it4

Fala terráqueos como vão vcs? Eu tô legal, eu acordei tarde de novo (me deixem que eu ainda tô de férias… eu sei que eu vou sofrer daqui uma semana quando voltar o ano letivo trabalhista hahahahahaha mas deixa eu aproveitar enquanto eu posso) daí eu tomei um banho, tomei café da manhã (em pleno meio dia) coloquei a roupa para lavar, assisti uns videos no YouTube, dei uma organizada nos meus textos do blogue e agora estou escrevendo este texto enquanto assisto o jogo do Corinthians vs São Paulo (Carlos Corintiano e pai SãoPaulino assistindo o jogo na sala hahahahaha), quero escrever pelo menos uns três hoje. Eita São Paulo marcou, deixa eu parar de assistir senão Carlos vai me acusar falando que eu tô dando azar pro time hahahahahaha.

Mas, como sempre, nem era disso que eu queria falar hoje. Eu queria falar do filme “It (A coisa)” um clássico cult do terror. Eu estava escrevendo e assistindo videos de análises de filmes e tal no YouTube e o pessoal estava falando de como muita gente que curte terror e que curte Stephen King está ansioso pelo remake deste clássico dos anos noventa. Então como eu nunca vi o filme, eu resolvi baixar via torrent (porque é só assim pra ver esse filme) para assistir.

E eu sou uma pessoa que curte filme de terror e curte Stephen King mas vejam só, eu nunca li o livro nem nunca vi o filme de 1990 inteiro, eu sempre assistia o começo dele e ficava… que filme besta… porque eu tô assistindo isso? E por que eu nunca me interessei de ver o filme até o final? Porque eu era outra pessoa na época… eu devia ter o quê… uns 15 anos em 1990. É… 13 ou 14. E a ideia de um palhaço no terror não fazia muito sentido para mim na época. Eu nunca entendi porque tinha criança que tinha tanto medo de palhaço… eu nunca tive.

Na época eu nunca tinha lido um livro do Stephen King, na época eu não tinha conhecimento de casos de palhaços aterrorizantes, como o caso do serial Killer John Wayne Gacy (se vc curte True Crime clique aqui para ver um vídeo sobre o serial killer – Freak TV um dos melhores canais de terror e True Crime do YouTube, uma pena que atualmente canais deste gênero quase não tem nada de monetização em seus vídeos por conta da nova política de monetização do YouTube). Que era um cara que se vestia de palhaço e era assassino em série. Tá certo… se eu soubesse tudo isso na época eu certamente teria meno de palhaço também hahahahaha.

it3

Então eu resolvi depois de vinte e tantos anos assistir o filme e o que eu achei do filme??? Isso vai ficar para o fim do post… eu vou comentar o filme sem me preocupar muito com Spoiler porque vamos e convenhamos gente, o filme é velho para caramba, se vc ainda não viu (como eu não tinha visto hahahahaha) não pode reclamar de spoiler. Mas Shao, vai sair a versão nova não me dê spoiler pelamordedeus. Não vou dar spoiler do filme novo, certeza que o filme novo vai ter uma nova roupagem, um foco diferente pra trazer uma surpresa… fiquem sossegados. Agora se vcs quiserem ver o filme antigo sem surpresas vão lá ver o filme primeiro e depois vcs voltem aqui e a gente retoma nossa conversa beleza? Tchau… até mais…

Já voltaram, posso continuar??? Beleza… continuando! A história é basicamente assim… numa cidadezinha bem pequena chamada Derry crianças começam a desaparecer e depois aparecem mortas, completamente dilaceradas e espedaçadas… O filme já começa com uma criancinha saindo de casa para brincar com um barquinho de papel na chuva e o palhaço do mau pega a criancinha… parte mais triste do filme ver o pequeno Georgie sendo pego pelo bicho do mau! A imagem icônica acima do palhaço no bueiro é parte da cena que o satanás pega o molequinho.

Mas essa história das crianças desaparecidas e mortas, fica meio que em pano de fundo. Uma coisa que eu estranhei justamente é que a polícia parece não estar nem aí, não quer saber de investigar nada e a cidade toda também tem uma atitude bem foda-se com as crianças que estão morrendo. Então vc se toca que… a cidade toda é amaldiçoada há centenas de anos e esse palhaço maledeto assombra o local. Fala um pouco sobre a história da cidade no filme e a cada 30 anos parece que A Coisa acorda e mata um monte de pessoas, enche a pança e depois ela hiberna por mais 30 anos.

it

Antes de continuar falando do filme deixa eu fazer uma observação, a coisa mais terrível para mim desse filme são os dentes deste palhaço hahahahahaha. Eu tenho agonia de dentes amarelos, podres… coisados… O meu problema não é nem os dentes dele serem pontudos… meu problema é eles serem amarelos e podres. Eca! Continuando… Então depois que temos essas mortes e tal o foco da história muda e pouco a pouco nos vão sendo apresentados sete personagens… que são sete crianças (gente, o filme é longo para caramba… são três horas de filme… eu quero ver quantas horas vão ser a nova versão espero que seja mais enxuta) e cada um deles se revela e então mostra o encontro da criança com A Coisa.

Primeira coisa que notamos… que para cada criança A Coisa (chamaremos o palhaço de A Coisa daqui em diante) aparece de um determinado modo, ele aparece como o palhaço Pennywise (acho que é assim que escreve), masss ele também aparece como algo que aquela criança especificamente tenha muito medo. Como eu disse nem todas as crianças tem medo de palhaços. Aparentemente A Coisa gosta de aterrorizar as suas vítimas antes de as matar porque ‘elas tem gosto melhor quando estão paralisadas de medo’. Comigo essa porra desse palhaço ia se dar mal o que eu ia dar de voadora nele mano…

Daí as sete crianças, que são crianças que não se encaixam muito bem no mundo, são nerds, gordinhos, gagos, etc. Se juntam e formam os sete amigos. E eles se denominam “Os Sete Sortudos” porque eles sobrevivem aos ataques de terror da Coisa, e quando eles estão juntos, a amizade deles meio que protege eles da Coisa. Parece que o poder de aterrorizá-los da Coisa fica mais fraco quando eles estão juntos e talvez seja por isso que eles sobrevivem. Eu não vou contar como eles sobrevivem, vcs vão ter que assistir o filme para saberem hahahahaha. E quando eles sobrevivem eles fazem um juramento… se um dia A Coisa voltar, reaparecer eles devem voltar, de onde estiverem para combater A Coisa.

it2

Acontece que trinta anos se passam, cada um deles se mudou para um lugar diferente. Apenas um deles ficou na cidade… como bibliotecário. Então um dia, todos eles estava vivendo a sua vidinha cada um num canto dos EUA quando eles recebem uma ligação do único dos sete que ficou na cidade. E todos eles largam tudo o que estão fazendo e retornam para a cidade para mais uma vez enfrentarem juntos e desta vez se certificar que A Coisa está morta.

Quase todos eles na verdade… um dos sete, sofreu um trauma tão grande da primeira vez que quando ele recebe a ligação ele simplesmente vai para o banheiro e se mata. Só seis retornam para a cidade de Derry. Quando eles chegam lá eles percebem que a cidade toda é amaldiçoada que durante o tempo em que eles estiveram distantes a memória do que aconteceu com eles naquele verão meio que se apagou e ela só retorna completa para eles quando eles estão os seis juntos na cidade. Então eles levantam a história da cidade e a história da coisa e eles descobrem que a cada trinta anos acontece uma espécie de massacre na cidade e que o único ano que não houve essas mortes em massa foi o ano que eles impediram A Coisa. Então eles se juntam e vão caçar a coisa lá dentro da toca dela!!! Agora adultos… e eu não vou falar mais nada porque este post já está gigantesco e eu não quero estragar o plot do filme.

Durante todo o tempo que eu estava assistindo ao filme eu não fiquei nem um pouco com medo, nem tomei nenhum susto. E os defeitos especiais são péssimos hahahahahaha. Mas, deixa eu confessar que eu tive pesadelos depois a noite inteira, coisa que não me acontecia por causa de um filme de terror há anos. É por isso que Stephen King é o rei do terror galera mesmo quando o filme é ruim. Porque na verdade o verdadeiro terror que A Coisa impõe às crianças protagonistas do filme é o terror psicológico. Ele fica invadindo a mente, e aterrorizando o filme todo. E vc sente aquele terror, quando ele vai aparecer? Eu não estou livre nem dormindo nem acordado, eu não estou livre em lugar nenhum, lugar nenhum é seguro. E meus pesadelos foram justamente sobre isso, não estar seguro em lugar nenhum.

O que eu não curti do filme. Os defeitos especiais são péssimos, o elenco… pelo amor de Deus, que elenco ruim. Tinha uns dois ou três atores que se salvavam, esses faziam um trabalho excelente (um deles o ator que interpretava o palhaço mesmo e o outro o menino que interpretava o gaguinho Bill). E fora isso um filme, mesmo com três horas, é pouco para contar a história toda da coisa, para contar a mitologia da coisa. O ideal seria dois, ou até mesmo três filmes para abranger toda a mitologia por trás da criação do Stephen King. Mas eu entendo porque o filme se tornou um clássico do terror, porque a história é muito boa.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido o texto de hoje, quando lançarem o novo filme eu prometo resenhá-lo aqui também, comparando com o antigo inclusive. Não sei se conseguirei vê-lo no cinema mas prometo que assim que eu ver eu fazer um texto sobre ele. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Anúncios