cancerdemama2
Fala galera… como vão vcs? Eu tô legal… como sempre… ainda cansada, ainda tirando o final de semana de folga e esperando ter ânimo para fazer as coisas que eu tenho que fazer semana que vem… Semana que vem eu tenho um exame chato para fazer. Mamografia. Na verdade quando vcs estiverem lendo este post capaz de eu já ter feito o exame, já ter pego o resultado e já ter voltado na consulta com meu mastologista.

Tenho que fazer todos os anos por causa da grande incidência de câncer de mama na minha família. Ano passado apareceram umas manchinhas no meu ultrassom de mama e por conta disso e do histórico familiar eu tenho que fazer duas mamografias por ano. Uma já era chato pra caramba… duas, ainda mais chato…  e eu sempre fico de mau humor e chateada quando eu tenho que fazer esses exames e com um pouco de medo (na verdade com muito medo) de aparecer alguma coisa no exame…

Quando vc tem um histórico familiar como o meu… vc tem que se prevenir. Mas, vc sabe que tem coisas da genética que não tem como a gente evitar então as células cancerígenas dos seus antepassados estão em vc, não tem como evitar. É como se o câncer fosse uma sombra que está sempre ali… te ameaçando. E esse medo dessa doença tão terrível poder a qualquer momento se manifestar em vc eu acho que é o que me deixa mau humorada, chateada… irritada. Mas… fazer o que… infelizmente eu tenho que passar por isso. Eu faço esses exames desde que eu tinha 20 anos… que foi quando a minha mãe foi diagnosticada pela primeira vez. E toda a vez que eu faço os exames e meus resultados saem normais eu penso… Ufa! Escapei mais um ano…

Conselhos de tia Shao? Façam o auto-exame pelo menos uma vez por mês meninas, se vcs tiverem casos na família, como eu… marquem uma consulta com seu ginecologista e peça para ele te examinar e pedir, uma mamografia e também um ultrassom de Mama. Câncer de Mama mata pra caramba. E uma das formas mais eficientes de combatê-lo é vc descobrir a doença no começo.

Então eu faço sempre, e nunca deu nada mas o ano passado meu exame deu uma alteraçãozinha, na mamografia aliás não deu nada, mas na ultrassonografia de Mama deu uma sombrinha, uma coisinha e o médico pediu uma biópsia. Exame chato do caramba… para fazer nem doeu porque foi com anestesia, mas foi praticamente uma micro cirurgia. E nos dias seguintes doeu a cicatrização do furo que fizeram em mim. E olha que foi um furinho de nada… Eu imagino quanta dor a minha mãe não enfrentou quando ela fez a remoção do tumor e depois remoção da mama… Graças a Deus não deu nada no exame. Mas até eu pegar o resultado dessa biópsia foram meses bem tensos.

Anyway, por conta dessa sombrinha que apareceu no exame agora meu médico quer que eu faça esses exames (a mamografia e o ultrassom, não a biópsia graças a Deus) de seis em seis meses… e é um saco porque eu detesto fazer esses exames (especialmente a mamografia) de seis em seis meses… Legal né? Só que não!

Então se passaram seis meses e estou eu novamente fazendo os exames. E vou levar para o médico, e eu já li os resultados porque, sou dessas mesmo, e não deu nada graças a Deus, nem sombrinha nem nada… eu espero sinceramente que meu médico me libere de ter que fazer esse exame a cada seis meses. Porque a princípio ele me disse que eu teria que ficar fazendo esses exames a cada seis meses por dois anos pelo menos… espero que ele vendo que não deu nada nesse exame ele me libere de ter que fazer dois exames por ano… que eu volte a poder fazer anualmente. Fique com seus dedos cruzados por mim aí…

Vou terminando este post por aqui, fiquem ligados porque vira e mexe teremos mais postagens sobre o assunto. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

 

Anúncios