Boomerang-for-Gmail

Fala terráqueos, beleza? Eu tô bem… mas tô com sono. Eu sei que é terça-feira para vcs mas para mim é segunda. Porque eu estou escrevendo na segunda. E segunda é aquele dia depois do final de semana que vc acorda e pensa. Aff, eu tenho mesmo que acordar? Ai Jesus porque eu não sou rica! Eu podia muito bem poder acordar a hora que eu bem entendesse né? Infelizmente não é bem assim, eu tenho que trabalhar, eu tenho horários a cumprir.

E fora o sono eu estou cansada para caramba, eu acordei cedo, fui trabalhar, trabalhei o dia todo, peguei trânsito para ir e para voltar, fui pra academia, suei a camisa lá correndo, peguei trânsito de novo para voltar pra casa, dai cheguei em casa tomei um banho, tomei duas xícaras gigantes de café para conseguir ficar acordada, estudei pra concurso, estudei as matérias da pós graduação, este post mesmo eu fui escrevendo ele enquanto eu assistia as aulas do concurso.

Mas Shao, assim vc não presta atenção direito nas aulas. Presto sim… eu sou multitarefas. Eu tive que aprender a estudar enquanto fazia outra coisa nos anos em que eu tinha que ficar com um olho no caderno, outro nos meus irmãos para eles não aprontarem, não se machucarem e enquanto eu fazia as tarefas domésticas enquanto minha mãe trabalhava para colocar o pão na nossa mesa.

Pra vcs terem uma ideia eu consigo assistir aulas e anotar as coisas dormindo. É isso mesmo. É isso que cinco anos trabalhando doze horas por dia, mais faculdade de Direito à noite fazem com vc. Eu sentava na sala de aula meio dormindo meio acordada e assistia aulas e anotava tópicos dormindo… Foram cinco longos anos.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar, hoje o post de hoje é sobre nerdices. Eu estava lá, assistindo as aulas da pós graduação e a minha professora passou uma dica de uma extensão para navegador chamada “Boomerang”. Eu baixei, instalei e testei em três navegadores. O Firefox, o Opera e o Chrome (que são os três navegadores que eu mais uso em casa… necessariamente nesta ordem). Dizem os desenvolvedores que ele funciona também com o Safari, mas eu não testei… Essa extensão é especifica para usar com o Gmail. Se vc usa qualquer outro provedor de e-mail podem pular este post, voltem amanhã e teremos coisas legais para vcs.

E para quê serve esta extensão tia Shao? Serve para vc agendar envios de e-mails para mais tarde, e-mails periódicos que vc precisa mandar sempre… como relatórios de trabalho, agendamento de consultas, comunicados, malas diretas e tal… Por que eu que uso Gmail teria interesse em instalar isso no meu navegador? Bom, nem todo usuário do Gmail vai ter necessidade dessa extensão. Eu tenho porque tem uma série de e-mails que eu tenho que enviar constantemente.

Por exemplo, uma vez por mês eu tinha (não tenho mais Graças a Deus) que enviar a folha de ponto dos estagiários aqui da Prefeitura para a Secretaria responsável pela contratação da galera. Se eu não enviasse o pessoa não recebia o salário. Então era imperativo que todo primeiro dia útil do mês eu enviasse um e-mail com os anexos e tal tudo bonitinho. Agora, imagina se justo naquele dia eu tivesse um problema de saúde qualquer e fosse parar no hospital? (Como aconteceu diversas vezes porque eu vivo podre de doenças, gripes e afins). Na época, eu não conhecia essa extensãozinha. O que eu fiz… mesmo passando mal, doente, eu liguei pro trabalho, pedi pra menina me enviar o scam das folhas de ponto e eu mandei o e-mail pelo 4G do meu celular. Se na época eu tivesse conhecimento disso eu teria deixado já agendado com antecedência o e-mail e não teria que esquentar minha cabeça com isso.

Hoje em dia eu não tenho mais que fazer esse trabalho, mas eu tenho diversas consultas com médicos e agendamentos de exames que eu tenho que fazer todo o mês via e-mail. Eu pego a guia com o médico, daí eu tenho que scanear a guia enviar para o plano de saúde via e-mail para eles me enviarem uma autorização para eu anexar no pedido para poder passar na consulta, exame, whatever. E eu tenho que fazer isso sempre… e uma vez eu tive que remarcar a consulta porque eu simplesmente esqueci de mandar o dito cujo do e-mail. Com o Boomerang para Gmail isso (em tese – porque a tecnologia às vezes não funciona né?) não acontece mais.

Outra função que esta extensão tem é configurar o Boomerang para ‘esconder’ um e-mail de vc para ele não ficar sendo exibido na sua caixa de entrada ou em outra pasta… para deixar sua área de trabalho do Gmail mais ‘clean’ e em tese não ficar te atrapalhando. Para mim não tem muita utilidade, mas para quem usa seu Gmail para trabalho é uma função bem interessante sim.

Tem também a função combinada, agendar e lembrar. Para… por exemplo, vc agendou um email de trabalho para alguém e vc pode pedir ao Boomerang te lembrar para ‘cobrar’ uma resposta da pessoa daqui dois dias caso essa pessoa não tenha te respondido. Novamente, esta opção não é muito útil para mim… mas é bem bacana para quem trabalha com o Gmail.

Outra função bem bacana é rastrear o e-mail que vc agendou. Para saber se a pessoa recebeu, leu… coisa que programas como o Thunderbird e o Outlook fazem há muito tempo. E é bem bacana. Uma coisa interessante é que ele tem uma versão free… que vc tem um limite ara utilizar todas as funções citadas acima e tem a versão paga. Vc pode pagar mensalmente ou anualmente. Eu não vou colocar valores aqui porque… valores variam e o post pode ficar defasado. Entrem no site da Boomerang e pesquisem. Isso sem falar que eles tem diversos planos com diversas diferentes funcionalidades.

A instalação dele é bem simples, vc pode instalar pelo site do Boomerang mesmo, ou então vc pode entrar na loja de extensões do seu navegador e instalar a extensão por lá mesmo.  Assim que vc instala ele vai pedir umas autorizações. E depois vc pode usar de boa… a utilização é bem intuitiva. Ele não muda muito o layout do Gmail que vc conhece, ele apenas acrescenta um botãozinho  no seu escrever e-mail e um ícone na parte de cima do Gmail.

E é isso galera… vou terminando este post por aqui, mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

