosamente voltou a funcionar. Como votar nesse partido? Como acreditar que eles realmente são os defensores da Democracia… quando eles cercearam a minha, quando eles processam e tiram do ar videos no YouTube que se levantam contra eles?

A verdade é que nenhum dos lados me representa, nenhum reflete minhas convicções políticas mais, nenhum tem um plano de governo que vá de encontro aos meus anseios e aos meus ideais. Eu consegui votar com esses anseios e esses ideais no primeiro turno… havia outras opções além das polarizações Bolsonaro X Haddad… mas agora não tem mais esta opção. Ahhh Shao vc pode sempre anular seu voto. Anular meu voto será que ajuda meu país? É esgotante vc ter que escolher o menos pior entre os candidatos. Não é nem aquele que vc acha que pode fazer bem pra nação, mas aquele que pode causar um mal menor.

No final das contas, no dia 28, quando se encerrarem as apurações do segundo turno… a realidade vai pesar e dizer qual medo foi maior… o medo do fantasma da ditadura, de Auschwitz ou o medo da sombra do Bolivarismo e da Venezuela. É simplesmente triste ter que escolher entre votar no partido claramente corrupto que acabou com o país e votar no que se posa de herói sem ser agitando bandeiras aparentemente preconceituosas. É triste ver amigos postando nas redes sociais eu prefiro o corrupto ao fascista, ou eu prefiro o fascista ao corrupto. Eu temo os dois possíveis cenários igualmente… o da corrupção desenfreada que pode levar a gente ao caos econômico e o do fascismo que pode levar a gente à uma nova ditadura. O que a gente… que não quer nem uma coisa nem outra faz?

Eu vejo gente afirmando se o Bolsonaro for eleito os negros vão ser desrespeitados. Desculpa amigo mas eles sempre foram e continuam sendo, o PT tantos anos no poder não mudou isso… e não vai mudar em mais quatro anos. Tá tão entranhado  o racismo na nossa cultura que é difícil arrancar. Os gays vão sofrer se ele ganhar. Os gays já sofrem, o preconceito, a violência começa dentro de casa com os próprios pais. As mulheres vão ser tratadas mal. Já são, olha o tanto de crime passional, estupro, violência contra a mulher que temos todos os dias. Vai ter mais desemprego porque ele não entende de economia. Já somos 14 milhões de desempregados amigos. E o PT é o responsável. Vai mudar o quê em mais quatro anos? A educação vai ficar militarizada com Bolsonaro, vai ficar uma bosta, não vão ensinar seu filho a pensar e sim a obedecer. E eles estão aprendendo a pensar agora? Ou só querem espancar os professores quando tiram notas baixar porque a educação já tá uma bosta? O Nordeste vai ser esquecido com o Bolsonaro… O Nordeste que infelizmente já foi a imagem do Haiti e da Venezuela pode voltar pra aquela situação com o PT também se o dinheiro não parar de escoar para a corrupção. Se os governantes não investirem para levar desenvolvimento para a região!!! Não existe salvador da Pátria!!! Bolsonaro não é o Herói da pátria! Ele é só um cara no polo oposto ao do governo atual e que tá surfando a onda e ganhando o que pode com isso, foda-se o caos que isso venha a causar na sociedade. E ele se colocou de tal forma como representante de ideologias tão abjetas que nojo é pouco para definir. E o mesmo pode ser dito do Haddad quanto às ideologias que ele defende… ele não é o defensor da Democracia… ele é um cara, acusado de corrupção, escolhido às pressas para substituir outro cara condenado por corrupção para representar ideologias fracassadas que vão levar a gente para o caos também. Ambos estão procurando ganhar alguma coisa com essa polarização toda da sociedade.

Como escolher? Entre estes dois cenários catastróficos… eu não sei o que fazer com meu voto. No final das contas é triste se deixar levar pelo medo. Eu me recuso a deixar o medo guiar meu voto. Mas ao mesmo tempo acho inviável simplesmente não votar ou votar nulo e ficar em cima do muro. No final das contas a gente tem que escolher com a cabeça, e ver o que é menos pior para o nosso Brasil. E tentar o melhor que pudermos não deixar o medo nos reger. E vc??? Qual seu medo??? Vai deixar ele te guiar???

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao