motivação

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… De verdade, eu tô legal mesmo… cansada, mas legal. Parece que eu consegui finalmente me livrar da gripe danada que estava me perseguindo. Eu ainda estou dando uns espirros… mas eu não sei se é restinho de gripe ou alguma alergia porque o tempo anda meio louco aqui em Sampa entonces… pode ser que seja a gripe querendo voltar né gente?

Mas… nem era disso que eu queria falar no texto de hoje. Hoje, como todo o domingo a gente vai viajar um pouquinho na maionese. Vamos filosofar juntos… Eu tenho reparado nos acessos dos posts que esses textos onde eu abordo pensamentos e sentimentos tem bastantes acessos… que os leitores aqui do blogue curtem bastante este tipo de texto. O que eu acho deveras interessantes.

Mas então… voltando ao tema… uns tempos atrás, não sei se vcs se lembram… eu tava me sentindo meio perdida… tipo. Ahhh beleza, terminei a minha pós e agora? O que farei? Qual o próximo passo? Eu estava mesmo sem saber o que fazer e para onde ir então… depois de avaliar como está a minha vida no momento, e o quão diferente ela está do que eu gostaria que ela estivesse… eu resolvi tomar uma decisão mais racional e menos emotiva com relação á vida e resolvi começar a estudar para o Exame da Ordem dos Advogados… para finalmente depois de oito anos que eu tinha me formado tentar prestar esta prova. e tentar tirar a carteira que dá permissão ao Bacharel em direito de advogar. E desde então é o que eu tenho feito…

Entretanto, diversas coisas aconteceram… infelizmente a vida da gente não é feita apenas de decisões do tipo, ahhh o que eu vou estudar agora, ahhh invisto ou não na minha carreira. A nossa vida envolve outras pessoas e um monte de coisa aconteceu, na minha família estendida, que abalou um pouco a minha saúde que como vcs sabem tem seus diversos autos e baixos por conta da diabetes. E eu tenho tentado desde 2015 cuidar melhor da minha saúde… mas certas coisas, que mexem com os nossos sentimentos, com a nossa cabeça mexem também com a nossa saúde e basicamente foi isso que aconteceu comigo nos meses finais de 2017…

Eu passei por dois momentos bem complicados… eu tive uma suspeita de nódulo na mama (como a maioria de vcs sabem minha mãe faleceu por conta de um câncer de mama) e a minha avó passou muito mal e quase morreu porque quem estava responsável por cuidar dela simplesmente não dá a mínima pra nada na vida… e essas duas coisas me abalaram muito e eu meio que surtei umas três vezes… eu não me lembro se eu cheguei a comentar aqui no blogue, acho que não mas eu fui três vezes para o hospital. Tive que ficar em observação e teve uma vez que eu tive até que tomar calmante tamanho o nervoso e o estresse que eu passei…

Eu cheguei no meu limite físico e emocional e eu não gostei de como minha cabeça e meu corpo estavam reagindo às situações que se apresentaram na minha vida. Naquele instante eu percebi, com a ajuda dos meus médicos, dos meus amigos que era a minha cabeça que não tava legal e que tudo isso estava refletindo na minha saúde. Então eu comecei… (isso eu acho que comentei aqui no blogue) a fazer terapia no final do ano passado.

Eu estava me sentindo bem triste, bem desmotivada depois das coisas que aconteceram. ma enfim… demorei quarenta e um anos mas, resolvi fazer terapia. E tem me ajudado bastante… Eu descobri com a terapia, faz umas semanas que  não eram apenas os problemas que eu tinha que estavam me fazendo mal e piorando a minha saúde, piorando a minha diabetes, o que estava mesmo me deixando doente era meu sentimento de incapacidade de mudar certas coisas e minha incapacidade de aceitar aquilo que eu não podia mudar… Uma das coisas que eu percebi também é que fazer as coisas sem motivo estava me deixando triste.

E vamos e convenhamos… fazer as coisas focadas apenas na razão lógica não é lá muito humano… E basicamente era o que eu estava fazendo já fazia muito, muito, muito tempo… mas que se intensificou no ano passado… especialmente nos últimos seis meses. Eu escolhi estudar para a a minha segunda área de formação, mas eu não estava motivada… me faltava motivação e eu estava ficando triste.

A gente precisa de motivação, de uma motivação específica que te impulsione para sempre. E mesmo que o motivo seja importante apenas para a gente… que seja um motivo bobo para a maioria das pessoas é ele que vai te dar forças para não desistir das coisas, para não largar de mão. 

E agora eu tô mais feliz com algumas escolhas que eu fiz neste ano. Não que minhas escolhas fossem erradas, mas elas eram extremamente racionais. Sabe quando vc pensa… bom, eu gosto de escrever, eu queria ser escritora… mas eu vou ter que largar de investir nos meus livros, para estudar pra OAB que é uma coisa que eu sou boa mas não curto muito… a gente tende a focar em como é ruim e em como gostaríamos de estar fazendo outra coisa. Mas depois de conversar bastante com a minha terapeuta eu entendi que eu precisava fazer essa conexão… do porquê eu estava fazendo as coisas… o que eu tinha que fazer era focar no motivo pelo qual eu estava focando em estudar para a OAB.

E deixa eu contar para vcs uma coisa… é bacana quando o racional e o emocional se encontram e um diz pro outro: Ei amigo, que legal… eu também tô indo pra aquele lado… vamos juntos! Depois que eu fiz essa conexão me deu mais gana de estudar. E onde eu estava desanimada agora eu estou bastante encorajada a estudar. Meus estudos nesses últimos tempos tem andado bem melhor do que eles estavam andando nos primeiros meses. Então eu estou bem contente…

E eu vou terminando este post por aqui, porque ele ficou bem maior do que eu esperava… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao