arrependimento

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… eu tô de férias… bom, na verdade eu não tô de férias, no momento enquanto vcs lêem este texto eu devo estar trabalhando na Prefeiturolândia… tirando segunda via de IPTU e outras coisas pra galera… mas eu escrevi este post eu estava de férias então, no momento em que eu estou escrevendo… eu tô legal. Eu tirei quatro dias, os primeiros quatro dias das minhas férias para dormir até tarde, para ver filme, ler meus livros e não fazer quase nada… escrever é divertido então eu tô escrevendo um pouquinho aqui… Eu tenho que gravar umas coisas baixar umas coisas também, mas eu tô morrendo de preguiça hahahahaha. Acho que eu vou baixar e gravar hoje. Mas vamos ver…

Bora deixar as coisas práticas da vida de lado um pouquinho e vamos filosofar um pouquinho? Eu estava pensando na vida esses dias… (sim, eu faço isso – aliás a minha mãe costumava dizer que eu fazia isso demais)… e parece que quanto mais velho a gente vai ficando mais a gente pensa nisso. Talvez porque a gente tenha passado por mais coisas e tem mais chão para trás… Ou talvez a gente tenha mais saudades… ou talvez a gente simplesmente olhe demais para trás em vez de olhar para frente… hahahahaha não sei… vcs decidam aí. Talvez seja uma somatória de tudo isso e um pouco mais. Uns mais outros menos.

Uma vez eu li em algum lugar, ou ouvi em algum lugar alguém dizer, não sei, não me lembro direito… que conforme vamos ficando mais velhos ficamos mais reticentes. Que conforme somos mais jovens, temos mais certezas e conforme vamos ficando mais velhos temos mais dúvidas. O que eu sempre achei meio contraditório. Porque quando eu era criança, adolescente, eu achava que os adultos tinham mais certezas do que dúvidas porque afinal de contas eles tinham mais experiência.

Eu nunca parei para pensar que talvez justamente por isso, por ter mais experiência, e saberem que nem sempre o mundo é preto e branco, eles tivessem menos certezas. Mas nem era disso que eu queria falar no texto de hoje… é que eu fico aqui me perdendo em linhas de pensamento e acabo me afastando do tópico… o que eu queria falar hoje era sobre arrependimentos. Vcs já pararam para avaliar a vida de vcs, pararam para olhar para trás e rever todo o caminho que vc fez para chegar até onde vc está neste momento. Daí vc pega este ou aquele momento, destaca eles e pensa… e se eu tivesse feito isto e aquilo diferente?

Eu tenho feito muito isso ultimamente… Vc tá querendo dizer que vc tem muitos arrependimentos na sua vida Shao? Não… não é isso. Claro… eu acho que todo mundo tem arrependimentos na vida… todo mundo tem aquela coisa que fez e que gostaria de ter feito diferente ou aquela coisa que não fez e que gostaria de ter feito… E comigo não é diferente. Mas, por incrível que pareça. Toda a vez que eu encontro um desses momentos, que eu me lembro deles, e geralmente são aqueles momentos cruciais que poderiam ter te colocado num caminho totalmente diferente, eu não consigo me imaginar fazendo escolhas diferentes… mesmo já tendo se passado muitos anos, mesmo eu sendo uma pessoa diferente hoje, mesmo sabendo tudo que eu sei e tendo passado por tudo que eu passei.

Então, viajando bastante na maionese aqui agora, se eu pudesse voltar no passado… sabendo tudo que eu ia ter que enfrentar, tudo que eu ia perder e tudo o que eu ia conquistar… eu teria feito escolhas diferentes? Não! Eu não teria… eu teria feito exatamente as mesmas escolhas… Ahh mas Shao, e se vc pudesse estar muito, muito melhor se vc tivesse feito isto e aquilo diferente? Nem assim? Nem assim. A pessoa que eu era, por exemplo, aos 20 anos de idade… com certeza gostaria de estar em outro lugar… fazendo outras coisas… profissionalmente falando por exemplo. Eu nunca imaginei que eu estaria trabalhando onde eu trabalho, fazendo o que eu faço. Nem de longe é o emprego dos meus sonhos de quando eu tinha lá os meus 20 anos. Mas eu gosto do meu emprego. Mas mais importante é que eu tô contente hoje com a pessoa que eu sou hoje.

Então assim galera, arrependimentos todos temos mas… infelizmente não dá para voltar atrás, não dá para voltar no tempo e refazer as nossas escolhas. Mas dá pra começar de novo, dá pra fazer novas escolhas daqui para frente não é mesmo? Se vc tem um arrependimento sempre dá tempo de mudar o seu caminho. Basta querer. Uma escolha do passado não é um ponto final. Vc não precisa ficar preso a ela… tá certo que às vezes é complicado quebrar as amarras e os costumes e o nosso próprio comodismo. Mas quando a conquista é mais suada a recompensa é mais saborosa não é mesmo? É tipo vc assistir um jogo de vôlei onde seu time tá perdendo por dois sets a zero aí ele vai lá e vira e ganha de três sets a dois no Tie break por dois pontos de vantagem só. Vc comemora mais, grita mais, vibra mais quando finalmente vem a vitória. E eu só tô usando esse exemplo porque eu amo vôlei e eu acabei de ver o Brasil virar pra cima dos EUA hahahahaha. Mas se vc curte mais futebol… pode usar isso como base… um gol de virada do seu time aos 45 do segundo tempo.

Fácil falar né Shao? Difícil é fazer! Sim… é fácil falar, fazer com certeza é infinitamente mais difícil. E durante muito, muito tempo eu não fiz nada… eu me acomodei, eu pensei… tá bom assim. Até que um dia eu acordei daquela lezera e pensei. Não, não tá tão bom porque… podia estar melhor não é mesmo? E eu tô tentando ultimamente, mudar algumas coisas que eu não acho que estejam legais na minha vida. Devagarinho porque… afinal de contas… eu não tenho mais 20 anos, e como eu disse anteriormente, conforme a gente vai ficando mais velho a gente vai ficando mais reticente hahahaha… mas é isso, devagar e sempre, olhando pra frente, não para trás.

Vou terminando este post por aqui porque ele ficou imenso, bem maior do que eu tinha planejado, e desculpem por isso ahahahahaha… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao