pilha-pequena-de-livros-abertos_1101-287

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Hoje vamos falar de um tema que eu não me lembro de ter abordado nunca aqui no blogue. Shao, vc sempre fala de livros aqui no blogue. Não me venha com essa conversinha fiada. Sim, eu sei… mas eu não acho que eu já tenha falado sobre livros de auto-ajuda. Não tem como eu ter certeza absoluta porque esse blogue tem mais de dez anos e eu escrevi coisa para caramba nele… então pode ser que eu já tenha tocado no assunto, mas sinceramente eu não me lembro.

E de onde veio essa ideia de falar sobre isso… último sábado eu fui ao shopping, encontrei umas amigas e a gente foi ver um filme, mas eu e meu irmão chegamos lá muito cedo e enquanto elas não chegavam a gente tava dando um rolê na livraria Saraiva e eu reparei que tinha um canto da livraria em destaque. E era a sessão de livros de auto ajuda.

E eu estava lá namorando uns livros… e eu não comprei nenhum, meu irmão não deixou hahahaha ele disse que eu já tenho livros demais. E eu tive essa epifania… que apesar de eu já ter mais de quarenta anos eu nunca li nem um livro de auto ajuda. E olha que eu já ganhei vários… eu acabo sempre doando eles para a biblioteca quando eu faço minha organização anual dos meus livros.

E não é nem discriminação da minha parte… o que acontece é que até hoje eu nunca vi nenhum desses livros abordar um tema que me interesse de verdade. Na boa, para mim todos os livros de auto-ajuda são meio que um manual de instruções sabe. Ahhh vc quer que aconteça isso e aquilo na sua vida? Sim eu quero! Então faça isto e mais aquilo… Mas a gente sabe que a vida não é bem assim… a vida não é receita de bolo. Nem a receita de bolo é receita de bolo, o bolo sempre pode solar. Não é porque aquele plano, aquela sequencia de atitudes deu certo para determinada pessoa que ela vai dar certo para todo mundo. Claro, ela pode dar certo para várias pessoas… para milhares de pessoas… mas não necessariamente para todas as pessoas que lerem aquele livro.

Outra coisa que a maioria da galera não pensa… é que todo e qualquer livro que vc leia, por pior que seja o livro ele vem para acrescentar uma ideia qualquer na sua vida. Nem que seja a ideia de que vc nunca mais quer ler aquele livro ou aquele autor hahahahaha. Eu conheço muitos jovens, que cresceram lendo as aventuras de Harry Potter por exemplo, e que se sentiram motivados e inspirados e tiraram forças dos exemplos desses livros para solucionar problemas nas suas vidas reais. Seguindo essa linha de pensamento… a única auto ajuda que a gente precisa é aquela que já está dentro da gente…

Vc não precisa necessariamente ler um livro de auto-ajuda, seguir a receitinha dele lá e só assim vc poderá resolver os problemas da sua vida. Vc pode ler qualquer livro e pega aquela inspiração e fazer alguma coisa para modificar uma situação na sua vida com a qual vc não esteja satisfeito. Ou que vc ache que possa melhorar. Não precisa nem ser de um livro, pode ser de um filme, de uma história que alguém te contou… do exemplo de vida dos seus pais, dos seus avós… vc pode pegar esses fatos e se auto motivar a sair daquele momento em que vc se encontra e que não tá legal. Se a gente for analisar o que significa o termo auto-ajuda é justamente isso… vc mesmo fazer alguma coisa para ajudar a si mesmo. E vc não precisa de um livro para isso…

Mas Shao peraí… vc disse que todo livro, por pior que seja, traz uma mensagem qualquer uma inspiração qualquer que a gente pode pegar e levar pra vida e fazer uma mudança e melhorarmos certo? Certo! Então seguindo essa linha de raciocínio… todos os livros tem um quê de auto ajuda dentro deles não? É… pode-se dizer que sim. Então vc já leu livros de auto ajuda! Ehhh… (?????) Obrigada por acabar com todo o argumento do meu texto hahahahahahaha.

Entretanto o que eu quis dizer foi que eu nunca fui muito fã, muito interessada nesses livros que dizem… “Emagreça sem sacrifícios!”, “Coloque Ordem na sua vida!”, “Leitura Dinâmica, Aprenda!”… livros do gênero auto-ajuda. Da mesma forma que eu nunca li livros psicografados. Eu tenho amigos que são Espiritualistas que só leem este tipo de livros. Eu gosto de ler biografias… tem gente que detesta… é questão de interesse. Agora, se vc curte ler esse gênero literário… leia, ninguém tem que te dizer, ahhh vc tem que ler isso e aquilo porque essas coisas que vc curte aí são tudo porcarias.

Claro que sempre é bacana ler um pouco de tudo. Ler os clássicos. Ler livros mais complexos e com vocabulários diferenciados. Isso faz bem. Mas não tem mal nenhum em vc ler livros de auto ajuda ou esses livros serem seu estilo favorito de literatura. Eu particularmente gosto de livros de fantasia e de terror e de ficção científica… não é porque eu fiz faculdade de letras e gosto de gramática que eu só leio Machado de Assis e Clarice Lispector. Eu gosto de um romance policial… mas eu gosto de filmes que me desafiem mentalmente… independentemente do gênero. E quanto mais a gente lê, mais difícil fica de se encontrar livros assim ahahahahaha. Felizmente ainda existem, em todas as áreas e gêneros bom autores que conseguem criar obras agradáveis e surpreendentes.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao