avila

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Segundo filme do dia… vcs estão preparados, porque é um filme polêmico. Caso vcs não saibam… a grande maioria das pessoas que assistiram detestaram esse filme. Eu não, eu amei… eu fui ao cinema ver esse filme quando ele foi lançado. Isso mesmo… vamos falar de “A Vila”.

Eu me lembro que houve uma campanha publicitária massiva em cima do filme. E o filme foi vendido como um filme de terror na época, porque o diretor, M. Night Shyamalan tinha feito um puta sucesso com o filme “O Sexto Sentido” então… o estúdio e um monte de gente estava apostando todas as fichas nesse filme, apostando que ele faria o mesmo sucesso estrondoso. O que aconteceu foi que o trailer criou uma certa expectativa… ahhh esse vai ser o filme de terror da temporada, vai ser assustador pra caramba… e o filme era um terror muito mais psicológico, muito mais um suspense que um terror propriamente dito com o monstrão e o caramba, que era o que as pessoas esperavam… um terrorzão clássico. Se o diretor tivesse no final do filme dado um monstro para as pessoas… pessoa teria curtido mais o filme.

Outra coisa que meio que serviu para ‘estragar’ a experiência do filme para o expectador normal… foi que criou-se o mito do Shyamalan dar várias viradas inesperadas no final do filme e em “A Vila” ele não faz tanto isso… ele tem um final realista e incoerente e o pessoal ficou desapontado. 

Mas apesar dessas reações o filme pode ser considerado um sucesso de bilheteria, deu uma grana boa… gastou-se cerca de 60 milhões para fazer o filme e arrecadou mais de 250 milhões de dólares. Então mesmo apesar das reações contraditórias de quem assistiu eu acho que o diretor ficou feliz com o número de pessoas que vc assistiu. O filme é de 2004 então, se vc ainda não viu… pelamor… vá ver depois volta volte aqui para ler o post. Tem o filme completo e dublado com boa qualidade de imagem de grátis (eu sei que eu escrevi errado mim deixem) no YouTube, aproveitem.

Então vamos falar um pouco da história do danado do filme, se escapar algum spoiler… escapou… não posso fazer nada hahahahahaha. O filme começa com uma música tensa e um enterro. A gente percebe que é um caixão de criança. E qdo vc olha a lápide da sepultura vc vê a data… data de mais de 100 anos atrás… 1890 vc pensa então, o filme se passa numa vila… do século passado. E tudo remete então a uma vila antiga… de quanto os americanos chegaram e colonizaram os EUA.

E logo de cara vc vê os moradores, fazendo suas tarefas e tal, mas vc percebe um climão no ar… e vc percebe alguns comportamentos meio ‘diferentes’ dos moradores da vila. Eles olham para a floresta apreensivamente, eles ouvem sons assustadores que vem da floresta, tudo é muito monocromático, existe uma torre onde homens ficam de guarda, como se esperassem por algo prestes a atacar e as moças escondem enterrando flores vermelhas que nascem em frente à casa e então vemos uma silhueta imensa vestida de vermelho vagando pela floresta.

Então corta a cena, crianças encontram um bicho morto perto da escola e é aí que a gente fica sabendo das criaturas que vivem na floresta que são chamados de ‘aqueles que não mencionamos’. Corta pra reunião, pro conselho dos anciões e um jovem rapaz entra, pedindo autorização para atravessar a ‘floresta proibida’ e ir à cidade mais próxima buscar remédio porque o menino que morreu no começo do filme morreu por estar doente.

Daí o filme começa a passar o cotidiano da vida das pessoas na vila e vai aos poucos nos apresentando aos poucos os personagens. Lucius o personagem principal é o único que questiona certas coisas, certos acontecimentos e certos costumes na cidade. Como por exemplo as caixas pretas que existem nas casas dos anciões. Eles então nos apresentam a personagem Ivy Walker… uma moça cega filha do líder da cidade e por quem mais para frente descobrimos que é por quem Lucius é apaixonado. E o rapaz Noah Percy que é doente mental e age como criança e anda para cima e para baixo com Ivy.

Lucius continua questionando as coisas, continua insistindo em atravessar a floresta para buscar remédios para as pessoas e então um dia ele desobedece as regras e entra na floresta proibida e colhe algumas flores vermelhas… mas então, de rabo de olho ele percebe um movimento no canto e acredita ter sido visto por uma das criaturas. Ele volta para casa e naquela noite tem uma festa de casamento. E no meio da festa de casamento as criaturas invadem a cidade… e pela primeira vez no filme vemos de relance, as criaturas… e é um dos momentos mais agoniantes do filme deixa eu dizer… hahahaha. As criaturas batem nas portas apavoram as pessoas e deixam marcas nas portas das casas das pessoas.

Depois desse imenso susto, Lucius declara-se para Ivy e a pede em casamento. Os dois e as famílias estão felizes… Mas Noah fica com raiva, porque do jeito dele ele também ama Ivy. Então ele vai atrás de Lucius que está trabalhando… Lucius tenta falar com ele, explicar que Ivy o ama e que ele sempre terá um lugar na vida dela, e no coração dela e que há diferentes formas de amar as pessoas e então, inesperadamente… Noah o ataca com uma faca várias vezes e o deixa ensanguentado no chão da oficina.

Ivy ouve a comoção de quando encontram Noah coberto de sangue mas o sangue não é dele. Ela imediatamente pensa em Lucius e vai correndo até a oficina dele e o encontra caído no chão. Então pessoas chegam para ajudá-la. Mas Lucius está entre a vida e a morte. Ivy então pede para o pai que deixe que ela vá até a cidade para tentar salvar a vida do seu amado. O pai dela então pergunta ao médico da cidade se existe como ajudar o rapaz se as condições dele fosse diferente, se tivessem remédios disponíveis. O médico diz que sim… que o rapaz teria mais chances de sobreviver.

Então ele permite que sua filha, mesmo cega, vá até a cidade buscar remédios. Mas antes dela ir ele a leva até o celeiro e lhe revela um segredo… que eu não vou contar porque eu não quero estragar para quem não viu. E então Ivy parte, para atravessar a floresta proibida e chegar até a cidade mais próxima para buscar ajuda para seu amado. E daqui para frente acontece coisa pra caramba ainda… mas… eu vou parar de contar a história do filme por aqui porque eu não quero contar o final do filme.

É um dos meus filmes favoritos do Shyamalan. É um dos filmes dele que eu acho mais redondinhos… Tem um final meio que inesperado, mas não é tão inesperado quanto o final de outros filmes do diretor. Mas de qualquer forma é um dos meus favoritos… tem ótimos trabalhos dos atores. E eu acho que muita gente simplesmente não entendeu o filme, ele é cheio de simbologias e cheio de coisas bem lúdicas… ele brinca com o real e com o imaginário. Por exemplo… Lucius Hunt, o nome do personagem principal quer dizer o que busca a luz, ele é o único questionados. Ivy Walker… walker quer dizer aquele que caminha… e Ivy é cega, e ela sai para buscar a cura, ou seja, ela está caminhando cegamente.

Temos uma história de amor paralela no filme, que nunca se concretiza porque ele é casado com outra, que é o interesse de Edward Walker por  Alice Hunt, mãe do Lucius e quando o filho dela é ferido ele permite que Ivy vá em busca da cura ele diz a Alice… isso é tudo que posso te dar… uma clara referência aos seus sentimentos para com ela que não podem ser concretizados jamais. Eu não vou explicar todos porque senão fica chato e o texto já está bem longo. Mas eu recomendo pra caramba vcs assistirem a esse filme.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao