preflogo

Fala terráqueos, como vão vcs? Eu tô legal… tô meio doente ainda… fiquei mau esses últimos quatro dias, diabetes ficou meio doida, mas tô melhorando. Por isso hoje eu nem vou enrolar muito no prólogo do post… Eu vou diretamente ao assunto, eu espero que o post não se estenda muito, que não seja muito longo… mas… bom, veremos.

Todos os dias no meu trabalho, pelo menos duas ou três pessoas chegam para mim e me pedem para ‘Fazer um favor’. Uma coisa que as pessoas não entendem é que… (e eu já disse aqui um monte de vezes) diferentemente do cidadão comum que pode fazer tudo aquilo que não seja PROIBIDO POR LEI, o funcionário público só pode fazer aquilo QUE A LEI DETERMINA.

Se aquilo que a pessoa me pede está elencado detre as minhas funções… Se existe uma lei, uma portaria, etc, determinando que aquela é uma das minhas funções é uma das minhas obrigações ‘NÃO É FAVOR’ é o meu ‘DEVER LEGAL’. Eu não posso me negar a fazer aquilo… Eu não posso por exemplo me negar a dar entrada num processo administrativo de Licença de Funcionamento. Eu não posso me negar a entregar uma segunda-via de um IPTU para uma pessoa que solicitou porque não recebeu a primeira via em casa… a não ser claro, que eu esteja incapacitada de fazê-lo porque caiu o sistema ou alguma coisa do gênero… Não fazer algo que é meu dever legal é crime de prevaricação.

Então não, eu não posso fazer favores no meu trabalho… por mais simples que eles possam parecer eu não posso. Tem coisas que o funcionário público não pode fazer, por força de lei… mesmo que ele queira. Clique AQUI para vc ler o texto legal falando sobre as obrigações do funcionário municipal. Se eu fizer alguma coisa além do que me é determinado eu também posso estar cometendo um crime… Se eu por exemplo, começar a tirar cópia gratuitamente para as pessoas que precisam de cópia na copiadora da Prefeitura, com toner da Prefeitura, papel da Prefeitura… eu posso perder o meu emprego.

Ahhh mas Shao, a gente paga imposto então é o meu dinheiro que está lá e blábláblá… sim, claro… mas a grosso modo eu estaria desviando recursos da prefeitura. A maioria dos serviços prestados onde eu trabalho são gratuitos, alguns apenas precisam de pagamento de taxas. Mas a gente nem mexe com dinheiro… a gente emite a taxa e as pessoas vão pagar no banco. Se amanhã ou depois baixar uma portaria dizendo que a Prefeitura vão oferecer serviços de cópia mediante pagamento de um valor e que somos nós da Praça de Atendimento que vamos fazer… beleza! Enquanto isso eu não posso ‘fazer o favor de tirar uma xerox de graça’ para a pessoa.

Esses dias uma pessoa bateu boca comigo no trabalho porque eu não passei o pai dele na frente da fila. Tínhamos 600 pessoas esperando na fila… 600 idosos e a pessoa queria que eu passasse o pai dela na frente, mas todos na fila eram idosos se vc fizer ‘um favor’ desses para uma pessoa vc vai estar prejudicando as demais pessoas que estão na fila esperando para serem atendidas… o pai do rapaz era idoso, verdade mas todos os demais também eram e o pai dele não era obrigado a ficar na fila todo o serviço que ele estava pedindo podia ser feito pelo correio. E ele ficou puto comigo e disse ‘nossa, quanta empatia vc tem pelas pessoas hein? por isso que São Paulo tá a porra que tá’.

Acontece que a gente tem que tratar todo mundo de forma igual, é a questão da impessoalidade… todos são iguais de acordo com a lei e eu disse para ele… Se o seu pai não pode ficar na fila esperando porque ele tem algum problema de saúde o senhor pode levar ele para casa e enviar a documentação pelo correio… Muita gente não entende e acha que a gente não tem coração e que estamos destratando as pessoas mas não é bem assim…

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao