holly

Fala terráqueos, como vão indo a vidinha de vcs? Eu tô legal… eu acho… não sei… hahahhahahahahaha quer dizer, acho que sim. Temos aqui um dia frio, nublado e eu não pretendo sair de casa para ir a lugar algum. Quer dizer, eu deveria ir para a academia, deveria estudar mas… eu resolvi ficar curtindo um livro hoje em casa. Não é sempre que temos um clima tão agradável para ficar de boa… jájá o verão chega e vamos estar com calor para caramba e nada vai estar bom então temos que aproveitar.

Mas como sempre nem era disso que eu queria dizer no post de hoje. Eu estava esses dias lendo sobre o mercado editorial, e autores, e livros lançados e os livros que mais vendem na atualidade e de como é difícil ser um autor de sucesso nos dias de hoje.

E eu acredito que seja mesmo… não que eu entenda muito sobre como é complicado publicar e o que o mercado quer… eu não manjo nada sobre isso. Se eu manjasse estaria rica para caramba sendo editora de sucesso hahahaha. Mas eu não sou, eu sou só uma aspirante a escritora que pena para ter um tempinho livre para trabalhar no seu arremedo de livro. Meu primeiro livro, um livro de poesias foi publicado por uma editora indie onde vc se auto-publica. Não tem festa de lançamento, não tem glamour, não tem divulgação e nem propaganda nos maiores meios de comunicação. Só tem lá o seu livrinho, o link de venda e o seu esforço para divulgar ele para seus amigos e torcer pra ele vender.

Claro que livro de poesias é uma coisa que não vende muito de qualquer forma. Se vc for pesquisar pelas internets da vida o livro de poesias mais vendido não chega à metade do número de vendas do livro de não ficção ou da biografia de algum famoso. E hoje em dia temos os livros dos YouTubers também, que são as novas celebridades do momento juntamente aos cantores de Funk. E esses jovens que são os ídolos da nova geração, portanto são os livros dessa galera, contando a vidinha deles e como eles chegaram ao sucesso que está vendendo pra caramba no momento. Independente do conteúdo desses livros é a famosa lei da oferta e da procura.

E então esses dias eu estava lendo na internet uma pesquisa que dizia que era mais fácil se tornar uma estrela de Hollywood do que um escritor ou escritora ricos e famosos como Stephen King e J.K. Rowling. E que isso se dava porque o número de candidatos a escritores era infinitamente superior ao de candidatos a estrelas do cinema ou estrelas do rock ou coisas parecidas.

E eu não duvido que existam mesmo, aqui estou eu para provar que é verdade e aumentar as estatísticas hahaahahahaha. A reportagem falava outra coisa, falava sobre o mercado editorial e como está explodindo o número de publicações horrorosas que estavam cada dia mais sendo publicadas tanto no mercado editorial mainstream quanto no mercado indie das auto publicações. As maiores críticas da reportagem entretanto era sobre o mercado das auto publicações. De acordo com a reportagem, a culpa era da publicação sem supervisão.

Tipo assim, depois que inventaram esse lance de auto publicação, um monte de gente sem talento está publicando o que bem entende aí graças à internet e agora está aí cheio de livros ruins. Eu não sei se a pessoa que escreveu aquela matéria está certa ou não, deve ser alguém importante no meio editorial, deve ser um crítico que manja pra caramba do que está falando.

Mas, eu como uma quase escritora que adoraria ter mais uns livros publicados, mas que sabe que dificilmente teria espaço numa editora grande porque o tipo de coisa que eu escrevo não tá na moda no momento, não acho que seja material para grandes vendas, fico feliz que exista atualmente esta possibilidade, esta porta aberta para novos autores mostrarem suas obras. Para que novos livros saiam das gavetas e ganhem as prateleiras, mesmo que ganhem pouco espaço nas prateleiras hahahahaha.

Eu estou trabalhando, lentamente, no meu próximo livro (que será meu segundo) e não sei quando ainda terei tempo de me dedicar a terminar o que falta para ser escrito, depois de revisar e conferir tudinho e então formatar e mandar o documento original para a publicação. O texto cru, o material e a história do livro está praticamente pronta… só falta mesmo as partes chatas. Eu tinha planos de terminar ainda este ano mas… acho que não vai dar tempo. Mas uma hora eu termino… mesmo que seja um livro ruim e auto publicado hahahahaha. 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao