corpofechado

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Segundo filme do dia e eu preciso já ir avisando para vcs que é mais um dos meus filmes favoritos de todos os tempos!!! Então antes mesmo de começar o texto de hoje eu já vou recomendando para vcs este filme.

“Corpo Fechado” (ou ‘Unbreakable’ em inglês – mais uma vez o nome original do filme é mais legal que o nome traduzido) conta a história de duas pessoas aparentemente comuns que entretanto tem uma ligação nada provável entre eles. Primeiro o filme nos apresenta Elijah Price (interpretado brilhantemente pelo Samuel L. Jackson). O filme nos mostra a vida de Elijah desde o seu nascimento, ele nasce com uma doença rara chamada osteogênese imperfeita (conhecida como doença dos ossos de vidro e que tem 4 tipos que vai do 1 ao 4 sendo o 1 o menos grave e o 4 o mais grave – clique aqui para saber mais sobre a doença – filme também é cultura). Elijah tem o tipo 1… e por conta da doença os ossos dele se quebram com facilidade. As outras crianças o apelidam de “Senhor Vidro”. Por conta disso, ele passa muito tempo no hospital. E seu único passatempo quando criança é ler revistas em quadrinhos, o que acaba tornando Price um grande entusiasta, colecionador de quadrinhos e no futuro, quando se torna um adulto… o dono de uma galeria de arte onde ele vende obras de quadrinistas.

Entretanto, por conta dessa vida reclusa que leva Price desenvolve uma teoria que ele acredita. Depois de muito estudar a linguagem dos quadrinhos ele acredita, que assim como os hieróglifos egípcios em alguma época do passado os quadrinhos foram usados para se comunicar e as histórias que eles contam são na verdade formas exageradas de contar histórias reais, de pessoas reais. Elijah acredita que super heróis e seus arqui inimigos existem nesse mundo e caminham entre nós. Então Elijah começa a se perguntar, se numa ponta do espectro da realidade existe um cara como eu… que os ossos se quebram com facilidade, que vive sempre doente… será que em algum outro lugar, na outra ponta do espectro existe uma pessoa exatamente oposta a mim? Que não se quebra com facilidade e não fica nunca doente?

Então o filme nos apresenta um segundo personagem o guarda de segurança David Dunn (interpretado pelo Bruce Willis). David leva uma vida comum com a esposa Audrey e o filho Joseph. Mas o casamento de David e Aubrey está tendo uma crise, e David está pensando em ir embora de casa e se separar… ele e a mulher estão inclusive dormindo em quartos separados. E sem saber explicar exatamente o porquê, David vive triste. Ele acha que é porque ele abandonou a carreira promissora de jogador de futebol para se casar com o amor da sua vida porque Audrey sua esposa é fisioterapeuta e não gosta de esportes que causam lesão. Então ele vai para Nova Iorque procurar um novo emprego e quando ele está retornando da entrevista de emprego o trem em que ele se encontra descarrilha e todos que estão no trem morrem, menos David que não sofre sequer um arranhão.

Depois desse acidente David começa a receber mensagens misteriosas, lhe fazendo perguntas tipo: Quantas vezes vc já se machucou? Quantas vezes vc ficou doente? E ele fica confuso porque ele não consegue se lembrar de nenhuma vez que tenha ficado doente, ou que tenha ficado internado, ou que tenha quebrado alguma coisa. David então descobre que é Elijah que está lhe mandando essas mensagens e Elijah conta para David a sua teoria dos quadrinhos. David acha que Elijah é maluco é se afasta dele. Entretanto seu filho Joseph, que idolatra o pai, acredita em Elijah e acredita que o pai é um herói. Um dia Joseph pede para David o deixar ajudar a treinar e ele coloca mais peso do que deveria nos halteres do pai e David sem saber levanta. Então David e o filho resolvem testar os limites de sua força para saber quantos quilos ele consegue levantar.

Então o menino tem ainda mais certeza que o pai tem super poderes. O que vem a causar problemas para a família. Primeiro, Joseph começa a ter problemas com valentões na escola, ele enfrenta os valentões achando que ele pode ter os mesmos super poderes do pai e ele se dá mal. David consola o filho e tenta convencer o garoto que ele é um cara normal. Na escola a diretora relembra David que quando ele era criança ele quase morreu afogado quando caiu na piscina. David então descobre que ele tem um ponto fraco… que ele não é imortal como Elijah fez Joseph acreditar. Joseph quer provar que está certo então ele pega a arma do pai e ameaça atirar nele, afirmando que ele não vai se machucar… David então ameaça ir embora se ele fizer isso e Joseph larga a arma.

Elijah insiste que David é diferente, ele diz que David não é imortal, mas também não é uma pessoa comum. Elijah insiste para que David desenvolva suas habilidades. Quando David toca nas pessoas ele consegue ver coisas ruins que as pessoas fazem. David então se lembra do acidente de carro que teve com Audrey e descobrimos que ele fingiu ter se machucado para poder se casar com Audrey, que foi por amor que ele abandonou o futebol. Enquanto isso Audrey diz a David que vê-lo ter passado pelo acidente de trem mostrou pra ela que ela ainda o ama e que ela gostaria de dar uma nova chance ao casamento.

David então resolve ir até uma estação de trem e testar seus poderes, para ver se Elijah tem razão… David então toca num homem e vê que ele mantém uma família refém numa casa, e está voltando para lá para torturá-los. David o segue até a casa. Ele consegue libertar as crianças, entretanto os pais estão mortos. David luta com o sequestrador. O bandido o joga na piscina e ele quase morre… mas as crianças que ele libertou o ajudam a sair da água. Ele pega o sequestrador, segura ele pelo pescoço e por mais que o cara bata nele, ele não se machuca, ele não larga o cara. O cara joga ele na parede, a parede quebra e David continua sem nenhum arranhão. David então estrangula o bandido e salva as crianças de vez. Pela primeira vez em muito tempo David se sente feliz. Ele volta para casa, faz as pazes com Audrey e na manhã seguinte ele mostra para o filho o jornal com a reportagem, que um homem misterioso salvou duas crianças. Joseph começa a chorar, porque o pai acreditou nele… mas ele faz sinal para ele não contar nada para Audrey.

Passado um tempo David, que começa a considerar Elijah seu amigo, vai até uma exposição na sua galeria. Elijah então diz a David que agora que David sabe quem ele é… um herói… chegou a hora dele saber quem Elijah é… pela primeira vez no filme todo David aperta a mão de Elijah e ele vê todos os crimes que Elijah cometeu. Elijah havia planejado muitos dos desastres fatais que ele mencionou ao longo do filme, causando centenas de mortes, com o acidente de trem sendo o último deles. E o único motivo que ele dá a David é “eu fiz isso porque eu precisava encontrar vc, o meu oposto”. Então, assim como David é o herói Elijah sempre foi o vilão. David denuncia Elijah para a polícia e ele vai preso num manicômio judiciário.

Eu sei que eu contei o final do filme… hahahahaha, mas mesmo assim assistam, tem na Netflix disponível se vcs quiserem ver… é bem legal… e o filme tem duas continuações. O filme “Fragmentado” que foi lançado ano passado ou retrasado não me lembro direito e o filme “Vidro” que vai ser lançado muito provavelmente ano que vem… é uma trilogia… e que eu estou ansiosa para ver. Então eu recomendo que vcs vejam esses dois filmes e se preparem para o terceiro e último episódio desta trilogia. 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao