greve

Fala galera, beleza? Precisamos falar sobre a “Greve Geral” que aconteceu ontem e que foi convocada pelos Sindicatos e pela CUT e como esses movimentos são políticos e não populares… Antes de mais nada vamos deixar claro duas coisas, primeiro… eu sou funcionária pública municipal. Enquanto eu estou no meu horário de trabalho eu represento o município, enquanto eu estou lá na minha querida Praça de Atendimento da Prefeitura Regional do Aricanduva se alguém perguntar a minha opinião particular sobre política, sobre o atual governo, sobre este ou aquele vereador… vai ter a mesma resposta “Eu não posso expressar minha opinião particular senhor/senhora”.

Porque eu naquele momentos, estou representando o município e eu não devo tomar partido. Eu não posso elogiar nem depreciar quaisquer políticos, quaisquer visões ideológicas. Eu tenho que atender os munícipes de São Paulo da melhor forma possível independentemente de qual ideologia esteja no poder. Meu atendimento não muda quando muda o partido que está no poder quando muda o prefeito. Minhas condições de trabalho podem sim mudar, podem melhorar, podem piorar… e isso às vezes reflete no atendimento dos serviços prestados, o que eu não posso deixar mudar é a minha atitude no dia a dia do meu trabalho.

Outra coisa que eu quero deixar bem claro é que… fora do meu horário de trabalho, com meus amigos, meus familiares, naquela ‘conversa de bar’ eu posso expressar a minha opinião livremente. Entretanto a internet não é exatamente uma extensão da nossa ‘conversa de bar’ apesar de eu estar escrevendo este post no Sábado, na minha folga, na minha casa, com a Internet que eu pago com meu salário… Eu não sou idiota de pensar que eu tenho toda a liberdade do mundo para publicar aqui livremente a minha opinião sem sofrer consequências…

Assim sendo, eu vou dizer que eu já deixei bem claro aqui neste blogue, diversas vezes, minha posição política… mas eu vou repetir aqui para deixar bem claro também… esquerda e direita no país são igual a Coca Cola e Pepsi. Eles se alternam no poder e são tudo a mesma coisa. Nada muda! Enquanto os apoiadores de esquerda e direita se digladiam nas redes sociais como torcedores de futebol, eles enchem os bolsos com o nosso dinheiro e riem das nossas caras e cada vez aumentam mais os nossos impostos e diminuem a qualidade dos serviços públicos para poderem ganhar mais dinheiro ilicitamente… e por aí vamos!

Então… vamos falar agora da “Greve Geral” que tivemos ontem. Há pouco tempo tivemos uma paralisação… apoiada pelo pessoal de direita… pelo “MBL – Movimento Brasil Livre”. Foi um movimento que causou o maior transtorno nas vias… eu demorei uma hora e meia para chegar no trabalho, de carro, fazendo o mesmo caminho que eu faço geralmente em vinte minutos. E quando eu cheguei no trabalho um monte de gente não tinha conseguido chegar no trabalho… daí o prefeito avisa que quem não conseguiu chegar no trabalho poderia compensar o dia… não ia ser descontado nem nada.

Eu achei bacana da parte dele. Até mesmo porque ninguém que eu conheço foi fazer passeada lá com o MBL nem nada, galera ficou em casa porque realmente não conseguiu ir trabalhar. Quem conseguiu foi na sofrência como eu.  Meu amigo quase sofreu arrastão na estrada porque bandidos aproveitaram  o congestionamento para fazer arrastão nos motoristas…Se bem que, poder compensar nem é tanta bondade dele… ele só tá dizendo, olha vc não conseguiu vir nesse dia, vc pode ficar a mais nos dias seguintes para eu não descontar o dia de vc okay? O que nem é injusto, afinal de contas a gente é pago pelo que trabalhou né?

Aí passa um tempinho, os movimentos opositores… de esquerda, querem protestar contra a reforma das leis trabalhistas que o presidente Temer está votando esta semana lá em Brasília. E vai parar a cidade novamente, vai ser aquele inferno todo de novo. Eu já penso… para mim vai ser um dia terrível porque… último dia útil do mês… geralmente é um dia que a prefeitura fica lotada… agora imagina com toda a agitação das manifestações. Mas isso nem é a questão do post…

A questão é… o mesmo prefeito que garantiu que a gente podia compensar no outro dia, neste ele diz que quem não for trabalhar, vai ter o ponto descontado. Depois ele posta um vídeo elogioso aos funcionários da prefeitura e anuncia uma parceria com o Uber e com o 99 Táxi para levar a galera gratuitamente para ir ao trabalho no dia da greve. Da mesma forma, quando ele não era prefeito ainda, ele apoiou a ‘greve geral’ contra o Governo Dilma lá… antes do Impeachment da Presidente que é membro do PT. E de novo… duvido que o pessoal fosse participar das manifestações.E eu nem estou criticando o Dória, eu estou apenas questionando as motivações dele… são motivações partidárias não são? Eu podia inclusive fazer os mesmíssimos comentários, as mesmíssimas observações sobre o ex-prefeito Haddad que é de esquerda…

E pouco depois de anunciar que ia cortar o ponto de todos os funcionários que não fossem trabalhar o mesmo prefeito anunciou um ‘acordo’ ou whatever com duas empresas de transporte particular a 99 Táxi e a Uber (que se eu não me engano são dos mesmos donos) e ele afirmou que os funcionários poderiam se cadastrar nessas empresas e que iriam poder ir trabalhar sem pagar nada. Mas claro que não deu certo… porque tem gente que mora na casa do caramba, as empresas viram que iam ter um prejuizo enorme e deram para trás… limitando o horário que poderia ser usado esse ‘benefício’ de araque e limitando a vinte reais que era já um desconto que eles estacam dando para todo mundo na cidade que decidisse usar os apps no dia da greve.

E para deixar a situação ainda mais embaraçosa para a atual administração pública da cidade um dos Prefeitos Regionais, mais especificamente o Prefeito Regional do Ipiranga… postou um vídeo no Instagram dele, com os funcionários da manutenção falando que os funcionários iam dormir na Prefeitura Regional, de livre e espontânea vontade porque eles moravam muito longe, que ali todo mundo trabalhava e blablabla… ficou feio pra caramba gente. Pegou mal… muito mal… a cara dos funcionários, senhores idosos, iam dormir onde? Em que colchão? Naquele frio… o cara quis fazer bonito, puxar bonito o saco do prefeito e ficou feio pra caramba.

Agora o que eu penso de verdade… eu acho que há aí um incentivo velado para a galera participar das passeatas do MBL e não participar das passeatas da CUT. Pode ser que eu esteja enganada… mas infelizmente eu acho que não estou enganada. O que acontece ultimamente é bem simples, ultimamente todos esses movimentos, essas passeatas, essas paralisações são, políticas, não são populares… esquerda, e direita pegam o que está acontecendo no país e jogam nas redes sociais e convocam as pessoas a participarem para utilizar esse povo todo como massa de manobra, não para conseguir alguma coisa nem para lutar contra injustiças ou a favor de direitos e sim para alfinetar e fazer a guerrinha teatral deles.

Guerrinha entre a esquerda (mortadelas) vs a direita (coxinhas) e no meio das batalhas dos salgados. Ficamos nós que sempre torcemos para que o próximo governo, seja de esquerda seja de direita, façam coisas boas pela população, governem direitinho e sejam honestos. Eu sou idealista… me julguem! Eu sempre espero pelo melhor das pessoas, mesmo quando essas pessoas são políticas.

E como idealista eu adoraria ver uma paralisação de verdade, uma Guerra Geral de verdade todas as categorias, todas as pessoas paralisando tudo e protestando contra os abusos governamentais. Como aconteceu em diversos países na Europa. Infelizmente o brasileiro trata política como futebol não existe união suficiente, nacionalismo suficiente. Mas ainda somos uma nação jovem, quem sabe um dia…

Eu sempre questiono as convocações desses movimentos para passeatas e greves. Eu sempre questiono os reais interesses por trás dessas convocações, e muitas vezes por isso não participo mesmo dessas passeatas desses movimentos é tudo muito direcionado. É tudo ilusão e cirquinho de um e de outro lado. Eu fui trabalhar em ambas as manifestações… porque eu não sou a favor de direita nem de esquerda, e nem sou contra a direita e a esquerda, eu sou a favor do país. E eu não vejo nem um nem outro lado lutando pra melhorar minha nação. O que EU posso fazer para melhorar meu país? Ir trabalhar, pagar minhas contas em dia, pagar meus impostos (mesmo sendo um estupro esses impostos porque vc não vê retorno da grana que vc paga) em dia, não cometer as pequenas corrupções no dia a dia… se eu não tenho grana pra pagar o absurdo da TV a Cabo, eu não tenho e ponto, eu não vou fazer um gato ou dar uma graninha pro cara da instalação fazer um ‘gato legal’ pra mim, e mais nada…É só o que eu posso fazer pelo meu país no meu dia a dia, procurar ser honesta e trabalhar duro.

Se vai ter resultado… não sei… talvez não… talvez a lei mude mais vezes e eu tenha que trabalhar a vida toda, sem jamais ter direito de me aposentar. Talvez eu morra antes de conseguir me aposentar, como a minha mãe aliás. Que faleceu faltando um mês para ela ter direito de se aposentar. Talvez eu seja esperta e faça uma previdência privada… não sei. Mas eu vou poder todos os dias deitar a minha cabeça no meu travesseiro com a minha consciência tranquila e isso é o que me basta.

Ahhh Shao, mas vc está indo trabalhar para não ser descontada e mimimi… claro que sim. Eu sou responsável pelo meu lar, pelas minhas contas, eu sou responsável pelos meus atos… eu não sou conivente com coisa errada e se eu vejo coisas erradas, interesses escusos nessas manifestações que surgem… eu não quero ter nada a ver com elas… nem direita nem esquerda nem nada. O Brasil a cada dia que passa é mais e mais uma Pátria sem pai nem mãe nem filhos e nem nada. Eu espero sinceramente, do fundo do coração que não aconteça conosco o que está acontecendo na Venezuela por exemplo. É este o destino que politicos corruptos levam um país… desespero, fome… desesperança…

E eu vi um monte de gente de esquerda e de direita expressando suas opiniões nas redes sociais. Opiniões opostas. Eu vi gente dizendo: Ahhhh mas esses vândalos estão quebrando tudo e blablabla… e outros respondendo. Ahhhh e vcs queriam greve sem incomodar e sem quebrar nada? E uns… ahhhh na França sim que era greve geral de verdade, daí os outros respondiam postando fotos das badernas na França.

Tudo o que eu escrevi agora é a minha opinião e vc que está lendo pode ter uma opinião contrária. É seu direito concordar ou não comigo. Esta é a minha por hora, pode ser que mais adiante eu mude… que minhas opiniões evoluam para algo diferente… mas por hora é isso.

Vou terminando este post por aqui, mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Advertisements