DBDS

Fala terráqueos, como vão vcs? Espero que estejam bem… eu tô legal na medida do possível. Minha diabetes tá judiando de mim esses dias, tô meio atacada das hipoglicemias. Eu acho que não andei comendo direito nos últimos dias. Mas beleza, a gente se adapta a esses altos e baixos das coisas que acontecem na vida da gente devido à doença.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar… Hoje eu queria falar sobre o blogue mesmo. Coisa que eu raramente tenho feito aqui no blogue. Falar das mudanças que eu tenho feito, de como eu planejo as postagens… como eu controlo as postagens agendadas enfim, como é o processo de criação dos textos que vcs lêem aqui no blogue. Já vou começando este post dizendo que este texto de hoje era para ter ido ao ar ontem. Aliás ele foi publicado ontem, mas ele estava em branco quase hahahahaha. Eu tinha esquecido de escrever o danado… eu me perdi na organização dos textos e eu tinha certeza que tinha escrito este texto e no final das contas não tinha.

Então eu publiquei ontem o texto que deveria ter ido ao ar hoje e passei a manhã do domingo escrevendo este texto aqui para que ele pudesse ser publicado hoje, segunda-feira. Mas, confusões assim acontecem… Vamos lá então… vamos por partes. Como é que tudo começa?

Começa assim… eu tenho uma ideia qualquer sobre algum tema, então eu entro no site do WordPress e crio um rascunho e deixo o rascunho lá guardado no armazenamento do provedor. E eu posso fazer isso via tablet, via PC, via Notebook, via celular. Geralmente eu faço via celular esse agendamento. Todos os dias eu separo umas duas horinhas para escrever, então quando eu tô em casa, à noite, umas poucas horas antes de eu ir dormir… eu pego esses rascunhos de texto e agendo eles para uma determinada data… então eles ficam pré-agendados, mas não escritos.

E depois que todos os rascunhos estão devidamente pré-agendados eu acesso estes textos pré-agendados e começo a trabalhar efetivamente nos textos. Então os textos ficam no provedor organizado da seguinte forma, temos os posts publicados, temos os agendados (que são aqueles que eu já escrevi, já estão prontos e estão apenas esperando o dia deles chegarem para serem publicados no blogue, temos os textos pré-agendados que estão com a sua data reservada já para a publicação mas o texto não está escrito ainda… são os textos que eu estou escrevendo, que eu estou trabalhando… que eu estou escrevendo. E temos os rascunhos, que são as idéias que eu tive mas que precisam ser um pouquinho mais pensadas um pouquinho mais trabalhadas.

De vez em quando acontecem alguma confusão como ontem e vai ao ar uma publicação que eu não tinha terminado. Por isso que de vez em quando eu preciso usar essas minhas duas horas diárias não para escrever mas para colocar em ordem as postagens, conferir se tudo está certinho. Nem sempre eu tenho tempo para isso… Eu preciso fazer isso, ficar de olho na organização pelo menos uma vez por semana.

Outra coisa que eu tenho que me preocupar também, e isso é uma novidade aqui no blogue que vcs devem reparar a partir de Janeiro do ano que vem, é com os temas dos posts. Eu criei duas planilhas agora esse mês… uma para controlar o tema dos posts, para não ficar repetitivo. Falando do mesmo assunto a semana toda… A partir de Janeiro cada dia da semana vai ter um tema fixo e um post naquele tema. Outra planilha que eu criei foi uma para controlar em qual fase o post está, se está em rascunho, se está agendado, de está em fase de criação…  Mas eu pretendo falar mais disso mais adiante em outros posts… da organização dos posts.

Então, basicamente, o processo de criação é bem assim… eu tenho a ideia, a ideia vira um rascunho, depois o rascunho fica um pouquinho mais trabalhado e vira um post pré-agendado, depois ele automaticamente evolui para um post agendado que é a fase onde eu pego este post e vou efetivamente escrever, editar, formatar e colocar ele na data correta dentro da separação de temas que eu tenho pra então finalmente deixá-lo prontinho para ser publicado.

E quando ele está escrito e pronto. O servidor do WordPress publica ele para mim automaticamente todos os dias de segunda a segunda às sete da manhã, e o próprio servidor também publica uma postagem no meu Facebook também. Então essa fase final é totalmente autônoma. E eu procuro deixar sempre tudo agendado com bastante antecedência. No momento eu tenho prontos, e agendados, prontos para publicação mais de sessenta posts. Então se eu quiser tirar umas férias e ficar umas semanas sem escrever ou se acontecer alguma coisa, eu ficar doente e não poder escrever… os posts vão continuar sendo publicados diariamente por pelo menos mais 60 dias.

Essa coisa de o post ser publicado todos os dias entre as sete e as oito da manhã às vezes me causam problemas porque… Às vezes as pessoas vem falar comigo de manhã, principalmente no final de semana… porque elas viram lá que saiu uma publicação no Facebook ou no Twitter ou no blogue mesmo e elas pensam. Ahhhh a Ceres já está acordada, ela tá publicando coisas na internet. Não gente, em dias da semana eu provavelmente já estou acordada e no trabalho… onde eu raramente posso responder alguma coisa porque eu trabalho com o público e não posso ficar atenta ao celular. Mas nos finais de semana e feriados eu geralmente estou dormindo.

Então é isso, é mais ou menos assim que funciona a mecânica do blogue. Eu queria muito aumentar o número de postagens diárias, mas não sei quando eu vou conseguir essa proeza. Minha meta e daqui uns tempos… Conseguir postar três vezes ao dia… não sei quando. Eu vou ter que trabalhar muito pra isso criar bastante posts talvez ano que vem e no próximo eu não consiga ainda porque eu tô focando nos meus estudos. Mas… assim que as coisas acalmarem eu vou investir nisso. Então aguardem.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao