OneDrive Logo

Fala terráqueos, como vão vcs? Eu tô legal… última semana de folga… semana que vem eu volto à labuta. Mas hoje o dia foi cansativo, eu acordei não tão cedo. Eu queria ter acordado mais cedo mas eu fui dormir três horas da manhã ontem então hoje de manhã quem disse que a pessoa acordou antes das onze e meia? HAHAHAHA. Daí eu e o Carlos fomos fazer compras porque tava precisando já… e pela primeira vez eu fui comprar no Atacado. Tem um atacado aqui perto de casa que também vende a varejo, e os preços estão mais em contas que os supermercados aqui perto de casa.

Depois a gente voltou para casa e e guardamos todas as compras, eu tive que organizar tudo porque tava uma bagunça, porque o Cezar que guardou da última vez e a organização dele é meio doida. Depois eu fui fazer o almoço. Daí eu fui almoçar e colocar meus ursos de pelúcia (alguns) para lavar. Terminei tudo eram umas quatro da tarde. Daí quando deu umas seis eu sentei aqui para estudar. Estou assistindo as aulas enquanto eu estou escrevendo este texto.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar hoje… eu hoje queria falar de nerdices (para variar né Shao?). Faz pouco tempo eu tive que ir a um show (do Bryan Adams, tem post sobre isso clique aqui para ver) e eu não queria levar câmera porque minha câmera é muito grande, eu queria comprar uma câmera menos mas eu tô sem grana no momento, então eu levei meu celular que tem uma câmera muito da boa.

Mas ambos meus celulares estavam com as memórias lotadas de coisas então o que eu tive que fazer? Eu tive que fazer um backup de todos os vídeos e fotos e arquivos que eu tinha nos aparelhos pra limpar todos esses arquivos dos aparelhos para ter espaço na minha memória para eu poder tirar fotos e gravar vídeos. E como, por causa da assinatura que eu tenho do Office 365 (eu já falei sobre isso aqui também não sei se este post já foi publicado, acredito que não… mas certeza que tá agendado…) eu tenho nada mais nada menos que 1TB de espaço na nuvem no One Drive da Microsoft.

Então eu peguei e fui pesquisar e é bem fácil fazer backup de qualquer aparelho móvel para a nuvem. Como eu tinha coisa para caramba, foi demorado. Por isso o ideal é quando vc comprar um celular novo, se vc tiver um serviço de armazenagem em nuvem (pode ser o One Drive, pode ser o Google Drive, pode ser o Dropbox) vc configura já seu aparelho para fazer upload automático de todas as fotos que vc for tirando durante o dia. Eu configurei meu One Drive para fazer upload pra nuvem de todas as imagens automaticamente, então se amanhã ou depois eu precisar apagar tudo, sem problemas porque já está tudo salvo lá na nuvem.

Mas algumas coisas, algumas fotos, alguns videos, eu tive que fazer upload em blocos. E como era coisa pra caramba, eu levei dois dias para cada celular para conseguir salvar tudo numa pasta específica na Nuvem. Mas valeu a pena… eu salvei tudo de legal que eu tinha e limpei bastante a memória do celular. Aproveitando que os celulares estavam praticamente limpos eu já configurei para fazer upload automático de videos, imagens e documentos. Para me economizar tempo no futuro, para eu não ter que perder tanto tempo fazendo backup novamente.

Eu não vou ficar explicando aqui passo a passo de como faz primeiro, com imagens e o caramba porque é bem simples na verdade. E segundo porque tem diversos tutoriais no Youtube. Mas para ativar a opção de salvar automaticamente é bem simples, vc abre o app do Onde Drive, faz login com sua conta da Microsoft (hotmail ou outlook mail) e vai em configurações, depois em opções e ativa a opção carregamentos. Lá vc pode escolher, se vai fazer esses uploads qdo o WiFi estiver ligado, se vai fazer esses carregamentos quando o celular estiver conectado no carregador.

E vc pode também… diretamente pelo seu app de galeria (do Android ou do IOS), enviar uma cópia daquela foto, daquele arquivo para o One Drive. É bem simples… vc abre sua galeria, abre um álbum qualquer, seleciona as imagens que vc quer mandar para a nuvem e clica na opção compartilhar. Vai aparecer uma lista de apps, entre eles o One Drive, vc clica no app e escolhe onde salvar (em que pasta dentro da sua nuvem) e confirma e pronto… ele leva um tempinho mas os arquivos vão ser enviados para a nuvem e vc já pode deleta-los do seu celular.

É uma mão na roda essas ferramentas porque primeiro, seu celular pode pifar, morrer e vc não vai ficar sem seus arquivos. Seu celular pode ser roubado e vc não vai ficar sem suas fotos nem nada. Vc pode perder seu celular… mesma coisa. Vc colocando no One Drive vc pode acessar esses arquivos de onde vc quiser. Vc pode tirar um monte de fotos para fazer uma review qualquer de um Gadgets que vc tá testando e vc pode acessar essas imagens depois na nuvem, do seu PC ou do seu Notebook sem ter que conectar o celular via cabo ou via Bluetooth (quando eu escrevo sobre nerdices aqui e coloco fotos que eu tirei é assim que eu faço gente… é bem prático!).

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido este post nerd. Vira e mexe tem mais, fiquem ligados. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

