diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Hoje eu tirei um tempinho para falar de novo de coisas relativas ao diabetes… eu sei que tem muita gente que acessa ao blogue aqui que não curte e nem tem o mínimo interesse no assunto. Mas, eu participo de alguns grupos online sobre diabetes e o que mais me impressiona é como, apesar de existir pelas internets da vida bastante informação disponível sobre o tema sobre a doença, medicamentos, dieta, e sobre tecnologias para ajudar no controle da doença… o que tem de gente confusa, que não sabe de nada que parece que caiu de pára-quedas no meio da doença… então às vezes eu me sinto compelida a escrever sobre isso porque quanto mais informação melhor.

Hoje entretanto vamos falar da qualidade das seringas que são distribuídas aqui em São Paulo, pela prefeitura através dos postos de saúde… ou unidades básicas de saúde… por conta do programa do SUS de controle do diabetes. E há uns meses eu reclamei da qualidade das seringas que a Prefeitura estava distribuindo nas UBS’s. E eu não fui a única… toda a galera que é atendida por esse programa lá na UBS comigo fez a mesma reclamação para os funcionários da UBS que por sua vez reclamaram com a Coordenação de Saúde, que por sua vez reclamou na Secretaria Municipal da Saúde… (olha a burocracia que é gente) que por sua vez notificou a empresa fornecedora e parece que as nossas reclamações surtiram efeito.

Todo o lote de seringas que estava na UBS foi recolhido e a empresa trocou todo um lote… As coisas estavam tão ruins, a qualidade das seringas que eles distribuíram era tão ruim que há 3 meses atrás eu tive que comprar seringas… Mas depois das nossas reclamações. E da reclamação de um monte de gente, na internet, nas próprias UBS’s e na Ouvidoria do SUS e da Prefeitura… nos últimos dois meses a qualidade das seringas melhoraram bastante.

O material do qual é feita as seringas ainda são inferiores, sinceramente não se comparam com a qualidade das seringas da Uniqmed ou da BD que foram as mascas que eu comprei… eu ainda encontro uma ou outra agulha meio inclinada, mas pelo menos agora não parece que eles enviaram para as UBS’s aquelas que não passaram no controle de qualidade. Tanto que esse mês e mês passado eu usei de boa as seringas governamentais e não tive os problemas que eu vinha tendo desde o começo do ano quando eles trocaram todos os fornecedores.

Por isso que eu digo galera, brasileiro tem mania de ficar quietinho, engolindo calado certas coisas, tipo… ahhh graças a Deus que tem essa, eu não vou reclamar porque senão é capaz de cortarem mesmo essas… Não é assim galera, a gente paga imposto. E a gente paga imposto pra caramba, paga caro… a gente tem que reclamar e exigir que o governo gaste o dinheiro dos nossos impostos em coisas baratas mas de qualidade.

E eu tô citando aqui que a qualidade melhorou porque brasileiro tem outra mania, de reclamar quando as coisas estão ruins mas não elogiarem quando as coisas estão melhores, ou quando os erros cometidos foram reparados. Quando os funcionários foram lá e fizeram o trabalho deles direitinho. Ahhh mas Shao, eles não fizeram mais que a obrigação deles e vc nem tinha que ter que reclamar se eles tivesse feito direito da primeira vez não teria dado toda essa dor de cabeça. Verdade, mas mesmo assim. Funcionários também estão acostumados (a grande maioria sabe) a virar a cara e falar pra vc… é assim mesmo, vc sabe que o governo só compra porcaria… mas em vez disse eles mandaram pra frente a reclamação e foi resolvido o problema.

Claro que estaremos sempre atentos aqui, se por acaso a qualidade cair novamente eu vou reclamar de novo. Ainda estamos reclamando dos glicosímetros pois a qualidade deles é bem questionável… Parece que até mesmo o Tribunal  de Contas e o Ministério Público estão investigando essas compras essas trocas. Fora isso eu queria também agradecer à galera que curtiu e que compartilhou esses posts por aí. Eu tenho certeza que isso ajudou pra caramba a movimentar toda essa mudança e acreditem, fez a diferença na vida de um monte de gente, na minha e na de um monte de gente… especialmente crianças e idosos. Então… obrigada galera. E para quem está curioso sobre tudo isso, toda essa situação, como vai acabar essa história dos glicosímetros, das seringas e tudo mais… eu prometo manter vcs atualizados com posts.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao