dordooutro

Fala galera, tudo bem com vcs? Espero que sim… Comigo tudo legal. Cansada mas eu tô legal. Eu hoje tirei o dia para fazer apenas coisas que eu gosto, coisas legais, e umas coisas que eu precisava fazer. Eu precisava dormir atá tarde. Eu dormi até as dez horas da manhã, acordei, tomei um banho demorado (banho de segunda a sexta é na correria porque a gente tem que acordar e sair pra trabalhar e depois da academia tem que correr pra casa ou correr pra fazer alguma coisa em casa), cuidei um pouco de mim… porque eu tava precisando.

Por causa da diabete eu tenho que ter um cuidado extra especial com meus pés, eu fiz um post no passado falando do trabalho que dá ter diabetes. Eu teria que passar hidratante nos pés e pernas todos os dias, mas mano… eu esqueço então eu procuro dar uma atenção aos meus pés no final de semana. Eu queria ir para a igreja hoje, mas eu ainda nem escrevi nada e ainda tenho que estudar… tem matéria nova no Portal da faculdade então… acho que eu não vou, acho que só amanhã… se Deus quiser.

Mas, enfim, nem era disso que eu queria falar… Se preparem que lá vem um textão daqueles que eu fico filosofando sobre um determinado tema… Se vcs não quiserem ler textão podem ir embora, voltem amanhã para outro post… pulem este.

Esses dias eu estava conversando com amigos esses dias e me assaltou um pensamento. É engraçado como o ser humano é egocêntrico né? É focado em si mesmo… É sempre assim, temos um problema (todo mundo tem problema) daí pra gente, aquele problema é o Godzila destruindo Tókio de tão gigante e horrendo que é. Entretanto quando uma pessoa próxima (ou não tão próxima assim) da gente, tem um problema a gente pensa… ahhh não é tão grande assim esse problema a pessoa está fazendo tempestade num copo d’água.

Todo mundo é assim, e eu nem estou me excluindo, me achando diferente ou melhor que todo mundo. Eu também sou assim… às vezes meus irmãos, que são as pessoas mais próximas que eu tenho, vem me falar de algum problema e desabafar e eu penso… AFF quanto drama! Eu esqueço de me colocar no lugar deles… eu me esqueço de como era quando eu tinha a idade deles e eu tenho dificuldade de me colocar no lugar deles porque eu enxergo o mundo de forma diferente.

Aliás a primeira coisa que a gente pensa quando um amigo se abre com a gente contando dos problemas e desabafando é… Ahhh eu faria isso e aquilo, e dependendo do nível de intimidade que a gente tem com a pessoa vc mete o bedelho na vida da pessoa e acaba dando conselho. Eu evito o máximo essa armadilha, minha mãe era mestre nisso… eu aprendi com a minha mãe a apresentar opções que vc, que está de fora do problema está vendo e apessoa não, mas deixar a pessoa tomar as próprias decisões sobre as ações que ela quer tomar para eliminar aquele problema.

É difícil sentir a dor do outro e quando eu digo difícil é difícil em vários sentidos, dois deles… é difícil se colocar no lugar da pessoa se vc nunca passou por aquela situação, segundo mesmo que vc seja o rei da empatia ainda assim é raro uma pessoa que sinta a tristeza do outro como se ela fosse sua, vc tem que estar realmente conectado com a pessoa num nível bem profundo… e isso é extremamente cansativo, cansa a alma da gente.

Agora, claro… eu tô falando de gente bacana, que se preocupa com os amigos, que estende a mão, mas… claro, existem aquelas pessoas que só pensam em si mesmas… E infelizmente todos nós temos que lidar com esse tipo de gente, na nossa família, no nosso trabalho, na vida em geral. Todo mundo tem que lidar com esse tipo de gente na vida… infelizmente é inevitável e todo mundo tem aquele amigo… que vc gosta pra caramba, que vc tá sempre lá pra pessoa mas quando vc precisa ele não vai estar lá para vc. Esse tipo de pessoa é também extremamente ingrata, não importa o quanto vc faça por ela… se um dia, vc não puder largar a suas coisas e ir lá fazer o que ela quer… ela vai falar mal de vc e fazer aquele drama… Ela não vai nem por um segundo se questionar se vc tá bem ou não, ela vai só constatar que vc não estava lá… vc não fez por ela quando ela precisava, ela nem vai parar, colocar a mão na consciência e se perguntar… mano, será que ela tá legal, será que ela também não está precisando de ajuda?

E às vezes nem é por mal, não é que a pessoa seja ruim, não seja sua amiga, não goste de vc… ela apenas é muito centrada nela mesma. Tem uma palavra em inglês que descreve bem a forma de ser e de viver dessas pessoas… não sei bem se é uma palavra ou uma expressão mas… a palavra é ‘sef-centered’. É triste pra caramba claro… quando a pessoa injustamente te trata dessa forma… mas a gente sobrevive. Infelizmente, nem sempre a amizade, a proximidade sobrevive. A pessoa agindo assim acaba por te afastar dela… o que também é muito triste.

Eu sei que, como diz o velho ditado, se conselho fosse bom a gente não dava, vendia… mas… a gente tem que sempre tentar não ser este tipo de pessoa. Temos que sempre tentar evoluir como seres humanos… e sermos amigos melhores. Então… não sejam esse tipo de pessoa galera, esse tipo de amigo, que recebe o bem dos seus amigos e depois viram as costas e ainda agem com ingratidão e são injustos, esquecendo aquele bem que o amigo te fez.

Desculpem pelo post desabafo… mais ou menos, eu estou me sentindo meio injustiçada com umas coisas que rolaram aqui comigo… não quero entrar em detalhes mas… amizade e amor é uma via de mão dupla, uma hora o amor/amizade acaba porque a gente percebe que estava caminhando sozinho. É difícil vc encontrar por aí pessoas que vão sentir a sua dor, a dor dos outros, como se fossem suas. Se vc encontrar amigos assim… não pecam essas pessoas.

Vou terminando este post por aqui, Agora eu vou trabalhar para valer… vou escrever e revisar o texto do meu novo livro. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

