40

Fala galera, beleza? Eu bebi trezentos litros de café e ainda assim estou com sono… Mas isso é normal, se vcs leem meu blogue há muito tempo ou se vcs são meus amigos, me conhecem na vida real… vcs sabem que eu sou dorminhoca para caramba. Se bem que… de uns anos para cá… eu tenho dormido cada vez menos, eu tenho ido dormir cada vez mais cedo (comparado com o a hora que eu ia dormir antigamente, quando eu era jovem) e tenho acordado cada vez mais cedo também… minhas costas não me permitem mais ficar na cama por mais de sete ou oito horas.

Entretanto tem sempre aqueles dias que a gente tá acabada que tudo que a gente quer na vida é dormir… Hoje eu acordei assim, eu nem queria levantar da cama par air trabalhar, mas eu fui mesmo assim. E trabalhei o dia todo, dai como pegou fogo na lâmpada da cozinha eu tive que ir na casa de material para construção com meu irmão e comprar um bocal novo, voltar para casa e trocar o bocal e instalar a tranqueira toda antes de meu irmão ir para a faculdade. Deu certo, a gente apanhou um pouquinho da fiação mas conseguimos.

Daí eu tomei meu lanche da tarde e sentei no meu PC para estudar e… comecei a cochilar sentada assistindo as aulas. Então eu pensei, quer saber… foda-se dane-se eu vou dormir umas duas horinhas e depois eu levanto e estudo um pouco. Aí eu cochilei duas horas, depois eu acordei fui jantar e agora depois da janta eu tô aqui morrendo de sono ainda e morrendo de preguiça de estudar o que quer que seja. Eu vou escrever um pouquinho aqui no blogue e vou dormir cedo porque amanhã eu tenho que trabalhar novamente e tenho consulta com o médico. Então eu preciso descansar hoje. Meu organismo precisa de descanso.

Mas nem era disso que eu queria falar, como sempre, quer dizer, mais ou menos. Eu comecei a falar de idade e coisa e tal, o assunto é mais ou menos esse, como as coisas mudam na vida da gente, no nosso organismo como um todo, na nossa cabeça com a idade. Quando a gente é mais jovem a gente pensa… nossa, quarenta anos é coisa demais, eu vou estar velho quando eu tiver quarenta anos… Daí vc chega aos 40 e vc pensa… caraca eu tô velho, mas… mano eu não me sinto velho. Eu me sinto mais ou menos igual… eu sou mais ou menos a mesma pessoa que eu era quando eu tinha meus vinte, vinte e poucos anos.

Eu não tenho problema nenhum quanto a envelhecer. Eu conheço pessoa que tem terror de envelhecer. E não sei quem foi mas… tem aquela velha máxima que diz que “a vida começa aos 40” e eu ouvi pra caramba esse velho ditado o ano passado porque eu completei 40 anos. E então… vamos à pergunta que não quer calar… A vida começa realmente aos quarenta??? Não sei… eu não sinto realmente isso. Com quarenta anos eu sinto que percorri um caminho muito longo, não cheguei tão longe quanto eu gostaria ou quanto eu sonhei em alguns âmbitos da minha vida, mas cheguei o mais longe que eu pude. Enquanto que em outros âmbitos eu fui além do que eu jamais poderia imaginar.

Pode ser que sim, a gente comece uma nova fase aos 40 mas, não sinto como se estivesse começando, ou recomeçando nada… é uma continuidade. Muita coisa muda dos vinte aos quarenta obviamente. Mas raramente estamos começando do zero… temos toda a nossa história de vida, todo nosso aprendizado.

Mas de qualquer modo sempre tem aquele impacto né, tipo UAU!!! Quarenta anos!!! Mano eu estou velha!!! Sim, porque quando eu era criança e eu ouvia uma pessoa falar que tinha quarenta anos eu pensava, Jesus como essa pessoa é velha. Quarenta anos me parecia tanto, tanto tempo. E em alguns sentidos ainda me parece, às vezes eu olho para trás e penso, nossa quanto tempo se passou! Especialmente em dias como hoje que eu estou cansada para caramba. Mas às vezes vc olha para trás e pensa, nossa, parece que foi ontem que eu tinha 15 anos, brigando com os adultos para que eles deixassem de me considerar criança. Agora eu vejo a galera de 15 a 20 e poucos e penso… crianças!!!

Outra coisa que eu ouvia (e ouço ainda) minha vó falando era… ahhh ninguém dá ouvido para gente velha… E outra coisa que ela sempre falava era que… as pessoas tem medo de gente velha porque velho tem menos paciência que gente jovem, e fala logo o que vem à cabeça e as pessoas não querem ficar batendo boca com idoso porque pega mal. Qualquer pessoa que veja um jovem discutindo com um idoso vai sempre pensar… ahhh que rapaz/moça sem educação… tem que respeitar os mais velhos… Eu acho que quando a gente chega a uma certa idade a gente que perde a paciência com certas coisas, talvez porque parece que já não temos mais tanto tempo pela frente???

Eu não sei, de verdade de a vida começa aos quarenta mesmo, eu acho que chega uma hora que vc pensa, chega de fazer as coisas por obrigação. Eu quero fazer as coisas para mim, porque eu quero… E para tal, não precisa ser exatamente aos quarenta, pode ser bem antes, pode ser bem depois… pode ser hoje, amanhã. Pode ser o dia que vc decidir. Eu acho que a vida começa quando vc resolve começar a viver e deixa de se contentar em apenas existir.

Vou terminando este post por aqui, porque hoje eu tirei o dia para editar textos do novo livro. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

