pilha-pequena-de-livros-abertos_1101-287

Fala terráqueos. Vcs estão bem? Eu espero que sim, eu tô com torcicolo… hahahahaha eu acho que meu travesseiro está velho e eu tenho dormido muitas horas esses últimos dias, meu corpo não tá acostumado a ficar na cama tanto tempo haahahahaha afinal de contas são mais de dez anos dormindo entre cinco e seis horas por dia… e apenas dormindo um pouco mais, umas oito horas nos finais de semana e feriado… mais que isso só quando o cérebro apagava mesmo.

Mas como sempre não era disso que eu queria falar hoje. Se vc acompanha este blogue há bastante tempo vc sabe que todos os anos eu faço uma meta de leitura e porque eu faço uma meta de leitura. Por vários motivos… primeiro porque eu sempre li muito, quando eu era criança, eu tinha uns nove anos de idade quando minha mãe meio que baniu a televisão de casa. Ela achava que televisão emburrecia.

Então ela começou a me dar livros e mais livros, a gente não tinha muita grana então muitos dos livros que eu lia eram comprados em ‘sebos’ (que são lojas de livros usados) lá no centro… do lado do trabalho da minha mãe tinha um dos maiores sebos de São Paulo e ela sempre trazia bastantes livros para mim. Minha vida era bem simples, eu acordava cedo, ia com a minha mãe para o trabalho dela, ficava sentada num canto fazendo minhas tarefas de casa, ou lendo, ou desenhando até a hora do almoço então eu almoçava com a minha mãe e então eu ia para a escola.

Eu ficava lá até o final da tarde e depois eu voltava para o trabalho da minha mãe até ela terminar o expediente e depois a gente encontrava meu padrasto e íamos os três para casa. Eu chegava em casa e tomava meu banho, jantava… se eu tinha mais tarefas eu fazia, se eu não tinha eu ficava ouvindo eles dois conversando sobre política, sobre whatever, enquanto eles ouviam ‘a voz do Brasil’ no rádio e então eu ficava lendo ou brincando até a hora de dormir…

Então… como vcs podem imaginar, eu lia pra caramba… na época eu não contava quantos livros eu lia, ou quantas páginas… nada disso… e foi mais ou menos assim até eu terminar a faculdade de Letras. Nos anos de Ensino Médio e nos anos de Faculdade de Letras eu comecei meio que a marcar quantos livros eu lia por ano e a minha média, pasmem era de cerca de 50 a 60 livros por ano, eu lia quatro ou cinco livros por mês.

Eu não me lembro exatamente quando foi que eu diminuí drasticamente a quantidade de livros que eu lia… por semana e por mês. Talvez tenha sido no ano posterior à minha formatura, a vida ficou meio louca. A doença de entes queridos me assolaram e eu não tinha ânimo, nem tempo para fazer uma das coisas que eu sempre amei fazer. E as coisas ficaram assim por muito anos e eu recomecei a ler novamente, por prazer… porque eu sempre gostei… em 2010.

Mas eu nunca mais consegui manter esse ritmo de leitura. Então em 2012 de eu não me engano eu resolvi que eu ia retomar… que eu ia começar devagar até eu pegar o ritmo de 4 livros por semana novamente. Infelizmente lá se vão anos e anos e eu não consegui hahahahaha. Porque eu tenho sempre um monte de outras coisas para fazer. E é por causa desse monte de coisas para fazer que eu decidi criar uma meta de leitura… pelo menos dois livros por mês, pelo menos 24 livros por ano. Se eu conseguir ler mais que isso beleza, mas a meta e não ler menos que isso.

E é por isso que é importante (para mim pelo menos) manter uma meta de leitura. E eu tenho uma conta no Skoob (clique aqui para ver o meu perfil, crie seu perfil também e vamos ser amigos) onde eu, no começo do ano, crio uma lista de pelos menos 24 livros que eu quero ler aquele ano (geralmente esta lista tende a aumentar hahahaha) e eu me esforço para caramba, para encontrar tempo na minha agenda atarefadíssima, para ler esses 24 livros. Atualmente meu momento de leitura é quando eu estou fazendo uma hora de caminhada na esteira. Em uma hora eu consigo ler bastante, entre 10% e 20% de um livro (eu leio no Kindle) dependendo da fluidez do texto, do meu interesse na história.

Fora esses 24 livros eu tento ler alguma coisa todos os dias, e também eu tendo alternar os assuntos dos livros e eu procuro ler em inglês e em português. E outra coisa que eu procuro fazer é marcar quantidade (o Kindle ajuda para caramba neste sentido) toda a vez que eu subo na esteira eu penso… vou ler 10% deste livro hoje… e eu faço isso de segunda a sexta… E para mim tem dado certo, eu ainda não consegui retomar o meu ritmo frenético de 4 livros por mês mas eu estou lendo mais e isto é o que é realmente importante.

E se vcs querem também ler mais durante o ano. Façam uma listinha dos livros que vcs querem ler durante o ano, façam um planejamento, de ler uma quantidade x de páginas por dia e vambora!!!

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Anúncios