sinais1

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Mais um filme para hoje crianças. Aproveitando que estamos na vibe de terror, vamos embalar com mais um filme do Shyamalan  para encerrar esta sexta-feira beleza?

E o último filme de hoje é “Sinais”… mais conhecido como ‘o filme de ET do Shyamalan’ e apesar de muita gente não curtir esse filme é um dos meus filmes de ET favoritos. Ahhhh Shao pelamordedeus! Calma, vcs podem não curtir, mas… eu curto, é um dos meus filmes preferidos. Ele parte da premissa… o que aconteceria se  os ET’s invadissem a terra? Será que estaríamos preparados? Será que a humanidade estaria preparada. Fora isso… ele usa acontecimentos do cotidiano. Usam lendas urbanas… os famosos sinais que aparecem nas plantações chamados de agroglifos. Que aparecem de vez em quando por aí e que todo mundo tenta em vão explicar e que por isso acabam sendo explicados como manifestações de seres extra terrestres.

Então, o filme parte dessa premissa… e se esses agroglifos realmente forem obras de seres extra terrestres? E se eles são uma espécie de mapa que eles usam para navegar, para poder invadir o planeta terra… Então o filme começa assim. Numa cidadezinha do interior, um ex-sacerdote (interpretado pelo Mel Gibson) que perdeu a esposa num trágico acidente de carro… (como assim Shao, padre não casa… caso vcs não saibam, os padres da igreja católica ortodoxa podem se casar okay? Só os padres da igreja católica romana que não podem se casar…). Ela vinha voltando para casa pela beira da estrada à pé… quando o veterinário da cidade, que tinha trabalhado demais, adormeceu ao volante e à atropelou, prensando-a contra uma árvore.

Durante o filme eles vão mostrando essa história da morte da esposa do ex-padre em flashbacks curtos. Algo que vai fazer sentido apenas no final do filme. O padre ainda chega no local a tempo de se despedir dela. Mas, ele perde a fé porque ele se questiona, por que Deus deixou acontecer isso com a esposa dele, com a família dele… e por isso ele abandona a igreja. Mas ele guarda a última conversa que ele tem com ela, mesmo… essa conversa não fazendo muito sentido.

Então ele vai trabalhar na sua fazenda, ficando sozinho com dois filhos pequenos para acabar de criar. O irmão mais novo dele (interpretado pelo Joaquim Phoenix) então vem para a fazenda para ajudar ele com as crianças e com o trabalho nesse momento difícil. E é então nesse momento que começam a aparecerem em diversas áreas agrícolas do mundo os ‘sinais’ nas plantações. E dentre as plantações que aparecem marcadas com esses sinais está a plantação deste ex-sacerdote. A polícia investiga as marcações e chega-se à conclusão que são pessoas que querem pregar uma peça…

Acontece que coisas estranhas começam a acontecer na plantação, na cidade, e nas redondezas depois que os sinais aparecem. Uma noite, eles estão todos em casa então eles escutam gente, andando pela fazenda e correndo pelo telhado, os dois irmãos então saem correndo, cada um por um lado da casa para pegar o engraçadinho que anda fazendo as papagaiadas na plantação, mas… a ‘pessoa’ salta por sobre a casa e cai no meio da plantação de milho e some. Eles chamam a polícia, e mesmo relatando, que não viram a pessoa, que era muito rápido e pulava muito alto para ser uma pessoa a polícia ignora e fala para eles não se preocuparem.

Passam mais uns dias e o próprio sacerdote vê uma perna, no meio da plantação… uma perna que não pode ser humana. E ele volta correndo para casa. Quase que ao mesmo tempo luzes aparecem sobre o céu de várias cidades do mundo todo. Finamente os ET’s chegaram… e todo mundo simplesmente para. Na frente da televisão, assistindo aquelas luzes e se perguntando o que eles querem? Eles são amigos ou inimigos? Como eles aparentam ser… O ex-sacerdote tenta ainda manter uma vida normal, mas todos estão obcecados com a invasão alienígena. Até que… os ET’s começam a sair das naves… em bandos pequenos como se estivessem pesquisando as redondezas… e um deles é filmado. E todo mundo fica pasmo.

Conforme o tempo vai passando no tícias vão chegando… os ET’s não são amigos. Eles invadem em hordas, eles soltam um gás venenoso que paralisa suas vítimas e então eles levam as pessoas para a nave como alimento… isso mesmo, o que eles vieram fazer aqui na terra é justamente isso… pegar a gente de lanche. Então eles entram em pânico e começam a planejar para emergência. Então, cada vez mais e mais ET’s são avistados, em todo o mundo. A família então fica sem saber o que fazer, se fica em casa ou se foge. Os dois irmãos resolvem ficar na casa. Eles reforçam todas as entradas da casa… fazem um jantar de despedida, onde cada pessoa pode comer sua comida favorita e se preparam para a invasão. E os ET’s invadem o mundo…

Mal eles terminam de comer, eles começam a ouvirem batidas pela casa. Os ET’s vão invadindo, uma a uma as barricadas, para tentar chegar até a família. Então eles vão recuando e recuando o máximo que podem. E vão parar no porão. E passam uma noite de cão no porão. O menino filho do padre tem asma, quando um ET tenta agarrar o menino ele tem uma crise de asma. Longe do remédio, que ficou para trás na cozinha e cercados pelos ET’s o pai faz de tudo para tentar manter o filho vivo mesmo depois da crise violenta que ele sofre.

Quando o dia nasce, e cessam os barulhos a família então se arrisca a subir de volta para os andares superiores da casa. Afinal o menino precisa do remédio. Os dois irmãos fazem uma pequena varredura e não veem nada de estranho, então enquanto o pai vai para a cozinha pegar o remédio, e o tio está colocando a TV para o menino assistir… um ET invade a sala da família e pega o moleque… e eu não vou contar o que acontece no final, se vcs quiserem saber o que acontece depois vcs vão ter que assistir hahahahaha.

Entretanto eu tenho que dizer, o filme se chama “Sinais” não apenas por conta dos sinais nas plantações. O filme fala muito de fé, de religiosidade, de destino e ele questiona todas essas coisas… Ele questiona tudo isso. A questão dos alienígenas e do possível fim do mundo, da possível extinção da raça humana com a chegada desses seres espaciais é um grande pano de fundo para discutir várias questões filosóficas. Poderia ser qualquer outra coisa, poderia ser um meteoro caindo no planeta, poderia ser a erupção simultânea de vários vulcões, explodindo no mundo… E é exatamente isto que faz este filme ser tao legal… e que faz eu recomendar ele para caramba para vcs assistirem.

Vou terminando este post por aqui… espero que tenham curtido esta dica de filme. Espero que estejam curtindo termos três filmes nas sextas-feiras… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao