osilenciodosinocentes
Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Antes de mais nada deixa eu perguntar aqui para vcs. Vcs estão curtindo essas postagens duplas nas sextas-feiras? Deixem aí nos comentários se sim ou não… se vcs não estiverem curtindo eu posso parar de comentar dois filmes por sexta e posso focar em escrever outras coisas para colocar aqui no blogue. A intenção é aumentar o número de postagens diárias, mas não quero inundar a timeline do blogue com posts, nem a caixa de entrada da galera que assina o blogue com mensagens… então comentem aí, qualquer coisa eu posso fazer uma readequação aqui nas postagens.

Mas, bora pro segundo filme de hoje… só para não perder o costume, filmes mais antigos… Entretanto, fora do que é nosso hábito, não vamos falar de filmes trash, nem dramalhão de sessão da tarde. Vamos sim, escrever sobre um filme de suspense/terror psicológico/policial… mas vamos escrever sobre um filme bom. Nada de filme meia boca no filme velho de hoje. Vamos falar de um filme extremamente aclamado que ganhou prêmios para caramba e faz parte da história do cinema. Vamos escrever sobre “O Silêncio dos Inocentes”.

Para começo de assunto deixa eu dizer que o filme é de 1991… se eu não me engano, mas ele é baseado num livro com o mesmo nome de 1988 (o que quase sempre é um bom primeiro passo… inspirar-se num bom livro para criar um filme… para também termos um filme muito bom) que por sua vez foi inspirado num assassino real. Durante muito tempo acreditava-se que o autor do Livro, o escritor Tomas Harris, havia se inspirado no canibal russo Andrei Chikatilo… Mas em 2013 Harris revelou que o assassino que o inspirou foi um médico conhecido como Doutor Salazar… que estava numa prisão no México na década de 60 a quem ele teve a chance de entrevistar.

Caso vcs queira saber mais sobre o Doutor Salazar cliquem aqui… eu achei esse link bem bacana sobre o sujeito. De vez em quando eu gosto de ler sobre True Crime mas eu não curto muito escrever sobre isso e às vezes eu me abstenho por longos meses de sequer ler sobre o assunto, porque embora eu ache o tema serial killers neurologicamente fascinante (e talvez por isso eu curta os filmes e livros do gênero) ler sobre certos crimes me embrulha o estômago. Eu tô faz meses tentando terminar de ler o livro sobre assassinos psicopatas da editora Dark Side, que eu ganhei de presente de uma amiga querida, mas tá treta… tem que ser em doses homeopáticas porque realmente mexe comigo ler sobre como existe tanta maldade dentro de algumas pessoas.

Mas nem era disso que eu queria falar… foca no post Shao… voltando pro filme. Fez um sucesso estrondoso… criou-se dois dos personagens mais carismáticos do cinema de todos os tempos. Interpretados por dois atores geniais… Jody Foster, como a jovem agente do FBI Clarice Starling e Anthony Hopkins como o médico/serial killer Hannibal Lecter. Deu origem a mais filmes… “Hannibal”. “Dragão Vermelho” e “Hanibal A Origem do Mal”, bem como uma série também chamada “Hannibal”. Logo, podemos ver o tamanho do fascínio que o personagem exerce sobre as pessoas… até onde esse fascínio é devido a forma como o personagem foi criado, e como ele foi interpretado pelo gênio de Anthony Hopkins… isso eu deixo para vcs responderem. Falando nele olha a cara dele aqui embaixo… fala pra mim se não dá medo… o cara interpretando o mau encarnado só com o olhar… flutuando entre a sanidade, a loucura e a escuridão pura da maldade humana.

so=ilenciodosinocentes2

 

Como eu disse… o filme ganhou muitos, mas muitos prêmios mesmo… (vcs podem clicar aqui para conferir todos os prêmios que a película ganhou… entre eles, claro… Oscar de melhor filme, melhor ator para Hopkins e melhor atriz para Foster. Mas, sem mais delongas bora pra história do filme que é mais ou menos assim: Temos a jovem agende do FBI Clarice Starling que é escalada pelo diretor do FBI e seu superior para ir até um presídio de segurança máxima para entrevistar o  inteligentíssimo e perigosíssimo médico e Serial Killer Hannibal Lecter.

Clarice é escalada porque é bonita e faz o ‘tipo físico’ que Lecter gosta… isso fica logo de cara explícito para o expectador do filme. Até porque ela é muito jovem e muito inexperiente para ser escalada para uma missão dessas. Mas os investigadores de um outro caso de assassinatos em série estão desesperados então eles lançam mão de qualquer advento para resolver o caso. E eles estão desesperados porque uma das vítimas é filha de uma senadora, e eles querem tentar ver se conseguem salvar a moça… já que o assassino em questão, conhecido como Búfalo Bill costuma manter as vítimas em cativeiro por um longo tempo antes de matá-las.

Búfalo Billl sequestra diversas moças (gordinhas geralmente) e as mantem em cativeiro por um tempo e depois ele as mata e descarta os corpos. E os investigadores acreditam que existe uma ligação entre Búfalo Bill e Hanibal Lecter e cabe à inexperiente Clarice descobrir esse elo e utilizar isso na investigação para encontrar o cativeiro da filha da senadora antes que Búfalo Bill a mate.

Acontece que Lecter não vai voluntariamente ajudar ao FBI, Hannibal vai revelando detalhes aos poucos para Clarice e ao mesmo tempo mexendo com a mente da jovem agente afinal de contas ele é um médico psiquiatra e ele usa seus conhecimentos e sua inteligência sempre para o mal, sempre para atingir seus objetivos, sempre em prol dos seus próprios interesses. Acontece que Hannibal se interessa e começa a gostar de Clarice, o que não impede que ele mexa com sua cabeça mas… ele resolve ajudar a moça e lhe dá pistas verdadeiras sobre Bufalo Bill para ajudá-la a chegar até ele… mas… claro… isso também vai ajudá-lo. Porque enquanto o FBI vai estar ocupado caçando Billl Lecter planeja uma fuga… pois ele está condenado a prisão perpétua pelos seus crimes.

claricestarling

Com o passar do filme a gente descobre que Bufalo Bill é um transexual, ele é uma mulher preso no corpo de um homem, mas depois de tentar várias vezes ele não conseguiu aval para fazer a operação de mudança de sexo… por conta de suas instabilidades emocionais. O filme mostra que ele tem diversos problemas mentais. Então ele começa a matar as moças… e ele mata gordinhas porque ele quer a pele delas… (nojento, eu sei…) ele as deixa passar fome um tempo, até elas emagrecerem e ficarem com pele solta então ele as mata, remove a pele e ele está costurando para si uma roupa de mulher com a pele das suas vítimas. Seguindo as pistas de Lecter.

Clarice descobre o esconderijo de Bufalo Bill e vai para o confronto… enquanto isso… Lecter coloca em andamento seu plano de fuga… E eu duvído que vc não tenha assistido ainda a esse filme… mas caso vc não tenha assistido, eu não vou contar o que acontece daqui pra frente, vcs vão ter que assistir para ver o que acontece com Clarice e o que acontece com Lecter.

É um filme extremamente tenso… todas as interações de Clarice e Lecter são tensas é uma batalha de mentes onde vc vê a jovem e inexperiente Clarice expor suas fragilidades em troca de informações que apenas Lecter tem para poder resolver o caso. Vc vê a genialidade maligna do Lecter que ao mesmo tempo que ele quer prejudicar Clarice e deixá-la frágil ele admira a força do caráter da moça. E que Clarice apesar de desprezar o assassino serial ela ao mesmo tempo admira a inteligência de Lecter. Mas ambos se acham mais espertos que o outro… então cada troca de conversas é um confronto, uma competição, como um jogo de xadrez onde no final das contas os dois estão tentando ver quem na realidade é o mais inteligente.

hanibal

Vou terminando este post por aqui… deixo vcs com essa piscadinha marota do Hannibal e se vcs nunca viram esse filme, peloamordedeus, vão ver porque é um filme muito bom, um dos melhores filmes de todos os tempos. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao