diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Eu sei que eu tô falando muito do assunto, eu sei que os últimos três posts foram sobre diabetes, saúde e remédios… e este blogue tá parecendo mais um blogue de diabetes do que um Diário de Bordo da Shao, mas… amiguinhos, tia Shao tem diabetes, e a danada da diabólica (como eu carinhosamente a apelidei) toma um tempo bem grande da minha vida então… de vez em quando eu tenho que falar sobre ela… mas eu prometo que não vai ser sempre assim… no próximo post a gente fala de coisa divertida beleza? Os últimos três posts apenas coincidiram de terem temas bem próximos e conectados.

Dito isto… hoje vamos mais uma vez tratar de um assunto que é de utilidade pública. E eu vou responder pra galera (especialmente a galera que mora no Município de São Paulo) uma pergunta que sempre me fazem. Como é que faz para poder pegar o KIT Diabetes nos postos de saúde (em São Paulo – porque em outros municípios eu não sei como funciona). Em primeiro lugar, o programa de controle da DM (Diabetes Melitus) é um programa do SUS. Então as verbas para remédios e tudo mais vem diretamente do Governo Federal pro SUS que por sua vez distribui para as Prefeituras de cada cidade. E cada cidade coordena esse programa de acordo com suas leis, necessidades, etc.

Essa informação é importante vc saber por quê? Porque não sei se vcs se lembram há um tempo, eu reclamei que os KITS bem como os remédios estavam em falta nos postos de saúde de Sampa e eu vi nas redes sociais que em algumas cidades, umas longe outras perto, eles também estavam em falta e em alguns lugares eles continuam em falta. Eu sinceramente não sei como funciona certinho. Eu preciso pesquisar sobre isso quando eu tiver um tempinho… Eu não sei se o SUS manda a verba ou se eles compram os KITS e enviam para as Prefeituras… seja qual for o método, se está em falta, e o SUS afirma que enviou os recursos alguém tá desviando isso aí… (seja o dinheiro, seja os insumos e remédios mesmo).

Eu prometo que eu vou pesquisar isso, de como é feito… se o SUS envia a grana ou o material e farei um post sobre isso. Mas por hora, vamos focar no tema do post. Como é que se faz então para obter esse KIT nos postos de saúde. Em primeiro lugar, vc precisa ser insulinodependente, ou seja, vc tem que ter diabetes (independentemente se tipo 1 ou 2) e seu médico tem que ter receitado uso de insulina para vc. A pessoa que tem diabetes e não faz o uso da insulina, que controla com outros remédios (Metiformina etc) não tem direito ao KIT (o que eu acho uma puta sacanagem… aí tinha que mudar) talvez por ter que fazer um controle menor das glicemias… whatever.

Então beleza, vc foi no médico, ele te diagnosticou com diabetes e achou por bem tratar vc com insulina. Vc vai pedir pro seu médico (um Endocrinologista tá?) fazer para vc um papel, para vc levar no posto de saúde do seu bairro fazer um cadastro para vc poder retirar mensalmente todo o KIT necessário para fazer o controle da diabetes. Mas não é qualquer papel… tem um formulário específico que é ESTE AQUI

De novo, esse formulário é usado no Município de São Paulo, (clique no Link anterior para acessar o site da Prefeitura e ler sobre o programa – Não tá muito bem explicadinho, mas sem crise porque eu vou explicar agora) eu não sei como é em outras cidades, pergunte ao seu médico, ou dê uma passada no posto de saúde e converse com a Assistente Social para descobrir direitinho como funciona na sua cidade beleza?

Aí com esse formulário preenchido e todas as receitas e tal vc vai até o posto de saúde da sua região (que geralmente é aquele que fica mais perto da sua casa) leva, seus documentos, um comprovante de residência, mais a papelada toda que o médico te deu e vc vai falar com a Assistente Social e fazer um cadastro. Ela vai falar para vc quais os documentos necessários… Geralmente são esses que eu já descrevi mas vamos de novo pra ficar claro… o formulário do médico, a receita com seus remédios, RG e CPF, comprovante de Residência (e é bom vc sempre levar o original e uma cópia). E eles vão criar lá uma pasta e um cadastro pra vcs.

É o Posto de Saúde que vai cadastrar vc no programa do SUS beleza? No meu caso… depois que eu levei os documentos e fiz o cadastro no posto eles me falaram assim: “Olha, agora vc aguarda em casa por mais ou menos uns três meses, e a gente te liga pra vc vir retirar o primeiro KIT que vem completo, com o aparelho de medir inclusive. Se vc quiser comprar o aparelho, beleza, mas não precisa porque vc vai ganhar um.”

Então eu esperei os três meses e eles me ligaram pedindo para eu ir lá retirar o primeiro KIT. Nesse primeiro KIT veio, o glicosímetro (que é o aparelho de medir), tiras reagentes (que são umas fitinhas que vc coloca no aparelho e depois pinga uma gota de nelas sangue para medir a taxa de açúcar do sangue), lancetas (para furar o dedo), seringas (para aplicar a insulina) e uma caixa de papelão para depositar os objetos com sangue e as agulhas (porque não pode jogar essas coisas no lixo comum).

Depois que vc pega esse primeiro KIT que vem o aparelho. A enfermeira que faz a entrega vai te orientar a pegar um formulário DESTE AQUI a cada três meses para trazer novamente no posto de saúde… Então pelo menos uma vez a cada três meses vc tem que passar no médico, fazer exames de sangue e pegar a sua receita nova e um novo formulário preenchido. Nos KITS seguintes, que vc vai retirar mensalmente vem só os insumos para vc medir (tiras reagentes, lancetas, seringas, caixa coletora). Como eu já disse anteriormente tem gente pra caramba com diabetes no Brasil e no mundo, então… vc tem que ter o cuidado de sempre levar o formulário novo preenchido quando ele vencer e não deixar de pegar o KIT nenhum mês, se vc ficar sem ir pegar, ou vc pular os meses, vc pode ser desligado do programa e outra pessoa vai ser colocada na sua vaga. Infelizmente em alguns lugares tem limitações no número de vagas… E como eu já disse em outros posts anteriores, esse material todo é bem caro… a gente paga imposto pra caramba nesse Brasil… nada mais justo que a gente ter acesso a isso sem ter que gastar mais ainda do nosso salário.

Como vcs podem ver é um processo bem simples, um tanto quanto burocrático claro e o primeiro KIT demora um pouquinho, mas é bacana ter um programa desses aí pra gente. Muito país de primeiro mundo não tem um programa assim. E eu sei que eu critico pra caramba o programa (porque ele podia ser melhor, podia fazer mais e melhor pelos diabéticos) mas ele existir e funcionar (quase sempre) é bem bacana, já é um bom começo. Principalmente na luta com uma doença tão cruel e silenciosa como a diabetes. Nesse caso, toda a ajuda, por mínima que ela pareça… é bem vinda.

Vou terminando este post por aqui, espero que ele tenha sido útil em alguma coisa, espero que vcs tenham curtido… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao