diabetes

Fala terráqueos… como vão vcs? Eu ainda tô doente… mas estou melhorando… eu resolvi desencanar e descansar até segunda-feira que vem para ver se eu me sinto melhor… Eu abusei muito da minha saúde nos últimos meses, culminando esse abuso com o Show do Bon Jovi hahahahahaha. Eu tenho me sentido assim ultimamente… sabe quando vc coloca o celular para para carregar mas vc tá com pressa e tem que sair e o celular não estava carregado por completo, aí antes do final do dia acabou a bateria do celular quando vc mais precisava?

Pois é… eu tô me sentindo o celular ultimamente… eu não faço quase nada, eu faço uma coisinha assim de nada e já tô me sentindo extremamente esgotada. Foi praticamente o que aconteceu comigo hoje. Hoje foi uma terça-feira. Eu fui trabalhar… mas eu tava me sentindo tão mal, mas tão mal… sério… tudo o que eu queria fazer era chegar em casa e dormir porque eu estava assim numa exaustão imensurável.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar… ou era, mais ou menos… porque toda a vez que eu fico doente, seja qual for o problema, mexe com os meus níveis de açúcar no sangue que por conseguinte mexem com outras coisas no meu sistema imunológico todo. Por exemplo… muita gente não sabe, mas quem tem diabetes tem que tomar conta da pele exageradamente… porque por conta da diabetes a pele fica extremamente ressecada. E extremamente propícia a diversas doenças de pele.

Eu já tive diversos problemas de pele por causa da diabetes, o que é extremamente estressante porque antes da diabetes eu não tinha nada disso, minha pele passou de extremamente oleosa a extremamente ressecada. Cicatrização para mim era uma coisa super simples e rápida hoje eu sofro. Eu evito me cortar me machucar porque eu sei que eu vou demorar mais que o normal para cicatrizar mesmo o nível de açúcar do meu sangue estando ‘normal’ porque minha pele não é mais tão hidratada quanto antes. Ahhh Shao mas é só beber água e passar creme. Em tese sim, mas na correria do dia a dia às vezes eu não consigo engolir três litros de água num dia (três litros de líquido eu até consigo, de água não rola), e eu esqueço de passar os diacho dos cremes depois do banho.

Eu tomo de dois a três banhos por dia (num dia normal dois… um antes de sair de casa para trabalhar e um antes de ir dormir e se eu vou pra academia eu tomo um chuveiro depois da academia) e em pelo menos um deles eu teria que parar uma meia hora depois do banho pra dar uma atenção à pele… mas antes de sair pro trabalho eu geralmente tô atrasada, depois da academia eu geralmente to com pressa de chegar em casa e à noite ou eu esqueço mesmo, ou eu estou extremamente cansada. O que acaba me prejudicando…

O primeiro problema que eu tive de pele foi justamente um corte feio que eu fiz na perna com a gilete enquanto eu estava me depilando. Aquilo em cinco dias virou uma ferida, inchou meu pé de uma forma que eu fui parar no hospital. Tive que ser encaminhada pelo dermatologista para um setor específico de tratamento de feridas e fiquei dois meses, indo toda a semana no hospital pra enfermeira especialista fazer um curativo todo especial na minha perna pra fechar aquele corte. Depois eu mesma tive que ficar fazendo o curativo em casa por mais dois meses… Felizmente eu fui rápido ao hospital, não tive problemas mais graves, tem gente que perde a perna por conta de um corte como o que eu tinha, mas foram quatro meses de atenção e tratamento para fechar e curar mesmo o corte e mais uns seis meses tratando a cicatriz para ela não ficar tão zoada.

Outro tipo de doença de pele muito ligada à diabetes e que eu já tive algumas vezes é a dermatite atópica. Do nada vc começa com uma irritação na pele, surgem bolhas e coça e vc tem que passar uma pomada ou um creme que tenha um efeito anti-inflamatório. Em alguns casos vc até tem que tomar um anti alérgico. E é outro problema derivado de pele muito seca. Temos aquela época do ano que o ar está mais seco… geralmente essa doença aparece nessa época do ano. Geralmente quando isso acontece eu vou no dermatologista e ele receita alguma pomada e/ou um remédio pra alergia e entre sete e dez dias tudo melhora.

Fora a dermatite atópica temos a dermatite de contato, que eu também já tive problemas, a única diferença é que ela se dá devido ao contado da sua pele com alguma coisa que causa uma alergia. As pessoas que usam por exemplo bomba de insulina e precisa fixar a agulha com um esparadrapo ou fita auto colante pode desenvolver esta dermatite. Eu uso o sensor do Freestyle Libre (Eu fiz vários posts sobre esse produto, clique nos números 1, 2, 3, 4 para saber mais sobre essa tecnologia) que vc coloca no braço e fica lá colado por 14 dias e algumas vezes ele me deu alergia. Ficou vermelho e coçando. E o tratamento é simples, pomadinha, trocar o sensor de lugar pra um lugar menos sensível…

Outro problema que eu tive de pepel, que eu tô tentando melhorar mas é difícil é uma doença de nome difícil… chama-se Acantose Nigrican. Que é quando algumas partes do seu corpo, geralmente nas articulações, vão ficando mais escuras e mais grossas que a pele normal. Tem tratamento, novamente com dermatologista, com cremes, pomadas e remédio… mas o tratamento é bem demorado e caro. E não adianta tratar a pele se vc não tratar a causa, que de pode ter a ver com uma resistência à insulina… então tem que tratar essa resistência e depois vc trata a lesão na pele. Senão não adianta, ela volta… Em casos mais graves tem cirurgia à laser…

Então… em resumo. Não é moleza ter diabetes não, requer dedicação requer comprometimento, requer vc ser bem adepto ás rotinas e ser uma pessoa bem regrada. E isso às vezes é bem difícil.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem… 

See you guys around the corner
Shao