diabetes

Este post vai ser bem atípico… eu sinceramente não gostaria de estar escrevendo ele, mas hoje (segunda-feira para mim, vcs provavelmente estão lendo este post na terça que é para quando eu estou agendando-o…) foi um daqueles dias que eu acordei doente e eu achei por bem (depois que eu melhorei) desabafar aqui no blogue hahahahaha. Porque hoje eu já acordei doente… 

Pouca gente sabe mas… ter diabetes é um pé no saco. Demanda da gente um monte de sacrifícios, demanda constância, disciplina para vc conseguir viver uma vida plena fazer tudo o que vc precisa fazer como trabalhar, estudar, cuidar da casa, dar atenção à família, aos amigos… É uma série de cuidados que a gente tem que ter, uma série de consultas e exames, uma série de remédios, dieta, exercícios. 

Mas mesmo vc fazendo tudo certinho às vezes sua resistência tá lá embaixo, vc tá cansada, vc está chateada, vc tá estressada e então o que acontece??? Os níveis de açúcar no sangue enlouquecem e vc acorda já doente… que foi exatamente o que aconteceu comigo hoje de manhã. Eu já não vinha legal desde quinta-feira na verdade… quinta-feira passada e sexta-feira eu não fui para a academia porque eu não tomei insulina nem nada e mesmo assim eu estava ligeiramente hipoglicêmica… e eu já estava me sentindo mal, cansada com dor no corpo e tal, e como eu tinha uma prova muito importante no final de semana eu resolvi não me desgastar muito para não correr o risco de ficar mau no sábado. Resolvi pegar leve com os exercícios e tal…

Mas sabe quando vc sente que vai ficara doente? Pois é… eu já estava sentindo fazia umas semanas. Aquela sensação estranha de fraqueza de desânimo, todos os dias fazendo a maior força para levantar da cama e minhas energias acabando logo de tarde mal eu chegava em casa…  Eu até comentei com minha amiga no trabalho dizendo ‘eu tô achando que a hora que eu terminar essas provas toda eu vou ficar doente’. Dito e feito… entreguei o TCC, fiz a prova no sábado, acordei zoada e cansada no domingo e segunda fiquei bem ruim o dia todo.

A vida não é fácil, a vida de ninguém é fácil, mas a diabetes é uma pedra de tropeço à mais. A maioria das pessoas não sabe mas os efeitos colaterais da diabetes e especialmente dessas crises de hipoglicemia e hiperglicemia são difíceis para caramba… São sintomas assim de fraqueza, taquicardia, tontura, cansaço, dores no corpo, às vezes depressão, mudanças drásticas de humor, alergias… entre outras coisas. 

Tem dias que dá aquela fraqueza tamanha… e vc tem que tirar forças de onde não tem pra acordar cedo e ir trabalhar e encarar aquele dia agitado, cheio de problemas que acontecem todos os dias na Prefeiturolândia. Mas se a gente for ficar de cama todos os dias que estamos cansada e com fraqueza ou desanimada a gente não trabalha, não faz nada nesta vida. Entretanto… tem dias, como os dias de hoje e de ontem, que não dá mesmo… que a gente tem que ficar quietinha, repousando e tentando recuperar as forças.

Eu estive lendo diversas coisas sobre diabetes, eu procuro me informar até mesmo para me cuidar melhor mas… vcs sabiam que mais da metade dos brasileiros que tem diabetes não sabem segundo especialistas, endocrinologistas e tal… (clique no link para ler a reportagem. Fora isso também temos no Brasil mais de 16 milhões de pessoas adultas tem diabetes segundo a OMS, ou seja, mais de 8% da população, fora as crianças que muitas vezes já nascem com a doença.

A diabetes é uma doença séria, que judia pra caramba do corpo da gente, mais de 72 mil pessoas morrem todos os anos por conta desta doença. E olhando para as pessoas que nos cercam e que tem a doença, muitas vezes nós não nos damos conta de como é complicado lidar com ela todos os dias… Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos todos com diabetes é que eu tenho que dar ouvidos ao meu corpo, se eu estou cansada eu tenho que descansar eu não posso extrapolar meus limites físicos eu tenho que respeitá-los.

Nem sempre isso é fácil porque a gente é muito exigido na vida… se a gente se deixar levar são 24 horas por dia de correria… Até para dormir temos tempo contado e às vezes não dormimos o suficiente, não descansamos o bastante. E pior quando paramos para descansar ficamos com aquela sensação de que estamos perdendo oportunidades, ou não estamos cumprindo com as nossas obrigações e acabamos não descansando de verdade…

Vou terminando este post por aqui… eu espero estar melhor amanhã, espero conseguir ir trabalhar e fazer as coisas que eu tenho que fazer. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao