Fala terráqueos beleza? Espero que vcs estejam bem… eu tô legal. Antes de mais nada nem era para eu estar escrevendo este post, muito menos hoje, já tinha post para hoje e era um post bem legal, mas eu me vejo compelida hahahahaha. Então se preparem que lá vem textão. Quem acompanha o blogue sabe que desde 2008, Janeiro de 2008 na verdade, eu tenho diabetes. 

E eu não sei como é que estão as coisas no resto do Brasil, porque até onde eu sei é um programa nacional, do Ministério da Saúde que através do SUS distribui verba para as Prefeituras que por sua vez compram os insumos e distribuem, cada prefeitura do seu jeito, com seus próprios programas e tal distribuem para a população. Eu estou supondo isso tá… pelo menos é assim que acontece na cidade de São Paulo, pode ser que em cidades diferentes aconteça de outro modo. 

Eu já fiz um post aqui… faz bastante tempo, falando sobre quanto custa mais ou menos cuidar da Diabetes comprar os insumos que precisa para medir a glicose e os remédios e acessórios (eu procurei o post para linkar aqui mas não encontrei porque afinal de contas são mais de dez anos de posts). Eu pretendo ainda este ano escrever um texto mais atualizado sobre isso. E por ser muito caro é importante que o governo forneça às pessoas este KIT para auxiliar no tratamento da diabetes, caso contrário a pessoa pode até morrer!

Reportagem do Jornal AgoraReportagem do Jornal Agora

Se a pessoa tem pressão alta por exemplo, que é como a diabetes uma doença crônica, o que ela precisa para controlar essa doença? Em primeiro lugar ela precisa de acompanhamento médico, ela precisa fazer uma dieta que auxilie no tratamento (por conseguinte ela precisa de um acompanhamento de um nutricionista), ela precisa dos remédios para controlar a pressão, ela precisa fazer exercícios e ela precisa monitorar a pressão arterial, portanto ela precisa daquele aparelho para aferir a pressão (que chama Esfigmomanômetro… eu pesquisei no Google, me perdoem se eu estiver errada na nomenclatura). 

E até onde eu sei, as pessoas com pressão alta podem pegar os remédios (os básicos né?) no posto de saúde mas… o aparelho para a aferição geralmente as pessoas tem que comprar. Quem tem condições, quem não tem… tem que ir até o posto de saúde sempre para aferir a pressão, para ver se o remédio tá fazendo efeito e tal…

Para tratar a Diabetes vc precisa também de um monte de coisa… vc precisa de acompanhamento contínuo. Vc precisa passar a cada três meses no Endocrinologista, vc precisa também de um acompanhamento a cada dois meses com o nutricionista, vc precisa uma vez por ano passar no oftalmologista. E em se tratando do tratamento em si, vc precisa de um glicosímetro (que é o aparelhinho que mede a taxa de açúcar no sangue), vc precisa das tiras reagentes que vão nesse aparelhinho para medir a taxa de açúcar, vc precisa das lancetas para furar o dedo para tirar o sangue para medir o açúcar, se vc toma insulina vc precisa da insulina e vc precisa das seringas para aplicar a insulina, caso vc não tome insulina apenas aqueles remédios antiglicêmicos.

Reportagem da Folha de São Paulo
folha

Eu pego, mensalmente na UBS aqui perto de casa, o KIT que contém as tiras reagentes, as seringas, as lancetas, a caixa de papelão para descarte dos materiais, porque é agulha é sangue, é tudo material biológico, o descarte tem que ser feito de forma correta e em lugar correto… vc não pode simplesmente jogar no lixo comum. Antes eu também pegava o remédio antiglicêmico na UBS mas… a minha endócrino mudou o meu remédio e ele é um remédio mais caro e novo então não tem no posto eu tenho que comprar. E este ano de 2017 eu só consegui pegar este KIT UMA ÚNICA VEZ!!!

Na cidade de São Paulo estamos com problemas desde NOVEMBRO do ano passado… Eu já fiz diversas reclamações no SUS e apenas duas vezes vi o problema sanado. Como vcs podem ver nas imagens abaixo que eu retirei de jornais eletrônicos… o caso é complicado, vem se arrastando desde o ano passado e não é um problema localizado na minha região ou na minha UBS. É em toda a cidade… e não é porque o SUS ou o Ministério da Saúde deixaram de repassar a verba… é porque o prefeito anterior e o atual prefeito não compraram os insumos necessários… Por que não tinha dinheiro: Não! Má gestão mesmo… de ambos! Do atual pior ainda porque ele se diz ‘gestor’. Eu tinha esperanças que ele fosse mudar alguma coisa, que fosse fazer um governo melhor mas até agora eu só vi marketing e mais nada…

Eu já estou acostumada a ficar um ou dois meses sem o KIT quando muda de governo, o governo anterior sempre se preocupa de comprar os insumos para fornecimento durante a sua gestão… é aquela atitude foda-se dane-se a próxima gestão, eles que aturem a raiva da população. Exceto claro… quando o prefeito é re-eleito, ou quando o partido é re-eleito, aí eles se esforçam para não ‘deixar brecha’ nos fornecimentos de remédios e insumos.

Reportagem do G1
globo

Então eu resolvi pesquisar a situação pela internet, porque até então eu tinha apenas feito minhas reclamações no SUS e estava pacientemente esperando que a situação se regularizasse, mas… nada… . E eu pensei… gente, não é possível que só eu esteja com problemas… e não sou só eu e a galera (a maioria de idosos que ganham salário mínimo) que pegam o KIT na UBS perto da minha casa… é em toda a cidade de São Paulo.

Como eu consegui, graças a Deus e a exercícios e a dietas e fazendo um tratamento e um acompanhamento sério diminuir o uso da insulina e diminuir o tanto de vezes que eu tenho que medir a glicemia durante o dia (antes eram cinco vezes hoje são três) e como meu pai compra para mim todos os meses o Freestyle Libre, eu tinha um pouco de tiras e lancetas acumuladas aqui em casa… que eu distribuí para um monte de gente que estava tendo que comprar mesmo sem ter condições… e eu fiquei com apenas duas caixinhas de tiras e uma de lancetas para mim, porque às vezes eu ainda preciso fazer a medição pela ponta do dedo para me certificar que o Libre está medindo corretamente.

Minhas seringas acabaram e eu tive que comprar (200 reais uma caixa com 100 seringas que eu uso em 30 dias), felizmente eu tinha essa grana. Mas tem gente que está tendo que usar, duas, três vezes a mesma seringa porque não tem dinheiro para comprar, e ganha muito menos que eu e toma insulina muito mais vezes durante o dia… e infelizmente eu não tinha extras para doar. A insulina felizmente não faltou… mas a caixa para dispensar o material usado também não vejo desde Novembro/2016 então eu estou dispensado este material como? Eu estou colocando as seringas e todo material contaminante em garrafa PET e entrego na UBS.

Reportagem do R7
r7

Eu sempre escrevo neste blogue para mim mesma… muitas pessoas lêem aqui e ali as coisas que eu escrevo. Mas desta vez eu escrevi este texto com a finalidade de pedir pra galera que por acaso vier a ler ajudar de uma forma ou de outra. Especialmente os idosos, que ganham pouco e não podem estar gastando com isso… não a mim, porque eu graças a Deus, numa eventualidade, posso comprar os insumos. É um dinheiro que faz falta no final do mês claro… mas minha situação ainda é melhor que a de muita gente aí fora. Então eu com esse post peço encarecidamente duas coisas para vcs que leram até aqui… um compartilhem este texto… ou as reportagens que eu deixei os links acima com amigos e familiares. Se puderem enviem para os vereadores de SP (eu já fiz isso) e peçam para os amigos fazerem a mesma coisa.

Se vc tem um parente com diabetes ou um amigo, que tá passando este perrengue, ajude a pessoa reclamando no SUS eu fiz um texto explicando como (clique aqui para acessar) não demora cinco minutos… quem sabe se chamarmos a atenção nas redes sociais, os nossos governantes tomem alguma providência. Eu acho bacana o prefeito querer deixar a Cidade Linda, acho mesmo… mas eu acharia muito mais linda uma cidade que tratasse as pessoas com mais humanidade e respeito. Pintar paredes e limpar espaços públicos é necessário, mas não é prioridade, prioridade é atendimento, é remédio, é saúde, transporte e condições humanas para cidadãos e servidores municipais.

Vou terminando este post por aqui… Peço novamente que me ajudem compartilhando este e os demais links nas redes sociais e cobrando da galera que tá lá no poder. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Anúncios