diabetesm
Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Tô lutando aqui para manter a minha diabetes controlada. Desde Janeiro eu estou focando na dieta, nos exercícios, tomando meus remédios nos horários certos e tentando manter a danada da glicemia mais controlada, abaixo dos 150 dos 130… porque no final do ano, por causa das festas e do estresse de final de ano ela começou a ficar meio louca e antes que ela enlouquecesse de vez eu falei… não pera aí amiga volta aqui.

E como eu já disse aqui para vcs… eu amo tecnologia e que sempre que aparece um aparelho, um aplicativo, uma nova tecnologia que pode me auxiliar a controlar minha diabetes, a manter os níveis de açúcar controlados e tal… e um dos melhores apps de controle de glicemia é o Diabetes:M aliás é um dos aplicativos melhores avaliados para Android na Playstore e um dos melhores avaliados também na Applestore. E eu baixei ele para testar e comecei a usar e não parei mais. Eu uso eles faz… mais ou menos uns dois anos. E é um dos melhores apps que eu uso por conta das estatísticas que ele me dá… ele é um dos mais completos.

Mas como se isso não bastasse os desenvolvedores do programa estão sempre adicionando melhorias a ele. E uma das muitas melhorias que eles adicionaram de uns tempos para cá foi adicionar a possibilidade de fazer leituras com alguns aparelhos, uns deles o sensor do Freestyle Libre (que eu uso já faz um ano e um pouquinho, leia tudo sobre ele nesses 1, 2, 3, 4 posts)… Eu fiz um post aqui  faz umas semanas que é o Libre Scan, que basicamente é um app que lê o sensor e manda as leituras para o Diabetes:M. E uma das minhas maiores reclamações sobre esse app Libre Scan é que ele lia e salvava apenas a leitura do momento… e eu cheguei a comentar que, seria bem bacana se ele lesse todos os dados das últimas oito horas que estejam armazenados no sensor.

Acontece que… um outro aplicativo que eu também já usava adicionou essa funcionalidade. Outro dos meus apps favoritos, um app que eu uso para transformar o seu celular em um leitor do sensor o Glimp (eu já falei também deste app aqui e aqui ), aliás eu preciso fazer um post só desse app porque ele é bem legal. Então no Glimp, vc faz a leitura dos dados do sensor do Freestyle Libre e ele baixa todas as oito horas de dados que ficam armazenadas no sensor e de um tempinho para cá eles integraram os serviços deles, fizeram uma parceria com o aplicativo Diabetes:M.

Como eu tinha que fazer antes de eu descobrir essa interatividade entre os programas? Eu usava o Glimp para medir a glicemia e depois eu tinha que inserir os dados manualmente no Diabetes:M acontece que agora eu não preciso mais fazer isso… assim que eu faço as leituras com o Glimp ele automaticamente manda todas as leituras para o Diabetes:M. E o sensor do Freestyle Libre ele lê os dados do sangue da pele a cada dez minutos… Então agora… cada vez que eu uso o Glimp para ler os dados do sensor ele manda TODAS as leituras para o Diabetes:M o que é ótimo porque mais dados, uma leitura melhor, mais detalhada de como os níveis de açúcar no sangue se comporta em cada horário, dependendo do que eu como, quanto eu durmo…

E esses dados são tão importantes galera que sexta-feira passada eu pude jantar um prato de macarrão à bolonhesa sem ter hiperglicemia (hiperglicemia é quando sobe muito os níveis de açúcar no sangue e geralmente isso ocorre quando vc come muito carboidrato – e macarrão é puiro carboidrato – e não injeta insulina suficiente… mas isso é bem complexo) o que é importante é que a gente aprendendo como esses níveis de açúcar se comportam dá pra comer de tudo, sem passar vontade e sem perder o controle da diabetes.

É claro que só o app e os dados do app não são a solução eles somente auxiliam vc a conseguir solucionar os problemas da diabetes. Vc tem que primeiramente ter uma dieta adequada à sua doença e ao seu biotipo, se precisar de ajuda com isso é legal procurar uma nutricionista ou uma nutróloga, comer a cada três horas, tomar os remédios, saber aplicar a insulina certa (tem vários tipos de insulina e é bacana vc procurar um endocrinologista para vc encontrar a melhor insulina pra vc, para o seu caso) na hora certa e na quantidade certa de acordo com o que vc comeu ou vai comer.

Vc tem também que fazer exercícios físicos todos os santos dias… tem que saber o que comer antes, durante e depois dos exercícios para não ter episódios de hipoglicemia também… Mas os dados são muito importantes para vc saber como a sua glicemia se comporta para vc poder corrigir, seja comendo alguma coisa se ela estiver muito baixa seja tomando uma dose de insulina se ela estiver muito alta, seja ajustando a hora e a quantidade e a qualidade do que vc come e ajustar também a insulina.

É trabalhoso? Claro que é… mas é necessário porque né? Para quem é diabético, as complicações que podem surgir do descontrole dos níveis de açúcar são terríveis e podem até mesmo levar à morte. E como vcs podem ver… na imagem no começo do post o app realmente oferece uma gama enorme de dados para vcs conhecer melhor as reações do seu organismo e por conseguinte tem uma ferramenta bem bacana para auxiliar vc no controle dos níveis de açúcar no sangue. O programa ainda oferece isso tudo gratuitamente, e se vc quiser e puder ele tem uma versão premium na qual vc tem que pagar uma anuidade e vc tem outros dados, outras análises mais profundas e tal…

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao