soundhound

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… hoje é sabadão (para vcs porque para mim é quinta-feira – e eu encontrei um tempinho para escrever – para vcs terem ideia eu tô escrevendo este post no meu celular no posto de saúde esperando a minha vez de ser atendida) e é aquele dia da semana que a gente pode falar de tecnologia.

E eu ando bem sem grana ultimamente, eu comprei umas coisinhas baratinhas que estão para chegar pelo correio, mas ainda vai demora um tempo pra eu então poder fazer a resenha então vamos focar em coisas gratuitas, e tecnológicas que eu efetivamente uso. E às vezes são coisas que se tornaram tão cotidianas que a gente sequer se lembra que as utiliza no dia a dia e o quanto elas facilitam a nossa vida. Tipo os aplicativos que eu uso para me ajudar a controlar a minha diabetes… atualmente eu uso pelo menos quatro aplicativos e eles são tão comuns para mim no meu dia a dia que eu esqueço de comentar aqui ou em qualquer outro lugar o quão úteis eles são e o quanto eles me ajudam o que é uma pena porque… ele poderia estar ajudando outras pessoas também.

Então hoje eu resolvi falar de um aplicativo que eu uso, já faz muito tempo e que eu acredito que ainda não falei dele aqui para vcs, o Soundhound. Que é um aplicativo que é basicamente um aplicativo que eu uso para descobrir músicas e bandas novas. Antigamente (sim eu sou velha, isso era bem antigamente mesmo), a gente ouvia músicas novas no rádio… sim, a gente tinha a nossa estação (ou estações) de rádio favorita e a gente ouvia as músicas que tocavam e então de vez em quando tocava uma música que a gente não conhecia e a gente tinha que esperar o locutor da rádio falar o nome da música para a gente descobrir que música era aquela que a gente tinha curtido tanto.

No meio dos anos oitenta, euzinha não tinha internet, eu só fui ter acesso à internet quando eu entrei na faculdade. E era aquela internet discada, lenta do caramba… então, não tinha como a gente acessar a internet e pesquisar sobre bandas e músicas. Uma das formas era essa… esperar o locutor falar, ou então pesquisar em revistas especializadas em música. Com a popularização da internet ficou mais fácil a gente pesquisar as coisas e conhecer mais músicas e bandas legais. Mas… com a invenção dos Smartphone, muitas coisas, muitas funções da internet migraram para nossos celulares… algumas delas no formato de aplicativos.

E essa é a ideia por trás desse aplicativo. Agora com esse aplicativo (tem outros que fazem a mesma função tá galera, esse é só o que eu uso) vc tá de boas, assistindo um filme, uma série ou ouvindo rádio mesmo (eu ainda ouço rádio…) e vc ouve uma música e vc curte e vc pensa… Nossa, que música maneira essa, quem canta? Qual o nome da música? E o jeito de vc utilizar o app é bem simples, vc abre o app… acho que tem que fazer login, criar uma conta e coisas assim. E então tem um botão “escutar” que vc clica e o microfone do seu celular vai ouvir a música que está tocando e te dizer que é o artista, qual o nome da música, do álbum.

E se vc for assinante de um daqueles programas de streaming de música (tipo Spotify e Dezzer ou outro), vc pode diretamente do app Soundhound ir para o seu app de streaming de música e add a música, o artista ou o álbum à sua playlist. Eu descobri várias músicas bacanas usando este app e ele quase sempre funciona. Sim, ‘quase’… porque o app não é perfeito, às vezes ele não encontra aquela música ou aquele artista que vc tá procurando. Às vezes a música que vc está procurando não foi incluída na base de dados do app ainda porque é uma música nova. O mesmo acontece também quando é uma música muito alternativa ou muito antiga. Mas esses problemas são passageiros e eles estão se tornando cada vez mais raros conforme a base de dados do app vai crescendo.

Ahhh e uma coisa legal… com o SoundHound basta vc cantarolar um pedacinho da música que ele reconhece a dita cuja. Ou falar o nome de uma música ( caso vc saiba) e ele geralmente encontra. Ou seja, não precisa ser o som original para ele reconhecer a melodia. Ele também te dá a letra da música, uma das partes mais legais é que ele vai mostrando a letra em sincronia com a música tocando e vc pode ir cantando junto… aparecem também algumas informações sobre o cantor ou banda, e ele ainda te indica o Twitter ou Facebook original do artista. 

Outra função bem, bacana do app é que vc pode usar ele para controlar via voz o seu player de música. Para mim por enquanto essa função não é muito útil. Mas eu tenho planos de comprar mais para frente aquela caixa de som inteligente da Google e aí sim vai ser interessante. Ele funciona mais ou menos como o assistente do Google, ou como a Siri assistente da Apple mas ele é voltado para música. Vc diz, Ok Hound e diz para ele tocar uma música e ele toca. Como eu disse anteriormente se vc habilitar ele junto ao seu app de streaming de música essa funcionalidade é bem bacana. Porque vc pode criar suas playlists e então dizer. Ok Hounbd, play playlist tal… e ele toca a playlist tal do seu app de streaming de música. Bem útil para se vc tá no carro, no trânsito e não pode ficar digitando à procura de uma playlist (infelizmente o sistema de som do meu carro ainda não é tão inteligente hahahaha eu teria que fazer umas gambiarras para ele funcionar e no momento eu ando com pouco tempo e muita preguiça). 

Se vc também estiver num lugar muito barulhento, na rua por exemplo, ou no trânsito e se o microfone do seu celular não for tão bom pode acontecer do app não ‘ouvir’ direito a música que vc está tocando e aí ele não te dá nenhum retorno. Mas assim em geral o app é muito legal e em cada dez pesquisas que eu fiz, nove me trouxeram resultados e foi mais uma canção ou banda nova que eu encontrei. Então eu recomendo pra caramba esse app.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao