fattisentire

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Hoje é mais um daqueles dias que a gente banca o fã louco e fica falando pra caramba de um artista que a gente ama… hoje é dia de falar do CD novo (ainda se usa falar CD?), do Álbum novo da Laura Pausini… uma das minhas artistas favoritas… não faz tanto tempo assim que eu comentei o single desse mesmo CD…

Bom, e era para eu ter comentado esse lançamento há umas duas semanas, porque o lançamento oficial foi no último dia 16/03 mas… eu não o fiz por três razões… Primeiro, que eu tinha que ouvir as músicas novas algumas vezes para ter o feeling do álbum, para tanto eu precisava de algum tempo. Segundo que eu tô mesmo muito cansada e muito sem tempo. E terceiro… cronograma do blogue… HOJE é dia de falarmos de música… então hoje vamos falar de música.

Antes de começar a falar do álbum, deixa eu dizer que toda a vez que eu vou falar de um trabalho específico de um artista eu fico na dúvida se eu faço uma análise faixa a faixa ou se eu falo do álbum em geral como se ele fosse uma grande canção… uma grande mensagem que o artista quer passar. Dessa vez eu escolhi fazer do segundo modo.

Três músicas já tinham sido lançadas antecipadamente e eu curti todas as três. Tanto a música quanto a letra. Mas as letras estão em italiano Shao vc fala italiano. Muito mal hahahaha, eu entendo bastante entretanto porque eu cresci ouvindo. Primeira coisa… existem três tipos de álbum no mundo da música (independente do estilo, do cantor, de talento…) tem aquele que vc ouve uma vez e se apaixona, se identifica. Tem aquele que vc tem que ouvir algumas vezes para ver se gosta e no final vc acaba gostando em sua maior parte… E tem aquele que vc ouve e fala… credo, nunca mais eu quero ouvir isso. E existem o quarto tipo que são uma mistura desses três anteriores.

Eu já ouvi o álbum novo algumas vezes e deixa eu dizer uma coisa para vcs… ele é uma mescla do primeiro e do segundo (pelo menos para mim). Algumas músicas eu ouvi e amei assim de cara. Outras eu tive que ouvir mais de uma vez para começar a gostar, mas depois de algumas vezes eu pensei… nossa que música linda! Assim sendo, diversas músicas desse trabalho chamado “Fatti Sentire” da italiana já entraram em algumas das minhas playlists do Spotify.

Musicalmente falando o álbum todo é muito eclético, mas não é algo que deixa o álbum desequilibrado e as canções desconectadas umas das outras. E eu gosto da musicalidade da Laura, ela escreve as canções e trabalha com músicas extraordinários, talentosos pra caramba, quem já a viu tocando ao vivo sabe do que eu tô falando. As músicas em sua maioria falam de amor… algumas fogem um pouco da temática e soam mais aquelas músicas de incentivo, vá adiante, a vida pode estar triste e tal mas vai passar, vai melhorar a força está dentro de vc… o que também já é característico das composições dela.

E apesar da musicalidade dela ser algo que eu curto bastante, as melodias, a harmonia e como ela mescla tudo isso. O ponto forte dela para mim sempre são as letras. Numa época onde temos tanta música vazia de sentido, falando de bunda pra lá e bunda pra cá… e não só no Brasil, mas no mundo as coisas estão assim, é uma alegria vc ouvir um álbum com 14 músicas que tem letra que fazem sentido, que passam uma mensagem. Resumindo… na minha insignificante opinião, as letras são lindas… se vc tirar a música e focar apenas no texto é poesia em italiano. Inclusive eu mandei a tradução da letra de uma das canções desse álbum pro meu irmão via mensagem e ele achou que era uma poesia que eu tinha escrito hahahaha quem me dera!!!

Eu vou colocar a tradução aqui para vcs… não fui eu quem traduzi, vamos dar crédito a quem teve esse trabalho e o fez muito bem feito por sinal. A galera do site Laura Pausini Brasil… um site aliás que eu amo de paixão e acompanho desde que ele surgiu nas internets da vida… se vc é fã da Laura e não conhece esse site (o que eu duvido) cliquem lá e conheçam e visitem. Tem informação pra caramba, coisa legal pra caramba… Se vcs quiserem ouvir a música clique no título da tradução que vai abrir ela no Spotify pra vcs ouvirem.

Tradução
FANTÁSTICO (faça o que você é)

Somos poeira de estrelas
Jogados aqui embaixo
E somos cheios de perguntas
Que você também se faz

Mas as perguntas eram armas
Até que eu soubesse me amar
Por aquilo que sou, e pelo que sou
Porque ninguém pode te salvar
Dos medos que você tem pela frente
Então só você, somente você
Somente você, como você é

Faça o que você é
Faça com orgulho
E para onde estiver andando você chegará
Assim te quero
Faça o que você é
Quando fizer mal
Quando entender que sobre cada erro
Você pode construir um sonho

Preencha os sons, coloque as mãos
Abrace como os furacões
Todos os sonhos do amanhã
Apague a luz, aumente a voz
Fantástico, como você é

Somos almas famintas
De pores do sol e poesia
E da coragem que pertence
A quem nunca foi embora

Ainda acreditamos nos detalhes
As coisas simples e os despertares
Que mudam o mundo, em cada segundo
Nós estamos aqui para nos escutar
E somos feitos para nos amar
Como você quer, como você é

Faça o que você é
Faça com orgulho
E para onde estiver andando você chegará
Assim te quero
Faça o que você é
Quando fizer mal
Quando entender que sobre cada erro
Você pode construir um sonho

Preencha os sons, coloque as mãos
Abrace como os furacões
Todos os sonhos do amanhã
Apague a luz, aumente a voz
Fantástico, como você é

Preencha os sons, coloque as mãos
Abrace como os furacões
Todos os sonhos do amanhã
Apague a luz, aumente a voz
Fantástico, fantástico, fantástico
Como você é

Em geral eu gostei do álbum… acho que tiveram umas duas músicas que eu não curti tanto. As demais eu curti bastante e  eu amei de paixão e eu vou citar apenas essas favoritas para vcs… a primeira faixa “Non è Detto”, a terceira “La Soluzione”, a quinta “Frasi a Metà”, a sexta “Le due Finestre” e a sétima “Fantastico (Fai Quello Che Sei)… essas eu amei e já foram para a minha playlist de favoritas da Laura Pausini.

Então, se vc gosta de música italiana, música latina… eu recomendo pra caramba. Ainda estamos em Março mas eu já comprei meus ingressos para o show da Italiana que vão ser em Agosto aqui em São Paulo.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao