universidade

Fala terráqueos, como vão vcs? Eu tô bem… morrendo de gripe, morrendo de sono… mas tô legal. Vamos indo nesta caminhada. Tô numa quinta-feira que eu não queria sequer ter saído da cama, mas… eu acordei cedo fui trabalhar. Teve um baita acidente na Avenida Itaquera… felizmente parece que ninguém morreu, duas pessoas se feriram e felizmente também eu saí mais cedo de casa e quando eu passei no local do acidente o trânsito ainda não estava todo travado. Consegui chegar de boa e no horário no trabalho…

A notícia boa de hoje… de ontem aliás… foi que finalmente eu terminei todos os trabalhos da Pós graduação! Agora eu tenho apenas um chat com orientações dia 11/09 e uma prova dia 16/09 e pronto acabou. Não tem mais nada que eu possa fazer, se eu passei passei, se eu não passei… aí eu não sei o que eu vou ter que fazer hahahahaha vou ter que ver. E já que estamos falando de faculdade… vamos responder a pergunta que não quer calar… UM MONTE de gente me pergunta isto então eu resolvi responder num post. Faculdade de Direito é legal???

Sério gente vcs não fazem ideia da quantidade de gente que me pergunta isso. E olha que tem Bacharel em Direito e Advogado a dar com pau no mundo. Euzinha particularmente acho que não precisa de mais advogados no mundo, mas hahahahaha felizmente para as pessoas que querem estudar direito a minha opinião é irrelevante.

Primeiramente, porque eu fiz faculdade de Direito… eu fiz porque a minha mãe mandou hahahahaha. Brincadeira… ela não mandou, ela recomendou. Faziam já uns anos que eu tinha terminado a minha faculdade de Letras eu estava pensando em trabalhar, em talvez comprar um apartamento e nem estava pensando em voltar a estudar. Mas eu tinha passado num concurso e estava trabalhando com Direito Administrativo e impostos então minha mãe me aconselhou a fazer uma faculdade de Direito. Ela disse que iria me ajudar na minha nova carreira e que abriria outras portas para mim e que a maioria dos concursos bacanas exigiam conhecimento de leis e tal… e como sempre que eu seguia os conselhos da minha mãe porque mãe sempre quer o bem da gente e sempre que eu a ouvia eu nunca me arrependia.

Ahhh mas Shao vc então agora é advogada? Não… eu sou Bacharel em Direito, para eu ser advogada eu preciso fazer e ser aprovada na prova da Ordem dos Advogados do Brasil… coisa que eu não fiz e não tenho muito interesse de fazer por hora. Muita gente não sabe, mas com uma graduação em Direito vc pode fazer um monte de coisas… as pessoas acham que fez Direito vc só pode ser advogado. Não é bem assim… tem diversas carreiras que vc pode seguir sendo graduado nesta área. Vc pode ser professor, vc pode entrar em diversas carreiras públicas através de concurso, vc pode ser pesquisador, vc pode prestar assistência jurídica em empresas, analista contratual e o caramba…

Eu particularmente no momento trabalho com impostos, e com Direito Administrativo… mas eu estou afim de mudar de ramo, eu quero trabalhar com tradução jurídica que é uma área bacana e seria a junção das duas graduações que eu fiz Letras e Direito e é por isso que eu estou fazendo (acabei de terminar aliás) pós-graduação em Tradução. Ter cursado Direito me ajuda pra caramba, todos os dias no meu trabalho. Vc passa a ter uma visão diferente, vc passa a entender melhor todo o mundo do ponto de vista legal… então tanto na minha vida pessoal (porque vc passa a entender os direitos deveres que vc tem e que as demais pessoas tem) quanto na minha vida profissional foi uma coisa muito boa. Me fez crescer como ser humano e como cidadã.

A parte complicada de fazer uma faculdade longa dessa (são cinco anos, é um curso caro, é um curso com uma carga horária pesada, vc tem que ler pra caramba, vc tem que se dedicar para caramba, o estágio na área não é bolinho…) é que se vc não gosta do que vc está estudando… é bem complicado. Vc pode não conseguir terminar o curso, porque chega uma hora que vc estão tão cansada, mas tão cansada que vc quer ver o capeta mas não quer mais ver um livro na sua frente hahahahaha. É difícil assim para quem ama a área, agora imagina se vc odeia a área.

Eu sinceramente não recomendo a ninguém encarar um curso desses se não gostar da área, se não gostar de ler muito, se não curtir leis, burocracia e língua portuguesa (entre outras coisas). No final das contas é sempre mais prazeroso estudar quando vc está estudando uma coisa que vc se interessa, que vc ama muito. Eu tive sorte, embora a área do Direito nunca tenha sido uma das minhas áreas favoritas, sempre foi uma das áreas pelas quais eu sempre tive um grande interesse e também uma das áreas que eu sempre tive extrema facilidade em aprender as coisas, conceitos e tal…  primeiramente porque eu gosto de ler para caramba ( e vc tem que gostar de ler para fazer Direito), e segundo porque eu cresci numa casa onde meu padrasto era advogado, e a minha mãe escrevente judiciária… eles conversavam sobre leis e tudo isso no jantar… na sexta série eu já sabia o que era petição e coisa julgada e todos os jargões jurídicos.

Eu tinha facilidade com as matérias, não tinha nenhuma matéria que eu detestasse então, foram anos bem difíceis, por diversas coisas que aconteceram na minha vida… Eu entrei para a faculdade, logo em seguida eu fui nomeada chefe do meu setor e tinha que ficar dez a doze horas no trabalho e ainda ir para a faculdade e ainda estudar nos finais de semana, depois eu fiquei doente, descobri que eu estava com diabetes, logo em seguida meu avô faleceu, depois minha mãe faleceu… entre 2006 e 2010 fora os anos mais coisados da minha vida… muitas coisas ruins aconteceram. Mas, apesar de tudo isso… foram anos de aprendizagem bem gratificantes em se tratando da faculdade de Direito.

Então vale a pena? Olha… para mim valeu… mas cada um de vcs que está lendo este post tem que julgar se vale a pena ou não para vcs…

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao