frag1

Fala galera beleza? Beleza, como vão indo as coisinhas com vcs? Espero que bem… mais um dia dormindo até tarde e fazendo nada… Terminei de ver uma das séries que estavam na fila (apesar de a gente nunca terminar de verdade de ver as séries, porque quando a gente termina uma temporada, tem mais outras séries e outras temporadas…).

O que é complicado para caramba para mim porque eu sou Caxias para caramba e minha cabeça fica… ai, eu preciso fazer isto e aquilo e tal e meu organismo fala, não cacete vc tá cansada, vc precisa descansar. Mas é complicado para mim, a minha cabeça não me deixa descansar. Mas de qualquer forma eu estou tentando.

Hoje foi dia de fazer a Declaração do Imposto de Renda minha e do meu irmão… Eu ia deixar para a semana que vem mas achei que ia ficar muito em cima da hora. E agora eu estou escrevendo aqui no blogue enquanto a máquina de lavar lava as roupas da semana. Eu quero ver se mesmo numa vibe mais de descanso eu consigo escrever pelo menos uns seis posts.

No post de hoje eu quero falar do melhor filme que eu vi este ano… Antes de mais nada… eu sou suspeita de falar porque eu sempre, desde “O Sexto Sentido” eu sou fã do M. Night Shyamalan. Ele se destacou em Hollywood com diversos filmes bacanas (mas falaremos disso num outro post) entretanto de uns tempos para cá ele fez uns filmes bem esquisitos, bem nada a ver, que ninguém entendeu nada… foram eles “A Dama da Água” (2006), “Fim dos Tempos” (2008) e eu também não gostei de… “O Último Mestre do Ar” (2010) e nem do “Depois da Terra” (2013) foram assim… quatro filmes bem ruins praticamente em sequencia.

Ele deu uma retomada com um filme bacaninha de terror “Demônio” (2010), mas foi meio clichê o que para ele que é o rei das tiradas inimagináveis foi meio zoado. Ele estava indo tão mal que eu nem fui ver um filme dele… que é “A Visita” (2015). Eu até queria ter visto porque o trailer é bem bacana… eu vi o trailer no cinema.

frag3

Eu li as críticas e estavam falando o que eu estava pensando que ele tinha perdido a mão e tal… e então… agora em 2017 ele me lança “Fragmentado”. Eu vou falar um pouco do filme e eu vou me esforçar para caramba para não dar spoiler ok? Mas vai ser treta… se vc não quiser arriscar, vá ver o filme primeiro e então depois vc volta aqui… já vai agora, porque o filme vale muito a pena. Melhor filme que eu vi até agora esse ano. Pode ir na fé! Depois vc volta… o post não vai sair daqui… Pode ir, vai… eu espero…

Voltou? Viu o filme? Não??? Continue então por sua conta e risco. Beleza… continuando… Eu vi que era dele e vi o nome mas não me chamou atenção. Então eu fui ao cinema ver outro filme e eu vi o trailer. Já não bastasse a temática (diversas personalidades) o trailer é absurdo de bom. Então eu queria ir no cinema para ver… E eu fui e eu vi sozinha… foi legal hahahahaha (a gente tem que fazer isso de vez em quando, parar de esperar seus amigos e sua família ter tempo de ir com vc… vai sozinho) ainda mais quando vc é fã de um diretor como eu sou. Mas foi meio ruim também, porque meus irmãos são tão fãs do cara quanto eu… e depois que eu vi… eu mal podia esperar para eu chegar em casa e depois eles chegarem em casa da faculdade para eu falar pra eles… “Vão lá ver esse filme agora porque é foda e eu preciso comentar com vcs e eu não quero dar spoiler!!!”

Não sei se eu já comentei aqui com vcs mas eu sou a rainha do spoiler com meus amigos e meus irmãos. Eu não faço de propósito. Eles vem me perguntar alguma coisa de algum livro, algum filme e sem querer eu deixo escapar partes importantes que eu não deveria… eu quase apanhei do meu irmão qdo sem querer eu contei pra ele que o Dumbledore morria no HP. Ele só não me matou porque eu acho que ele me ama hahahahaha.

Mas voltando ao filme… a premissa do filme é essa: o personagem principal é o Kevin e ele era abusado pela mãe e aparentemente todo esse abuso causou um trauma gigante nele e devido este trauma ele desenvolveu diversas personalidades (23 para ser mais exata) porque a personalidade que chamaremos de original não era forte o bastante para lidar com o tamanho dos abusos que ele sofria. Isso (os abusos) não fica explícito no filme. O Shyamalan nunca é muito claro sobre algumas coisas, ele sempre insinua as situações.

Então, todas as personalidades fazem de tudo para proteger o Kevin, que é a personalidade original. Cada vez que acontece alguma coisa que pode magoar o Kevin ou que Kevin não consegue lidar com alguma situação surge uma nova personalidade. Daí vc pensa… ahhhh o cara é um doido que fica solto no mundo isso tinha que dar merda! Não é bem assim… o cara tem um emprego, ele faz o tratamento com uma psiquiatra e tudo mais… mas as coisas quando tem que dar merda, dá merda… não adianta.

frag2

Um dia acontece uma coisa (que eu não vou falar o que é vcs tem que ver o filme para descobrir) e ele simplesmente surta. Ele fica meses desenvolvendo um plano maligno porque ele acredita numa coisa (que eu também não vou dizer o que é…) e ele fica meses se preparando para a execução deste plano maligno e finalmente ele vai e… sequestra três adolescentes.

Entretanto o plano dele não era exatamente sequestrar três adolescentes, era sequestrar duas… a terceira, que era uma que ele não contava, dá azar… a menina estava no lugar errado na hora errada. Para quem acredita nisso de azar e sorte. Quem acompanha os trabalhos do Shyamalan sabe que ele acredita em destino e que não existe coincidência, que tudo está interligado… inclusive todos os filmes dele estão interligados por esse pensamento/crença dele (mas isto também é tema para outro post).

Ele sequestra essas três meninas, e dentro do cativeiro é que vc vai sendo… lentamente, apresentado à algumas das 23 personalidades do Kevin. Esse filme devia ser uma série… pra dar para conhecer todas as 23 hahahahaha. As que mais aparecem são… obviamente as dominantes. Eu não posso falar muito das personalidades porque senão estraga o plot do filme… esse lance de personalidades dominantes e dominadas é uma parte muito importante do roteiro.

Sobre as meninas sequestradas, vc logo de cara percebe uma extrema diferença entre as duas que ele tinha planejado sequestrar e a outra que foi sequestrada por ‘acidente’ ela é bem mais retraída, ela não chama atenção para si, ela obedece imediatamente tudo o que o sequestrador determina, como se ela já tivesse passado por uma situação parecida anteriormente. E conforme o filme vai avançando vc vai ficando sabendo mais da história dessa menina através das memórias dela… e então vc percebe que…

(SPOILER ALERT!!! SPOILER ALERT!!! SPOILER ALERT!!! SPOILER ALERT!!!)

Assim como o Kevin ela também foi vítima de abuso, então ela sabe como agir para sobreviver ao maníaco das trocentas personalidades, porque ela já é uma sobrevivente! As outras duas são adolescentes que nunca tiveram que passar por situações parecidas, foram extremamente protegidas e cuidadas e amadas pelos seus pais. Isso também é muito importante mais para frente no filme.

Depois que vc percebe isso é a hora de vc saber qual é o plano maligno das personalidades do Kevin. E então a psiquiatra dele (a lerda) percebe que alguma coisa está acontecendo que as personalidades do Kevin estão meio que divididas e travando uma batalha particular dentro dele e então ela fica preocupada. E claro que isso dá merda. Não posso falar porque não quero estragar. Mas a psiquiatra descobre o plano depois do espectador, ou seja, quando já é tarde demais… E então… é aí que tudo acontece… e se vc quer saber o que é vai ter que assistir o filme.

HAHAHAHAHAHAHAHA consegui escrever sem dar muito spoiler… resumindo… melhor filme do ano. Ahhhhh e não deixem de assistir até o fim porque tem easter egg (surpresinha) nos últimos segundos do filme. A cena final é A MELHOR DE TODAS!!! Especialmente se vc é fã do Shyamalan. Se vc não é tão fã e não acompanha o trabalho do cara não vai entender e não vai sacar o quanto esta cena final é foda!!!!  Se vc não é fã e quer entender a cena final… eu vou dar uma dica antes de assistir esse filme assista “O Sexto Sentido” e depois “Corpo Fechado” impreterivelmente NESTA ORDEM:

1. O SEXTO SENTIDO
2. CORPO FECHADO
3. FRAGMENTADO

Se vc é fã e não lembra muito bem do roteiro… assista de novo NA ORDEM os filmes da lista e ambos, fãs e não fãs, voltem aqui no blogue em alguns tempos que vai ter uma surpresa pra vcs que… eu não posso falar muito sobre senão estraga hahahahahaha. Agora Xô… saiam daqui e vão ver os filmes… vão se divertir um pouco este post já tá gigante para um caramba…

Vou terminando este post por aqui. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Advertisements