Before-I-Wake-feat

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Mais uma sexta chegou, e como num dos posts anteriores o filme que eu resenhei era bem ruim e eu não recomendava ele para vcs assistirem, eu procurei ver, no meu tempo livre, vários filmes na esperança de que pelo menos um fosse bacana para eu poder fazer uma resenha aqui.

E nem foi um dos filmes que eu escolhi assistir que se destacou, foi um que me recomendaram. Aliás, que mandaram em assistir. Beleza então. É um filme de terror chamado “Sonhos da Morte” (“Before I Wake” no original em inglês, mais uma vez o nome original bem mais interessante que o nome que os responsáveis pela divulgação do filme deram para ele no português). Aliás, vcs sabiam que não são os tradutores que fazem a tradução e as legendas ou dublagem do filme que são responsáveis pelo nome do filme em português? Pois é… a escolha vem de cima, dos executivos responsáveis pela divulgação, marketing e distribuição do filme. Por isso tem tanto filme que o nome em português é tão nada a ver com o nome original.

Mas nem era disso que eu queria falar. Voltado ao filme… é um terror psicológico, meio drama e que ao mesmo tempo quer dar susto nas pessoas que estão assistindo. A história do filme é mais ou menos assim. Temos um casal, bastante jovem, que está passando por um momento difícil de luto. O filho deles morreu afogado na banheira de casa e eles estão tentando superar a dor da perda. A esposa está fazendo terapia em grupo, com vários pais que perderam seus filhos e o rapaz está tentando seguir em frente do jeito dele.

Então… um belo dia eles resolvem que talvez, fosse interessante transformar a casa deles numa casa abrigo para crianças que estão esperando para serem adotadas. Na esperança de que a convivência com outras crianças, que precisam de ajuda e de abrigo vá ajudá-los a superar o luto. Acontece que a primeira criança que eles recebem na casa é um garotinho, que já foi adotado e devolvido três vezes. Da primeira vez o casal que o adotou foi encontrado morto, da segunda vez a mulher do casal morreu e o cara devolveu o menino e da terceira fez o casal simplesmente desapareceu e o menino foi encontrado pelos vizinhos sozinho e com fome mais de um mês depois do desaparecimento do casal.

Então ele é considerado pelo sistema que cuida das crianças órfãs uma criança problemática. Entretanto a assistente social que cuida do caso do menino, não revela esses detalhes, esses problemas para esse casal. Ela apenas diz que ele é um menino muito bonzinho e que não entende porque ele foi abandonado, e devolvido tantas vezes. E ela conta ao casal toda a triste história do menino, como ele era filho de uma mãe solteira, que não tinha nenhuma família e ele foi parar no sistema depois que a mãe dele morreu devido um câncer muito agressivo quando ele era bem pequeno.

E lá vai então o moleque pra casa desse casal e logo na primeira noite que o menino está na casa. Coisas estranhas começam a acontecer na casa assim que o menino adormece. Um monte de borboletas coloridas aparece na casa… mas logo em seguida elas somem. A princípio eles não ligam os ‘fenômenos inexplicáveis’ ao menino mas depois de algumas noites eles começam a perceber, que as coisas estranhas sempre e só acontecem quando o menino está dormindo. Ou seja, crianças aquele menino tem poderes especiais e quando ele dorme, as coisas que ele sonha ganham vida. E geralmente ele sonha com aquilo que contaram para ele durante o dia.

Então um dia a mulher conta para o menino que ela tinha um filho que morreu, e mostra para o menino a foto do filho dela, e o menino então sonha com o outro garoto morto o que faz os pais verem o filho vivo novamente na sala. Mas no meio daquele reencontro emocionado o menino acorda, e o sonho acaba. Mas não são apenas coisas boas que acontecem quando o menino dorme. Coisas ruins também acontecem… e vc vai percebendo que tem uma criatura estranha que sai dos sonhos do menino e mata ou machuca as pessoas.

E o coitado do moleque começa a se esforçar que nem um louco para ficar acordado para não correr o risco dessa criatura sair dos sonhos dele e matar alguém. Ele toma remédio escondido pra ficar acordado, ele toma red bull. Mas claro, nem sempre ele consegue ficar acordado e quando ele finalmente é vencido pelo cansaço e dorme, as desgraças acontecem.

O rapaz que é uma das pessoa que cuida do menino então começa a investigar algumas coisas, a mulher também, sobre o passado do menino. Mas, para piorar a situação toda… a idiota da mulher, que ainda não superou a perda do filho, começa a querer que o moleque durma e a mostrar pra ele direto, fotos e vídeos do filho morto dela. Para que o menino sonhe com o filho dela para que de alguma forma ela possa ter de volta o filho morto. O marido dela repreende ela e ela fica dando a desculpa que o menino precisa descansar, que ele precisa dormir. E o rapaz diz que ele precisa dormir sim, mas não para satisfazer a vontade dela de rever o filho morto do casal.

Acontece que os sonhos do menino vão ficando cada vez mais violentos, mais perigosos e a mulher que cuida dele é uma imbecil… ela quer porque quer ficar revendo o filho, então ela dá um remédio para o menino dormir, para ele não conseguir acordar assim ela vai poder ficar mais tempo com o filho falecido. E é aí que a desgraça toda acontece…

E eu já falei demais… hahahahaha… eu vou parar por aqui porque eu não quero dar spoiler no filme, eu quero que vcs vejam, porque assim… é um filme bem legal. Pela primeira vez eu chorei vendo um filme de terror. Mas acho que foi porque é um terror meio psicológico, que tem a ver com o trauma do menino de ter perdido a mãe e como ele lida com isso dentro da cabeça dele eu meio que me identifiquei com a perda dele. O final é bem mirabolante, mas faz um certo sentido… vc finalmente consegue entender o que rolou.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao