365

Fala terráqueos, beleza? Vcs estão bem? A vida tá nos trilhos? Espero que sim… É engraçado como de vez em quando a gente cumprimenta uma pessoa e geralmente diz: “Olá, tudo bem?” e as pessoas geralmente respondem que sim está tudo bem, mesmo que não esteja nada bem porque… a pessoa apenas está te cumprimentando ela não quer saber como vc está… ela só está sendo educada. Mas de vez em quando (ou, de vez em sempre no meu caso) aparece uma pessoa, vc pergunta se ela tá bem e ela diz: “Tô não… e…” e começa a contar para vc os problemas da vida da pessoa.

Hoje mesmo eu pedi comida no restaurante japonês aqui perto de casa e o motoboy que veio entregar o meu pedido fez isso, começou a desabafar comigo… E eu já com hipoglicemia e o cara querendo conversar. Pois é… isso sempre acontece comigo. Bem como gente que eu não conheço, que eu nunca vi na minha vida que quer ser minha amiga assim do nada. Última semana eu recebi uma meia dúzia de pedidos de amizades de amigos de amigos… ou conhecidos de amigos. Mas, assim… pessoas que eu nunca conheci pessoalmente. Então eu geralmente pergunto pro amigo/conhecido da pessoa e geralmente eu recebo uma resposta mais ou menos assim, Aff não add não essa criatura é louca! Ou… Aff essa pessoa quer o quê com vc? Não falo com ela há anos… nem é minha amiga mais.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar neste post, eu só tô falando disso porque tipo, essas c acabou de acontecer e nem precisei sair de casa… Isso é muito muito estranho. Voltemos ao tema do post… Vamos falar de Nerdices de novo, mas dessa vez é uma Nerdice não tão nerd assim, porque afinal de contas, todo mundo que tem um computador, ou trabalha com um computador já teve que usar uma das ferramentas do Microsoft Office certo? Pelo menos os três mais famosos que são o Word, o Excell e o PowerPoint (quem nunca fez trabalho de escola com esses três não é mesmo??).

Só que eu vou falar da experiência que eu estou tendo com o Office 365 (ou o Office 2016). Como vcs sabem meu PC e meu Notebook tiveram que serem formatados recentemente hahahaha e eu tinha em ambos o Office 2010 instalado. Veio com as máquinas… brinde para PC novo. E nessa de ter que formatar um e trocar o HD do outro eu simplesmente perdi diversos programas, entre eles o Pacote Office 2010.

Eu tinha 2 opções, pedir para o menino da Assistência Técnica instalar para mim um piratão crackeado. Ou eu podia comprar (de novo) uma licença do Office. Eu escolhi a segunda opção, então eu fui pesquisar e pesquisei e pesquisei… a princípio eu queria ter um Office instalado no meu PC tipo era o meu antigo, e não uma assinatura anual como é o Office 365.

office365 (1)

Basicamente o Office 365 é uma assinatura, vc baixa o programa e instala ele no seu PC (como era antigamente) mas, vc tem que pagar uma assinatura anual. Na fórmula antiga, vc pagava caro, mas pagava uma vez só e vc podia instalar num número X de computadores, dependendo número de computadores, vc pagava mais caro ainda.

No formato atual vc tem o último lançamento do programa, vc paga um pouco mais barato, se vc pegar uma promoção então… paga um precinho (esses dias tinha uma promoção na Kalunga que vc pagava 139 reais numa assinatura para 5 aparelhos) e vc pode utilizar livremente aquele os programas durante um ano e se acontecer de vc perder o seu HD é só vc fazer o download de novo e logar de novo com a sua conta e pronto. Vc não perde o programa! Vc não tem que pagar nada pro cara da assistência e levar o PC lá pra ele instalar nada para vc. Então isso é prático pra caramba.

E olha que eu titubeei bastante, hesitei bastante em migrar do formato mais tradicional (comprar a mídia, guardar a mídia, instalar o programa, colocar a chave da licença, ter o programa para sempre se não der nenhum problema nos seus PCs… daí se vc perde o PC vc tem que ligar novamente na Microsoft explicar que vc perdeu seu HD ou trocou de PC e precisa de uma chave nova) para esse formato de assinatura, que vc tem que pagar pra usar por um período de tempo, mas… enquanto vc pagar vc tem aquele programa disponível pra vc baixar e logar, isso sem falar que é mais barato que os programas que seguiam esse formato antigo.

Outra coisa bacana deste formato é que ele oferece coisas que o formato tradicional não oferece. Por exemplo… a assinatura que eu comprei, eu posso instalar em até 5 computadores, mais cinco aparelhos móveis e posso compartilhar com 5 pessoas… cinco contas da Microsoft (basta ter e-mail do hotmail) ou seja, eu posso compartilhar de boa com meus irmãos. E eles podem instalar os apps nos celulares deles e acessarem os documentos, editarem os documentos deles onde eles quiserem.

Essa mobilidade e acesso imediato à nuvem é muito prático. Salva a pele da gente direto. Eu já precisei usar para coisas de trabalho, eu tinha prazo para entregar uns documentos e eu estava na rua, na verdade eu estava no médico, eu tinha passado mal e tinha ido para o hospital… longe do meu computador… tudo o que eu tinha era meu celular, minha internet 4G e então eu acessei meu One Drive, meu app do Word, meu app do Outlook, editei o memorando, editei uma planilha do Excel, anexei os documentos no Outlook e mandei os documentos antes do prazo.

office365

Se vc tem o Google Drive, e se vc usa o Google Docs o princípio é o mesmo. Vc pode acessar, editar, compartilhar documentos de qualquer lugar. Eu já pude ajudar meus irmãos com correção de texto para trabalhos de faculdade deles, edição e mandei pra eles pela nuvem. Tudo isso, vc pode fazer pelo Google Docs e gratuitamente tá.. se vc não é como eu que sou apegada ao formatão do Microsoft Office, se vc é mais aberto e curte gratuidade… vc pode ter todas essas facilidades, e outras com sua conta Google.

Mas Shao, se vc tem tudo isso de graça no Google porque vc assinou o Office 365? Primeiro porque eu gosto do Pacote Office… eu amo o formato, eu amo trabalhar com esses programas da Microsoft. Segundo porque é o formato mais usado. Se vc cria um documento no Google Docs, por mais que vc faça direitinho e formate o documento direitinho, se alguém fizer o download deste arquivo e for tentar editar em outro programa, no Pacote Office, no Office BR etc… vc pode perder toda a edição, toda a formatação. Pode haver perda de informação o documento pode vir com trechos codificados… enfim… usar o programa mais popular, mais usado facilita muito as coisas, diminui as chances de incompatibilidade e aumenta a eficiência num trabalho em conjunto por exemplo.

Terceiro, porque nem todo mundo quer ter uma conta no Google, nem todo mundo quer aprender a mexer com um novo formato. Quarto… se vc tem uma conta no Google vc ganha 15GB de espaço no Drive, se vc quiser mais espaço vc tem que pagar… e não é barato comprar espaço de armazenamento no Google Drive e é caro, uma anuidade de 100GB (que é o que eu tenho) custa 70 reais a anuidade… Se vc faz uma assinatura de 139 reais do Office 365, vc ganha 1TB de espaço no One Drive… (1TB de espaço no Google Drive se eu não me engano estava quase 400 reais)… eu achei que o custo benefício do Office 365 era bacana.

Minha assinatura vai até fevereiro do ano que vem… Quando ela expirar, eu terei duas opções… eu posso renovar minha assinatura diretamente com a Microsoft ou eu posso procurar em sites como o Kalunga ou o Kabum uma promoçãozinha, ver qual está mais barato e assinar mais um ano de licença. Mais um ano de 1TB de espaço no One Drive e mais um ano de toda essa mobilidade e praticidade de acesso a todos os documentos que eu tenho produzidos nos programas. Como eu falei aqui das ferramentas do Google, eu tô pensando em fazer um post sobre isso mais adiante… veremos.

Vou terminando este post por aqui, espero que tenham curtido o post mais nerd. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Anúncios