preflogo

Fala terráqueos, como vão vcs? Eu tô legal… espero que vcs estejam também. Terminou Setembro, primeira semana de Outubro. Eu tô bem cansada… mais umas semaninhas e eu vou estar de férias e vou poder descansar. Eu tô querendo muito mas muito mesmo que as minhas férias cheguem. Mas enquanto as férias não chegam eu tenho que trabalhar…

E hoje é segunda-feira, portanto… enquanto vcs estiverem lendo este post eu muito provavelmente devo estar trabalhando na Prefeiturolândia. Mas eu resolvi, fazer alguns posts aqui no blogue sobre coisas do meu trabalho. Quando eu comecei este blogue era para mais ou menos narrar os meus dias e meu trabalho é uma grande parte do meu dia. Entretanto eu nunca quis muito misturar o trabalho com o blogue porque este blogue é mais pessoal. Então eu andei pensando e me veio uma ideia, eu poderia dar umas dicas para cidadãos paulistanos como fazer algumas coisas online… isso ajudaria a eles e a mim… porque quanto mais autônomo o cidadão for, menos gente eu tenho que atender e eu posso fazer outras coisas no trabalho (tipo, mandar embora os trocentos relatórios e processos que a gente tem que mandar toda a semana).

Fazer estes pequenos posts orientativos no meu blogue é um ato de cidadania. Então vamos lá… Vc pode fazer vários pedidos, de vários assuntos na Prefeitura. Desde serviço de tapa buraco na sua rua e de poda de árvore que está na calçada desde solicitar uma certidão negativa de débitos do seu IPTU ou uma licença para abrir um comércio qualquer. E dependendo do que vc vai pedir… cada pedido tem seus procedimentos específicos (alguns extremamente burocráticos, outros nem tanto).

Eu já escrevi anteriormente um post explicando competências… o que é que vc pode e o que vc não pode pedir na Prefeitura. Porque tem coisas que é serviço da Prefeitura e outras coisas não são… e o que não é de competência da Prefeitura não tem como vc ir lá reclamar nem fazer pedido. Portanto antes de ler este post aqui até o final clique aqui para ler o post de competência).

Isso porque todos os dias recebemos pessoas que perdem o seu precioso tempo indo até a Prefeitura para reclamar de coisas que não são de competência da Prefeitura. Falta de informação. E muitas vezes essa informação não está por aí online… pra tentar diminuir este problema que eu escrevi estes posts.

Então assim… como eu faço tia Shao para fazer uma reclamação na Prefeiturolândia??? Poda de árvore, buraco na rua, reclamações em geral… vc tem três jeitos de cadastrar a sua reclamação. Primeira forma e a preferida dos munícipes é ir pessoalmente numa Praça de Atendimento de uma Prefeitura Regional e vc descreve pro atendente qual o seu problema e ele cadastra um pedido pra vc. Segunda forma, vc pode ligar da sua casa gratuitamente para o número 156 e fazer a denuncia/pedido da mesma coisa. Terceira forma, vc pode fazer suas reclamações pelo site da Prefeitura também. Outra forma e é essa é nova, eu ainda não testei, mas vc pode fazer pelo aplicativo do SP156.

Minha forma favorita de fazer reclamações é pela internet no aconchego do meu lar, com minha internet de 50 Mega e meu computador que não é assim uma puta computador mas é pelo menos 300 vezes melhor do que os computadores que eu sou obrigada a usar lá no trabalho. Atualmente no site vc tem que cadastrar uma senha, cadastrar todos os seus dados e aí vc pode fazer sua reclamação. Alguns assuntos, algumas denúncias vc pode fazer anonimamente, outros assuntos vc não pode fazer anonimamente, o sistema não permite… e muita gente reclama disso todos os dias para mim, entretanto… pessoal usava muito o anonimato para tentar prejudicar outras pessoas e a prefeitura percebeu e algumas denúncias vc tem que se identificar para poder fazer no site.

Porque muita gente prefere fazer o pedido pessoalmente??? Pessoal acha que fazer o pedido pessoalmente vai mais depressa para a mesa do fiscal, ou para o setor responsável… Mas não funciona assim. Eu fiz o pedido lá no trabalho, ele automaticamente vai pro computador do setor responsável. Se eu fizer o pedido online pelo site o pedido vai pro computador do mesmo jeito… Não tem diferença e tem um cronograma que tem que ser seguido. No novo sistema também não adianta fazer 500 pedidos iguais porque quem gerencia os pedidos ou vai juntar todas elas e transformar em uma ou vai manter apenas a primeira e cancelar as outras.

Eu ando meio sem tempo, eu queria fazer um passo a passo de como faz para fazer uma reclamação no site da Prefeitura… eu prometo fazer mais adiante. Eu preciso recuperar a minha senha que eu perdi hahahahaha. Mas assim que eu tiver um tempinho e recuperar a senha do portal eu prometo que farei um post longo e detalhado.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao