corrpção

Fala terráqueos, vcs estão bem? Eu estou… hoje é feriado, quer dizer… o feriado já acabou, já é dia 16 porque já passa da meia noite. Eu tô morrendo de dor no pescoço. Não sei se eu dormi de mau jeito, se meu colchão que tá zoado, se eu dormi demais… não sei… tomei um remédio e agora tô esperando a dor diminuir um pouco pra eu poder dormir. Talvez eu tenha que tomar mais um… de repente um mais forte.

Eu saí de casa hoje, eu fui ao cinema, acho que a última vez que eu fui ao cinema ver um filme foi em Março no aniversário do meu irmão. A gente não tem saído muito, a grana tá curta e todo mundo tá tão ocupado. Fomos assistir o Reboot de “A Múmia” com o Tom Cruise… vou falar pra vcs, o filme não tem nada a ver com os filmes do Brendan Fraser (dos quais eu sou super fã, acho eles extremamente divertidos). Este filme tem uma pegada mais terror… menos comédia… Mas eu vou falar deste filme num post específico mais adiante… aguardem. Chegamos em casa umas dez e meia, quase onze da noite… e eu não fiz nada de aproveitável, não estudei não fiz nada hahahahaha…

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar neste post. Eu queria falar de um tema sério, que é política, mais especificamente sobre a corrupção que impera no nosso meio, no nosso país. Eu estava conversando com meu pai outro dia… sobre como o problema de falta de dinheiro do Brasil resulta de várias questões as duas mais sérias são a sonegação fiscal de grandes empresas e a corrupção.

O Brasil cobra impostos altos para caramba… então, deveríamos em tese ter grana para caramba em caixa, o suficiente para atender todas as necessidades da população, mesmo o país tendo dimensões continentais. Mas a verdade galera é que as grandes empresas, grandes bancos por exemplo (que é a galera que mais ganha dinheiro no país) devem grana pra caramba em impostos, em direitos trabalhistas… Eles simplesmente não pagam impostos depois vão e dão uma grana pra um partido qualquer e conseguem a remissão, o perdão dessas dívidas… nesse exemplo vemos os dois atuando em conjunto a corrupção isentando uma empresa grande dos impostos devidos.

E os impostos que são afetivamente pagos, muitas vezes são desviados, e vão parar no bolso dos corruptos e não onde deveriam estar. Esta grana deveria estar sendo investida em educação, em saúde, em infra-estrutura. E pior que, eu e meu pai conversando… não é uma questão que se resolva assim da noite para o dia… é uma questão cultural do brasileiro, uma coisa que está encarnada em nosso DNA parece, encarnada na nossa alma.

Todos nós (e eu me incluo nisto) cometemos pequenas corrupções no dia a dia… Tem gente que rouba sinal de TV a Cabo, tem gente que rouba sinal de Internet do vizinho, sinal de 4G do celular dos outros, tem gente que oferece propina para funcionários públicos para obterem vantagens, para não receber uma multa, tem funcionários que aceitam a propina. Eu particularmente baixo séries e filmes que eu quero ver e que, já saíram dos cinemas mas ainda não estão em plataformas que eu assino de Streaming. Embora… o Streaming de música e de videos (como Spotify, YouTube e Netflix) diminuíram bastante minhas piratarias… (música eu não baixo mais desde que assinei o Spotify, e quando eu curti muito mesmo aquela música eu compro ela no Itunes) mas de vez em quando eu ainda pirateio sim, eu confesso!

Como diz meu amigo Luiz Fernando “O Brasil não deu certo”, eu diria mais… eu diria que o Brasil começou errado e está dando errado desde então. E não é um problema que a gente resolva com simplicidade. A única solução que eu enxergo para extirpar essa característica imoral da nossa cultura é através de educação. Primeiro os corruptos tem que ser punidos e as pessoas tem que começar a enxergar qualquer tipo de corrupção pequena ou grande como errada e tirar essas coisas da sua vida particular. E quem sabe assim, através de muita educação, daqui uns 300 anos a gente consiga ser uns 50% melhor do que somos hoje.

Do jeito como as coisas estão hoje eu sinceramente não vejo um futuro muito bom pro nosso país e nem para o nosso povo. Eu nem consigo imaginar, se as coisas continuarem indo no rumo em que estão atualmente, como é que elas vão estar daqui uns trezentos anos. Eu espero… que estejam melhores. Mas vai ser complicado se não quebrarmos esse círculo vicioso de corrupção que vivemos, e que a nossa sociedade está chafurdada.

Vou terminando este post por aqui, mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Anúncios