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Fala galera beleza? Eu tô legal… Eu devia estar estudando mas na verdade eu estou vendo série e escrevendo. Tô maratonando uma série que já acabou chamada “Unforgettable”, uma pena que acabou era uma série muito bacana. Tô na terceira temporada. Eu sou muito Caxias e eu fico me culpando quando eu tiro umas horas para descansar e fazer aquilo que eu gosto de fazer que é justamente o que eu tô fazendo hahahahaha. Eu fico me culpando, Ceres, Ceres vc tinha que estar estudando, fazendo exercícios, traduzindo alguma coisa, escrevendo alguma coisa… mas eu também preciso descansar e eu tenho que me lembrar disso, especialmente nos finais de semana.

Mas hoje, sexta-feira, dia útil (para vcs, para mim é domingo) então eu resolvi criar uma nova sessão aqui no blogue. Uma sessão de Utilidade Pública. Porque eu sou servidora pública e graças ao meu emprego eu tenho bastante conhecimento acumulado e eu uso eles todos os dias lá no meu trabalho. Esses dias eu pensei em lançar tipo uma cartilha com diversas orientações para ajudar os cidadãos de São Paulo, mas… por enquanto eu ando sem tempo, mas ainda está nos meus planos… enquanto isso… vamos postando algumas coisinhas por aqui para ajudar vcs.

O post útil de hoje não é apenas para cidadãos de São Paulo, não é específico da Prefeiturolândia. É sobre como fazer reclamações na Ouvidoria do SUS. Como vcs sabem a saúde neste país é uma merda… e os governantes estão pouco se fodendo ferrando. Mas… como cidadãos que pagamos nossos impostos nós temos direitos, que geralmente não são respeitados e nessas horas a gente tem que reclamar. Mas muita gente não sabe como reclamar. Eu recebo um monte de gente na Prefeitura reclamando de um monte de coisas que não tem nada a ver com o nosso trabalho… eles tem razão de reclamar mas eles estão reclamando no lugar errado.

Primeira coisa que a gente tem que saber quando queremos reclamar é onde exatamente temos que reclamar. Não adianta vc ir na Prefeitura reclamar de um serviço que é do Estado por exemplo. Entretanto a Ouvidoria do SUS é um órgão que vc pode reclamar de postos de saúde, ubs e outros tanto estaduais quanto municipais. Não adianta vc ir na Prefeitura Regional fazer essa reclamação, vc tem que reclamar na Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde, na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e na Ouvidoria do SUS.

Hoje vamos falar da Ouvidoria do SUS… temos dois modos de reclamar… o primeiro é ligando gratuitamente no telefone 136. Eu nunca usei este método, não seu como funciona. Mas para quem não tem acesso à internet… ou não sabe usar a internet, computadores, etc… fica a dica!

O segundo método é o que eu sempre uso pela Internet… Que na verdade é bem simples! Tem alguns detalhes que devem ser observados e vamos falar disso mais adiante. Primeira coisa é clicar neste Link aqui para reclamar. Quando vc acessar esse link vc vai direto para esta página abaixo.

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Vc tem que preencher todos os campos do formulário eletrônico que tem estrelinhas, que estes campos são obrigatórios. Nem todos os campos são obrigatórios. Se vcs não quiserem preencher os não obrigatórios não precisa. Mas vc tem que preencher os obrigatórios senão não vai conseguir fazer essa reclamação.

Depois de preencher todos os obrigatórios temos o campo mais importante que é o campo mensagem. Neste campo vc vai detalhar a sua reclamação. Mas atenção… vc precisa neste campo colocar algumas informações importantes, caso vc não coloque seu pedido vai ser negado. Primeiro… vc precisa colocar seu nome completo, seu CPF, o número do seu cartão SUS, o nome e o endereço do Estabelecimento de Saúde sobre o qual vc está reclamando. E dependendo do caso vc precisa colocar o nome e o CRM do seu médico… se por exemplo for reclamação de falta de medicamento.

No meu caso eu reclamei por falta da entrega do KIT DIABETES… então eu tive que colocar além de todas essas informações que pede no formulário, o nome e o endereço da unidade de saúde, meu nome completo, meu CPF, número do meu cartão SUS , minha idade e minha data de nascimento, nome do médico e CRM, o que eu pegava no KIT e as quantidades que eu pegava e há quanto tempo eu estava sem retirar o KIT. Se seu caso é o mesmo vc tem que colocar todos esses dados. Lembrem-se, essas informações são extremamente importantes porque caso elas não estejam no campo mensagem seu pedido vai ser indeferido (negado) sem nenhuma cerimônia.

Depois que vc fizer o pedido… vai aparecer essa mensagem igual a imagem abaixo, dentro do quadradinho entretanto vai vir o número do seu pedido e uma senha para vc acompanhar o andamento do seu pedido. Se vc colocou e seu e-mail correto no formulário eletrônico assim que vc terminar de realizar a reclamação o site envia o número do pedido e a senha para seu e-mail e também o link onde vc pode consultar o andamento do pedido.

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Eu já utilizei essa forma de reclamar quatro vezes… das quatro, duas eu obtive resposta e solução, das outras duas ainda não porque né? Nada é perfeito nesse Brasil. Entretanto temos que continuar reclamando porque é nosso direito!!! Se vc tem problemas com médicos, com remédios, com atendimento, não sejam tímidos, não sejam acomodados e façam suas reclamações.

Vou terminando este post por aqui, mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

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