direito-civil

Fala terráqueos, como vão vcs? Eu tô legal… tô com sono, mas tô legal, não tá um sono fora do comum. Mas tem uma razão pra esse sono todo. O que acontece é que eu fui dormir meia noite e tra-lá-lá porque finalmente eu comecei, depois de meus irmãos insistirem muito, a assistir “Stranger Things”, mais uma série extremamente badalada dos últimos tempos que eu não tinha visto ainda por falta de tempo.

Daí eu fiquei assistindo lá uns episódios e fui dormir tarde e acordei morrendo de sono hoje. Vc sabe que está velha quando não aguenta mais ficar acordada porque senão vc não vai aguentar acordar cedo no dia seguinte para fazer o tanto de coisas que vc tem para fazer. Eu sempre fui dorminhoca e eu sempre preferi ficar acordada até tarde e depois acordar igualmente tarde… eu definitivamente não sou uma pessoa matutina. Mas antigamente quando eu queria eu conseguia ficar acordada quase a noite toda e ainda acordar cedo e fazer as coisas que eu tinha para fazer nas minhas tarefas cotidianas.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar no texto de hoje… Uns meses atrás eu estava estudando inglês porque eu me meti a balão de fazer a pós em Tradução do Inglês e eu não pegava numa gramática para estudar com afinco fazia um bom tempo. E eu estava bem enferrujada. Minha leitura, meu vocabulário estavam muito bem, porque eu leio muita coisa em inglês então estou sempre treinando mas a minha gramática e minha conversação estavam (e ainda estão) sofríveis hahahaahaha.

Meu irmão virou pra mim esses dias e me disse que daqui dois anos quando ele terminar a faculdade ele vai querer fazer curso de inglês comigo. Eu falei… beleza! Meus irmãos podiam estar aprendendo a falar e a ler o idioma faz tempo mas só agora que eles se interessaram, não sei porque… Cada pessoa tem seu motivo para aprender um outro idioma. Outro dia eu escrevi um texto aqui falando da importância de se aprender a Língua Portuguesa. Esses dias uma pessoa que eu conheço veio me falar que a faculdade de Direito é difícil porque Português era difícil.

Na verdade Direito é difícil para quem não manja dos paranauês da Língua Portuguesa, quem não manja nem curte interpretação de texto, vai sofrer horrores numa faculdade de Direito. Porque a faculdade de Direito nada mais é que leitura de leis, interpretação de texto, argumentação… e vc ainda se pergunta. Pra que diabos serve a aula de redação da sexta série (pelo menos na minha época era na sexta) professora? Então como eu disse no texto original é importante vc saber bem a sua língua pátria… vai te ajudar na sua profissão futuramente seja ela qual for.

Entretanto com a explosão tecnológica que estamos vivendo, cada vez mais e cada vez mais depressa diversas tecnologias estão de desenvolvendo é necessário vc saber falar inglês. O inglês é a língua da tecnologia. Hoje em dia existe a pessoa que é analfabeta digital e analfabeta da língua inglesa e se vc não aprender a lidar com a tecnologia e não souber um inglês assim intermediário vc vai ser considerado o analfabeto do mundo moderno. E euzinha acho que… daqui há pouco tempo, quem não souber o básico de programação também vai ser analfabeto no mundo do futuro.

Mas, voltando ao assunto do texto. Hoje eu dou graças a Deus que eu gastei uns anos da minha vida aprendendo inglês. Hoje eu já tenho intenção (só me falta tempo e dinheiro) de aprender de verdade um terceiro idioma. Então profissionalmente e no mundo acadêmico é extremamente importante e útil  hoje em dia. Isso sem falar em como compreender outro idioma abre loucamente para a gente as portas para diferentes culturas, diferentes visões de mundo e a gente cresce e aprende e por conseguinte ampliamos nossas chances de nos tornarmos pessoas melhores.

Para mim que amo literatura me dá a possibilidade de conhecer autores maravilhosos que infelizmente não foram, por uma razão comercial ou outra qualquer, traduzidos para o português. Vira e mexe eu estou lendo um livro em inglês e vem um amigo e me pergunta, ahhh que livro é esse que vc está lendo, é legal? E eu falo claro é ótimo, esse escritor é ótimo e blábláblá… e a pessoa ahhh vou comprar e eu… é mas, não tem esse livro em português. E a pessoa, ahhh então esquece.

Este ano por exemplo eu entrei em contato com uma autora maravilhosa, talentosa para caramba, que escreve romances policiais, e eu jamais teria conhecido esta autora não fosse eu saber ler em inglês… Linda Castillo nome dela… cliquem no link para ver o site dela. Então aprender outro idioma, abre diversas portas novas para a gente.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao