universidade

Fala terráqueos, como vão vcs? Espero que estejam bem… Eu estou esperando dar umas seis e meia da noite para eu começar a assistir as minhas aulas, minhas últimas aulas da pós graduação. Enquanto isso eu estou aqui escrevendo mais um postzinho para o blogue porque como sempre eu estou atrasada nas postagens… não muito, mas um pouquinho. Na verdade eu tenho que escrever este post aqui e mais um daí ele deixa de ficar atrasado hahahahaha não sei se eu vou ter tempo hahahahaha mas eu vou tentar.

Como a gente está falando aqui de pós graduação, que é o que a gente pode fazer depois que a gente termina a faculdade… mas que poucas pessoas no país fazem porque já é difícil terminar uma faculdade quem dirá uma pós graduação qualquer. É caro… a gente tem que abrir mão de um monte de coisa, deixar de sair com amigos, deixa de sair com a sua família, deixa de ir no cinema de visitar a sua vó, deixa de dormir, de comer direito hahahahahaha… E meus amigos e meus parentes e meus colegas de trabalho eles SEMPRE me perguntam… Ceres quando é que vc vai parar? Vc não cansa de estudar não? Aff vale a pena estudar tanto na vida?

Assim… eu gosto de aprender… eu gosto de sempre estar cursando alguma coisa, e eu quero ainda na minha vida fazer um mestrado e um doutorado talvez um pós doutorado ( se der tempo… se eu viver tanto hahahaha). Mas, não é uma vida para todo mundo hahahahahaha. Eu sei que eu deveria, mas eu não me lanço aos estudos focando em ganhar dinheiro… todo mundo me diz que eu deveria… mas enfim… não sou eu. Então… Sempre me perguntam também… vale a pena fazer faculdade, uma graduação? Não é um desperdício de dinheiro e de tempo? Depende! Para mim não… mas pode ser que seja para vc! É tudo muito relativo hahahahaha… Depende da profissão que vc escolheu… como sempre depende do que te faz feliz.

Eu particularmente adoro desafios, e eu amo estudar e eu curto o ‘ambiente acadêmico’. Então para mim sempre é divertido estudar… eu não gosto de ter que sentar numa cadeira e ficar decorando as coisas para passar numa prova… mas eu gosto de aprender. Ter uma aula sobre um tema que me interesse e aprender mais sobre aquilo. Faculdade (para quem está lendo aqui e nunca cursou uma faculdade) é parecido com o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com algumas dificuldades… Vai ter matérias que vc curte e matérias que vc detesta e se pergunta Por Que Deus eu tenho que estudar essa matéria do satanás??? Os professores geralmente não vão dar as coisas mastigadas para vc… vc vai ter que ralar e aprender sozinho, vc vai ter que ler trocentos livros para entender o assunto mais a fundo… conhecer superficialmente o tema muitas vezes não é o bastante…

Então se vc quer fazer uma faculdade, uma graduação… simplesmente para ter um diploma, arrumar um emprego melhor e ganhar mais grana… Se pergunte seriamente se o que vc quer fazer, se a profissão que vc quer seguir realmente vai te dar grana e se vale a pena vc gastar anos e uma grana que muitas vezes dá pra comprar uma casa num curso que vc vai detestar estar nele cada minuto dos anos que vc vai gastar com ele.

Minha mãe dizia (várias coisas – uma delas era…) que conhecimento (e educação) é a única coisa real de valor que os pais podem deixar para os filhos. Porque todo o resto é perecível. Outra coisa que ela dizia era… vcs estudem porque nesse mundo vai ficar cada vez mais difícil as coisas… arrumar emprego e se manter e blábláblá ( e ela tinha razão). Entretanto como eu já disse, eu me divirto aprendendo e conhecimento nenhum, aprendizagem nenhuma é desperdiçada. Eu fiz duas graduações, eu me formei primeiro em Letras e depois em Direito e nas duas eu aprendo coisa para caramba… então assim galera, para mim valeu e continua valendo para caramba. Vcs tem que ver se para vcs valem a pena…

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao