diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Nossa Shao que título gigantesco… pois é… do tamanho do problemão que os diabéticos de diversos municípios do Brasil estão tendo neste momento. Eu já falei disso para vcs mas coisas aconteceram, algumas mudanças, alguns salseiros, e precisamos falar sobre isso…

Então eu não vou enrolar muito, eu vou direto ao ponto no texto de hoje. Como eu já havia mencionado aqui no blogue, foram trocados, no final do ano passado, todos os aparelhos utilizados para medir os níveis de açúcar no sangue… os famosos glicosímetros. Desde 2008 que foi quando eu fui diagnosticada com diabetes (na verdade acho que foi um pouquinho depois, quando eu comecei a usar insulina porque eu não comecei com a insulina logo de cara) que eu pego o KIT Diabetes no posto de saúde. Que eu já falei sobre isso aqui também se nas tags do blogue (que são as palavrinhas que aparecem logo depois do título do blogue) vcs clicarem em diabetes vão ter diversos posts sobre o tema, entre eles o tema da troca dos glicosímetros. A gente usava os aparelhos da ACCU-Chek (não sei se é assim que se escreve) que é uma marca bem boa e confiável de glicosímetro) por aparelhos da Iquego.

E esses novos aparelhos e suas tiras reagentes logo de cara causaram estranhamento nas pessoas… porque quem como eu ainda tinha o aparelho antigo (eu tive que devolver o que eu ganhei da Prefeitura, mas eu tinha comprado outro para mim, o aparelho não é tão caro o que é caro são as tiras reagentes usadas nele) e ainda tinha uma reserva de tiras reagentes… pôde comparar as medições entre um aparelho e outro. E assim… dava muita diferença nas medidas…

Depois de anos lidando com a diabetes a gente aprende que quando a gente vai fazer um comparativo entre um aparelho glicosímetro e outro.  É aceitável dar uma diferença entre 20 e 40 unidades de diferença. Acima disso… 150 unidades por exemplo… que foi o que aconteceu com o aparelho da Iquego… demonstra que aquele aparelho não tá lá lendo as coisas muito corretamente. Que das duas uma… ou ele é muito porcaria ou ele tá desregulado.

Porque sim, acontece do aparelho desregular e vc ter que medir mais vezes até ele se regular sozinho. Foi o que aconteceu com o meu aparelho da Iquego. Ele tá medindo agora direitinho… toda a vez que eu faço o teste eu uso os dois aparelhos simultaneamente (porque eu ainda tenho tiras do Accu-chek) e as medidas estão sempre bem parecidas. Mas um número absurdo de pessoas (que também tem feito comparações como eu) não teve a mesma sorte, o aparelho da Iquego simplesmente não tá medindo direito. E eu participo de alguns grupos de diabéticos nas redes sociais e eu vejo um monte de gente reclamando a mesma coisa.

Se fosse um casou ou outro isolados mas não é… foram milhares de pessoas reclamando. Num primeiro momento, a resposta da Prefeitura de São Paulo foi pedir às pessoas para ir aos Postos de Saúde, reclamarem e exigirem a troca dos aparelhos. Como é uma coisa que é demorada… isso pode significar às vezes semanas de espera. Funciona assim, vc vai no posto, reclama… eles abrem um chamado, uma reclamação e mandam pro fornecedor. O diacho do fornecedor vai analisar, ver de que lote é aquele aparelho, se tem outras reclamações daquele lote e se sim, eles trocam o aparelho… eles mandam o aparelho novo pro posto que te avisa e vc vai lá retirar…

Enquanto isso, vc fica em casa medindo a sua glicemia com aquele aparelho danado… por semanas… legal né?  Só que não. Eu vou confessar aqui para vcs que no final do ano passado eu tava meio puta com umas coisas, com a vida em si podemos dizer e então eu fiquei três meses sem fazer dieta, sem fazer o controle direito, sem tomar a insulina corretamente… foram três meses apenas. Mas meus exames de fevereiro estavam tão zoados que eu tomei bronca feia de todos os meus médicos… TODOS! E eu ainda tô tentando consertar o meu organismo, colocar os níveis de açúcar, colesterol, vitaminas e tudo mais… de volta nos seus devidos lugares depois desse deslize.

Nos meus últimos exames de Maio as coisas já estavam melhores, mas precisam melhorar mais então… deixa eu dizer a vcs que… semanas de descuido com o controle do diabetes podem causar um estrago violento no organismo. E o cuidado com o diabetes começa com vc medindo direitinho os níveis de açúcar no sangue. E como é que vc faz isso se o aparelho que o governo te entrega é uma bosta? Enfim, a troca dos aparelhos, em alguns casos cessou algumas reclamações mas não sanou o problema porque parece que os aparelhos que foram trocados também apresentaram problema.

E esses dias eu estava navegando pela internet lá no meu trabalho (sim, eu sou dessas que lê Diário Oficial) e vi essa publicação aqui… no final da página vc pode ver (se vc acessar – se não eu vou colocar a imagem do Diário Oficial aqui embaixo para vcs) vai ter uma consulta pública para galera participar de uma licitação para fornecimento de aparelhos (glicosímetros) em sistema de comodado (empréstimo) e de fornecimento de tiras reagentes. Eu sinceramente espero que isso signifique que eles vão devolver essas tranqueiras dos glicosímetros da Iquego (que sinceramente, eu olhei na caixinha e nem tem selo do Inmetro… ou seja, essa bosta nem sequer foi avaliada por este Instituto.

doc

Se a gente parar pra pensar que só a Prefeitura de São Paulo, gastou 16 milhões de reais para fazer essa troca… é assim, pra ficar muito indignado como cidadão primeiramente e como funcionária pública também… porque cada vez que troca de prefeito eu vejo o novo titular do poder executivo fazer uma cagada do gênero. Pega um sistema, um serviço, que está funcionando troca por outro e piora 200% os resultados, gastando uma grana exorbitante, sendo que ficaria muito mais barato apenas melhorar o sistema existente que funcionava bem, precisava de melhorias, mas seria mais barato e mais eficiente. Foi o que o último prefeito fez com os glicosímetros.

Vejam a reportagem aqui… o TCM tá investigando essa troca, para ver se ela era mesma necessária… e na boa gente… não era necessária. 16 milhões de reais do nosso dinheiro jogados na latrina. Bom, eu vou continuar acompanhando o desenrolar desse caso e qualquer novidade eu postarei aqui para vcs… 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao